Velvet Revolver: Os vocalistas já cogitados para a banda
Por Danilo F. Nascimento
Postado em 26 de julho de 2015
Concebido em 2002, o supergrupo norte-americano VELVET REVOLVER, contribuiu para o "ressurgimento" do hard rock no início da década passada.
Formado por - ex-membros da formação clássica do Guns N' Roses - Slash, Matt Sorum e Duff McKagan, o grupo estabeleceu-se sob a liderança do polêmico vocalista Scott Weiland (STONE TEMPLE PILOTS).
Após o lançamento do multi-platinado álbum "Contraband" em 2004, a banda tornou-se uma das mais bem sucedidas dos anos 2000, com singles sendo executados exaustivamente nas rádios e na MTV e turnês rendendo alguns milhões de dólares em lucros.
Velvet Revolver - Mais Novidades
Após o lançamento do álbum "Libertad" em 2007, Slash demitiu Scott Weiland, pelos constante excessos do vocalista, no que tange à severa utilização de entorpecentes.
Desde então, o grupo procura um novo músico para o cargo de vocalista.
Confira os vocalistas que já foram cogitados para o cargo:
IZZY STRADLIN [GUNS N' ROSES]
Período: 2000-2001
Antes de ser batizado sob a alcunha de VELVET REVOLVER, o supergrupo ainda não possuía nome e contava com ninguém menos do que Izzy Stradlin nos vocais. No início, Stradlin se ofereceu para dividir os vocais da banda com Duff McKagan, tendo contribuído para o processo de composição de algumas canções do grupo.
Porém, algum tempo depois, Stradlin e Slash chegaram a conclusão de que a ideia não era a melhor, devido aos problemas de Stradlin para encarar a vida na estrada e os holofotes que uma posição de vocalista o colocaria. Além disto, Slash gostaria de contar com um frontman já estabelecido no mercado fonográfico.
JOSH TODD [BUCKCHERRY]
Período: 2001
Após a turnê do bem sucedido álbum "Time Bomb" do BUCKCHERRY, Josh Todd teve três baixas em sua banda e resolveu trabalhar, temporariamente, em outros projetos. Eventualmente, o vocalista reuniu-se com Slash e foi, inclusive, anunciado como novo vocalista do VELVET REVOLVER.
O anúncio oficial ocorreu no Key Club (HOLLYWOOD), onde a banda se apresentou em um festival beneficente para levantar fundos para o baterista Randy Castillo, do MOTLEY CRUE. Castillo faleceu em 2002, em decorrência de um câncer de pele.
Josh Todd compôs algumas letras e gravou algumas demos com o VELVET REVOLVER. O primeiro single da banda seria a canção "Crazy Bitch", porém, logo depois Slash conversou com Josh Todd e externou que não estava satisfeito com o rumo musical que sua banda estava tomando. Todd saiu e levou consigo algumas de suas composições compostas ao lado de Slash, incluindo a própria "Crazy Bitch", que fora lançada pelo BUCKCHERRY em 2005.
SEBASTIAN BACH (SKID ROW)
Período: 2001-2002
O vocalista Sebastian Bach se juntou a Slash e companhia para compor e gravar canções que já estavam prontas.
Slash deu à Bach cinco canções instrumentais que precisavam ser concluídas, para que o mesmo fizesse as letras e os arranjos vocais. Entretanto, Bach foi convidado a integrar o elenco do musical "Jesus Christ Superstar", e teve que se ausentar da banda por algum tempo.
Quando voltou, Slash decidiu que não queria mais Sebastian Bach como vocalista do VELVET REVOLVER. Em sua autobiografia lançada em 2008, o guitarrista afirmou que a decisão foi baseada no fato de que a banda estava soando como "Skid N' Roses", faltava originalidade à sonoridade do grupo. Pouco tempo depois, Scott Weiland foi, finalmente, nomeado o novo vocalista do grupo.
Mais tarde, Sebastian Bach alegou que se tivesse sido o escolhido estariam juntos até hoje, mas que respeitava e concordava com a decisão de Slash, já que ele era amigo de Axl Rose e se sentiria estranho à frente do grupo.
MYLES KENNEDY [ALTER BRIDGE]
Período: 2003
Embora faça parte da atual banda solo do guitarrista do Slash, Myles Kennedy revelou que quase integrou o line-up do VELVET REVOLVER, pouco antes da entrada de Scott Weiland, em 2003.
Myles não realizou nenhum teste com a banda, mas recebeu uma ligação de Slash em meados de 2003. Sobre isto, o vocalista relembra:
"Apostei todas as minhas fichas no Mayfield Four, minha primeira banda. Mas descobri as dificuldades do mercado da música e voltei a dar aulas de guitarra, nem queria me envolver com o rock de novo. Me decepcionei tanto com o mercado fonográfico que nem considerei a ideia de entrar para a banda."
