Sepultura: banda assiste ao tetra do Brasil em 1994
Por Windson Alves
Fonte: Sepultura: Toda a História
Postado em 16 de julho de 2013
A cada 17 de Julho é sempre lembrando como o dia em que a seleção brasileira de futebol venceu a Itália nos pênaltis por 3x2 e conquistou pela quarta vez a Copa do Mundo, que em 1994 foi realizada nos Estados Unidos, após 24 anos na fila.
Poucas pessoas sabem disso, mas o maior representante do metal brasileiro testemunhou de perto esse momento histórico para o futebol brasileiro. O que vocês irão ler embaixo foi extraído do livro "Sepultura: Toda a História", que foi escrito por André Barcinski e Silvio Gomes.
Depois de Donington (onde o grupo se apresentou no festival inglês Monsters of Rock), o Sepultura emendou uma turnê pela América do Norte com Biohazard e Pantera. Foi a excursão mais comentada do ano nos Estados Unidos, reunindo três dos nomes mais populares do metal-punk. Quase todos os shows tiveram lotação esgotada, com uma média de público de dez mil pessoas. O clima no backstage não poderia ter sido melhor: as bandas não só curtiam o som das outras, como eram todas amigas. "Não tem nada melhor do que excursionar com pessoas legais", conta Paulo, "e nós sempre fomos muito chegados no pessoal do Pantera e do Biohazard. Saíamos juntos para beber e farrear, era um clima muito legal, parecia férias". Esse clima descontraído resultou em várias jams e participações especiais: todas as noites, Biohazard e Pantera subiam no palco durante o show do Sepultura para tocar "Kaiowas"; Andréas, por sua vez, tocava "Walk" com o Pantera.
A excursão rolou de Junho a Agosto, bem na época da Copa do Mundo nos Estados Unidos. No dia da final entre Brasil e Itália, em Los Angeles, banda e roadies foram ao estádio Rose Bowl (que na realidade fica na cidade de Pasadena) vestindo camisas da seleção brasileira e com os rostos pintados de verde e amarelo. Compraram ingressos de cambistas a 350 dólares cada e improvisaram um pagode com peças da bateria de Igor. Depois da vitória, foram direto para Laguna Hills, a mais de 200 quilômetros de distância, onde o Sepultura tocaria na mesma noite.
O show foi uma festa: até Phil Anselmo, vocalista do Pantera, entrou na onda e se apresentou vestido de Romário. Eddie, então roadie de Igor, lembra: "Todo mundo estava bêbado, nem me lembro direito do que fizemos. Só sei que entramos várias vezes no meio do show do Pantera com bandeiras do Brasil, foi uma zona inacreditável". Andréas recorda: "Que dia! Primeiro o jogo, com a adrenalina a mil; depois fomos pro show, todo mundo maluco, bebendo e se abraçando. Foi um dia muito especial".
Sepultura e Pantera
A banda ficou por de trás do gol onde ocorreu a decisão por pênaltis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
Nuno Bettencourt (Extreme) exalta importância de Yngwie Malmsteen em sua carreira
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush



Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Dave Grohl sobe ao palco com o Sepultura em último show nos Estados Unidos
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


