Robert Plant: a verdadeira inspiração de "29 Palms"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 29 de maio de 2014
Encravada no meio do mítico Deserto de Mojave (imortalizado na capa de ‘Joshua Tree" e lembrado como laboratório lisérgico de JIM MORRISON), 29 Palms é uma cidade bem longe das proporções de centros inspiradores de clássicos como Londres ou Nova Iorque. Com pouco mais de trinta mil habitantes e a clássica variação térmica de áreas desérticas, o local parece, a primeira vista, desmerecer maiores atenções por parte do resto do mundo. Comendo pelas beiradas, a cidadela mostrou seu charme e, de FRANK SINATRA ("The Lady from Twentynine Palms,") ao SUBLIME ("April 29, 1992 (Miami)"),"29" cavou seu espaço em meio à cultura popular.
Em 1993, a auto-intitulada menção ao local saiu em ‘Fate of Nations", o sexto álbum solo de ROBERT PLANT. Mesmo com a recepção comercial morna, o álbum foi bem acolhido pela crítica e, como bem pontuou STEPHEN ERLEWIN, "a cada nova audição, mais texturas aparecem, e o álbum ganha um sentido calma de tensão e reflexividade. Além disso, também é a gravação mais pessoal de PLANT- o que, por si só, é digno de aplauso".O single, uma pequena pérola pop, é preenchido por uma letra de alto teor de tensão romântica ("Um tolo apaixonado / uma situação louca/ Suas luvas de veludo me nocauteiam) e do desespero apaixonado das grandes canções dos anos sessenta ("Oh, estou loucamente apaixonado - estranha paixão. Porque o descaso?). No refrão, a descrença de PLANT beira a auto denúncia quando canta, em tom semi lúgubre que "É duro quando ouço sua voz no rádio/ Levando-me de volta ao caminho que leva a você".
Tendo realizado, em 1990, uma turnê coma cantora canadense ALANNAH MYLES, suspeitas pairaram quanto ao objeto de desejo descrito na canção. Em uma entrevista à Network Magazine, PLANT deixou a coisa toda no ar. "Nós fizemos uma turnê juntos. Somos bons amigos. Ela é uma grande e poderosa mulher e tem uma das melhores vozes do nosso idioma. Ela sempre foi muito gentil comigo, muito calorosa; mas a estrada é a estrada. Esqueça todos os rumores, tudo é verdadeiro e falso ao mesmo tempo. "29 Palms" foi escrito em turnê na última vez que estivemos na Califórnia ".
Como ocorre muitas vezes, o tempo se encarregou de desvendar o mistério. Em entrevista em 2010, MYLES disse que incentivou fortemente PLANT para continuar sua carreira solo (em 1993), enquanto os empresários o encorajavam a retomar o LED." Eu estava tentando ajudar meu amante, meu homem com essa decisão". "Quando questionada sobre como o relacionamento terminou, MYLES explicou: "Não foi como um negócio que simplesmente acabou. Eu não sei por que eu fui para a América, em vez de ir para a Inglaterra e me casar com ele. Eu sacrifiquei meu amor pela minha carreira. Nós tentamos ficar em contato, mas isso não aconteceu. Ele foi bem incisivo comigo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps