Iron Maiden: Algo em comum com Strokes, Pitty e Zé Ramalho?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

A resposta é bastante simples: Todos beberam da mesma fonte e utilizaram em seus trabalhos referências do livro "Admirável Mundo Novo", publicado em 1932 pelo escritor Aldous Huxley, que narra um hipotético futuro onde as pessoas são condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A droga "Soma" é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo.

Fotos de Infância: Marilyn MansonPsicografia: uma suposta carta do espírito de Cássia Eller

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1979, o cantor Zé Ramalho lançou a música "Admirável Gado Novo", que cita, de forma subjetiva, vários conceitos contidos no livro de Aldous Huxley. O gado referente na canção é o povo brasileiro, que apesar de manipulado facilmente por políticos e pela mídia, nunca perde a alegria de viver.


Em 2000, a banda Iron Maiden lançou seu 12º álbum de estúdio, "Brave New World", que trazia tanto na capa quanto na canção homônima ao título do álbum, referências ao livro de Huxley. A arte final dessa maravilhosa capa ficou a cargo de Derek Riggs (a nuvem Eddie) e Steve Stone (a cidade futurista).

"Wilderness house of pain, makes no sense of it all
Close this mind dull this brain, Messiah before his fall
What you see is not real, those who know will not tell
All is lost sold your souls to this brave new world"

Em 2001, a banda de Indie Rock originária de Nova York, The Strokes, lançou o álbum "Is This It", e trouxe a droga "Soma" dando nome para a faixa de número 3.

"Soma is what they would take when
Hard times opened their eyes
Saw pain in a new way
High stakes for a few names
Racing against sunbeams
Losing against their dreams"

Em 2003, a cantora Pitty lançou seu primeiro álbum de estúdio, "Admirável Chip Novo", e tanto no título do álbum, quanto nas músicas, percebe-se claramente a influência do texto de Huxley. A canção homônima ao título do álbum fazia uma dura crítica sobre a nossa sociedade, e como o povo está totalmente alienado e aceitando tudo que a mídia impõe.

"Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Strokes"Todas as matérias sobre "Pitty"


Planet Rock: 40 melhores discos ao vivo de todos os temposPlanet Rock
40 melhores discos ao vivo de todos os tempos

Dane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhorDane-se Bruce Dickinson
Simone Simons no metrô é muito melhor


Fotos de Infância: Marilyn MansonFotos de Infância
Marilyn Manson

Psicografia: uma suposta carta do espírito de Cássia EllerPsicografia
Uma suposta carta do espírito de Cássia Eller


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor