Robert Plant: a verdadeira inspiração de "29 Palms"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 29 de maio de 2014
Encravada no meio do mítico Deserto de Mojave (imortalizado na capa de ‘Joshua Tree" e lembrado como laboratório lisérgico de JIM MORRISON), 29 Palms é uma cidade bem longe das proporções de centros inspiradores de clássicos como Londres ou Nova Iorque. Com pouco mais de trinta mil habitantes e a clássica variação térmica de áreas desérticas, o local parece, a primeira vista, desmerecer maiores atenções por parte do resto do mundo. Comendo pelas beiradas, a cidadela mostrou seu charme e, de FRANK SINATRA ("The Lady from Twentynine Palms,") ao SUBLIME ("April 29, 1992 (Miami)"),"29" cavou seu espaço em meio à cultura popular.
Em 1993, a auto-intitulada menção ao local saiu em ‘Fate of Nations", o sexto álbum solo de ROBERT PLANT. Mesmo com a recepção comercial morna, o álbum foi bem acolhido pela crítica e, como bem pontuou STEPHEN ERLEWIN, "a cada nova audição, mais texturas aparecem, e o álbum ganha um sentido calma de tensão e reflexividade. Além disso, também é a gravação mais pessoal de PLANT- o que, por si só, é digno de aplauso".O single, uma pequena pérola pop, é preenchido por uma letra de alto teor de tensão romântica ("Um tolo apaixonado / uma situação louca/ Suas luvas de veludo me nocauteiam) e do desespero apaixonado das grandes canções dos anos sessenta ("Oh, estou loucamente apaixonado - estranha paixão. Porque o descaso?). No refrão, a descrença de PLANT beira a auto denúncia quando canta, em tom semi lúgubre que "É duro quando ouço sua voz no rádio/ Levando-me de volta ao caminho que leva a você".
Tendo realizado, em 1990, uma turnê coma cantora canadense ALANNAH MYLES, suspeitas pairaram quanto ao objeto de desejo descrito na canção. Em uma entrevista à Network Magazine, PLANT deixou a coisa toda no ar. "Nós fizemos uma turnê juntos. Somos bons amigos. Ela é uma grande e poderosa mulher e tem uma das melhores vozes do nosso idioma. Ela sempre foi muito gentil comigo, muito calorosa; mas a estrada é a estrada. Esqueça todos os rumores, tudo é verdadeiro e falso ao mesmo tempo. "29 Palms" foi escrito em turnê na última vez que estivemos na Califórnia ".
Como ocorre muitas vezes, o tempo se encarregou de desvendar o mistério. Em entrevista em 2010, MYLES disse que incentivou fortemente PLANT para continuar sua carreira solo (em 1993), enquanto os empresários o encorajavam a retomar o LED." Eu estava tentando ajudar meu amante, meu homem com essa decisão". "Quando questionada sobre como o relacionamento terminou, MYLES explicou: "Não foi como um negócio que simplesmente acabou. Eu não sei por que eu fui para a América, em vez de ir para a Inglaterra e me casar com ele. Eu sacrifiquei meu amor pela minha carreira. Nós tentamos ficar em contato, mas isso não aconteceu. Ele foi bem incisivo comigo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A música do Nightwish que mais ganhou interpretações diferentes, segundo Tuomas
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir
O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
A fabulosa canção do AC/DC que teve seu título "roubado" do Led Zeppelin e Rainbow
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti

O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
A lacuna deixada por John Bonham no Led Zeppelin que seu filho preencheu décadas depois
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page confessou que nasceu de tentativa de imitação
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


