Sepultura: banda assiste ao tetra do Brasil em 1994
Por Windson Alves
Fonte: Sepultura: Toda a História
Postado em 16 de julho de 2013
A cada 17 de Julho é sempre lembrando como o dia em que a seleção brasileira de futebol venceu a Itália nos pênaltis por 3x2 e conquistou pela quarta vez a Copa do Mundo, que em 1994 foi realizada nos Estados Unidos, após 24 anos na fila.
Poucas pessoas sabem disso, mas o maior representante do metal brasileiro testemunhou de perto esse momento histórico para o futebol brasileiro. O que vocês irão ler embaixo foi extraído do livro "Sepultura: Toda a História", que foi escrito por André Barcinski e Silvio Gomes.
Depois de Donington (onde o grupo se apresentou no festival inglês Monsters of Rock), o Sepultura emendou uma turnê pela América do Norte com Biohazard e Pantera. Foi a excursão mais comentada do ano nos Estados Unidos, reunindo três dos nomes mais populares do metal-punk. Quase todos os shows tiveram lotação esgotada, com uma média de público de dez mil pessoas. O clima no backstage não poderia ter sido melhor: as bandas não só curtiam o som das outras, como eram todas amigas. "Não tem nada melhor do que excursionar com pessoas legais", conta Paulo, "e nós sempre fomos muito chegados no pessoal do Pantera e do Biohazard. Saíamos juntos para beber e farrear, era um clima muito legal, parecia férias". Esse clima descontraído resultou em várias jams e participações especiais: todas as noites, Biohazard e Pantera subiam no palco durante o show do Sepultura para tocar "Kaiowas"; Andréas, por sua vez, tocava "Walk" com o Pantera.
A excursão rolou de Junho a Agosto, bem na época da Copa do Mundo nos Estados Unidos. No dia da final entre Brasil e Itália, em Los Angeles, banda e roadies foram ao estádio Rose Bowl (que na realidade fica na cidade de Pasadena) vestindo camisas da seleção brasileira e com os rostos pintados de verde e amarelo. Compraram ingressos de cambistas a 350 dólares cada e improvisaram um pagode com peças da bateria de Igor. Depois da vitória, foram direto para Laguna Hills, a mais de 200 quilômetros de distância, onde o Sepultura tocaria na mesma noite.
O show foi uma festa: até Phil Anselmo, vocalista do Pantera, entrou na onda e se apresentou vestido de Romário. Eddie, então roadie de Igor, lembra: "Todo mundo estava bêbado, nem me lembro direito do que fizemos. Só sei que entramos várias vezes no meio do show do Pantera com bandeiras do Brasil, foi uma zona inacreditável". Andréas recorda: "Que dia! Primeiro o jogo, com a adrenalina a mil; depois fomos pro show, todo mundo maluco, bebendo e se abraçando. Foi um dia muito especial".
Sepultura e Pantera
A banda ficou por de trás do gol onde ocorreu a decisão por pênaltis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava

As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