ROYSTON LANGDON [SPACEHOG]
Período: 2008
Segundo o portal "Entertainment Weekly", Langdon foi o primeiro vocalista a ser testado pela banda após a saída de Scott Weiland.
Langdon e sua banda - Spacehog - ganhou fama em 1995 com o hit britpop "In the Meantime".
O vocalista participou de alguns ensaios, e a química entre todos fora instantânea, porém, por razões desconhecidas, as negociações não avançaram.
GORD PRIOR [BLU BONES]
[an error occurred while processing this directive]Período: 2009
O vocalista do BLU BONES gravou duas canções com o VELVET REVOLVER em 2009. "Motha Fucka" e "Clappy", que vazaram na internet e foram rapidamente tiradas de circulação.
Mais tarde, o empresário da banda alegou não saber como as canções haviam vazado, e reiterou que Prior não seria o novo vocalista do grupo. Um dos motivos alegados, era de que o seu estilo e forma de cantar lembravam bastante Scott Weiland.
IAN THORNLEY [BIG WRECK]
Período: 2010
O músico canadense se juntou à Slash e companhia em 2010, e o vocalista lembra com carinho de sua audição para a banda.
"Recebi uma ligação de Slash. Enviaram algumas músicas, fui ao meu estúdio e gravei as canções. Adorei o resultado. Adoro o timbre do Slash, é tão característico e original. Porém, o empresário da banda pediu para que eu abandonasse a minha guitarra. E veja bem, eu não sou um frontman, me sentiria estranho em cima do palco apenas como vocalista, sem a alcunha de tocar guitarra. Sempre toquei e cantei simultaneamente e é assim que eu sou. A banda então, decidiu não não fechar comigo."
[an error occurred while processing this directive]FRANKY PEREZ [BROADWAY]
Período: 2010
Dono de uma voz singular, Perez fora um dos vocalistas mais técnicos à realizar audição com o VELVET REVOLVER. O músico é amplamente conhecido pelo seu primoroso trabalho como cantor em musicais da Broadway, podendo cantar inúmeras vertentes musicais, incluindo o bom e velho rock n' roll.
Perez e o VELVET REVOLVER realizaram alguns shows em pequenos clubes em 2010, sob outro nome, apenas para afastarem os holofotes. Porém, as negociações não avançaram e o vocalista decidiu seguir carreira solo.
COREY TAYLOR [SLIPKNOT]
Período: 2011
Dentre todos os vocalistas já cotados para fazer parte do VELVET REVOLVER, Corey Taylor foi o único a agradar Slash e Duff simultaneamente. O vocalista do Slipknot mostrava-se empolgado com a oportunidade e até já havia composto algumas canções. Porém, a demora da banda em anunciá-lo oficialmente, fez com que o vocalista optasse por sair em turnê com a sua banda paralela, o Stone Sour.
Mais tarde, Slash admitiu que Corey Taylor havia realizado ótimos testes e que estava pronto para ser o novo líder da banda, porém, o guitarrista salientou que Taylor possuía um estilo diferente de interpretar as canções da banda, e que esta mudança repentina na sonoridade, poderia não soar tão bem quanto o imaginado. Mesmo assim, o guitarrista afirmou que Corey Taylor foi o vocalista que mais chegou perto da vaga.
CADU PELEGRINI [KIARA ROCKS]
Período: 2012
Grande fã do trabalho do Guns N' Roses e do próprio VELVET REVOLVER, o brasileiro Cadu Pelegrini foi cogitado para a vaga, ao ter o disco de sua banda - KIARA ROCKS - produzido pelo baterista Matt Sorum.
Matt Sorum ficou impressionado com a personalidade e "atitude rocker" de Pelegrini e o convidou para viajar à Los Angeles para uma audição com a banda.
Pelegrini sentiu-se lisonjeado e embarcou sem pensar duas vezes, porém, houve apenas alguns ensaios e o brasileiro não foi, sequer, considerado para o posto oficialmente.
JIMMY GNECCO [OURS]
Período: 2012
Em 2012, Slash e companhia estavam definitivamente prontos para anunciar Jimmy Gnecco como novo vocalista da banda, porém, não foi possível devido a indisponibilidade de agenda do vocalista.
"Todas as vezes em que tentávamos retomar o contato com ele, o mesmo alegava que estava ocupado com a sua banda. Ele é o cara que estamos procurando, basta entrarmos em um acordo", relembrou Slash tempos depois. O acordo não aconteceu e Gnecco deu prosseguimento à sua carreira.
Fortemente influenciado por Thom Yorke e Jeff Buckley, Gnecco têm uma bela voz e poderia ter dado uma nova cara ao VELVET REVOLVER.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps