Sepultura: banda assiste ao tetra do Brasil em 1994
Por Windson Alves
Fonte: Sepultura: Toda a História
Postado em 16 de julho de 2013
A cada 17 de Julho é sempre lembrando como o dia em que a seleção brasileira de futebol venceu a Itália nos pênaltis por 3x2 e conquistou pela quarta vez a Copa do Mundo, que em 1994 foi realizada nos Estados Unidos, após 24 anos na fila.
Poucas pessoas sabem disso, mas o maior representante do metal brasileiro testemunhou de perto esse momento histórico para o futebol brasileiro. O que vocês irão ler embaixo foi extraído do livro "Sepultura: Toda a História", que foi escrito por André Barcinski e Silvio Gomes.
Depois de Donington (onde o grupo se apresentou no festival inglês Monsters of Rock), o Sepultura emendou uma turnê pela América do Norte com Biohazard e Pantera. Foi a excursão mais comentada do ano nos Estados Unidos, reunindo três dos nomes mais populares do metal-punk. Quase todos os shows tiveram lotação esgotada, com uma média de público de dez mil pessoas. O clima no backstage não poderia ter sido melhor: as bandas não só curtiam o som das outras, como eram todas amigas. "Não tem nada melhor do que excursionar com pessoas legais", conta Paulo, "e nós sempre fomos muito chegados no pessoal do Pantera e do Biohazard. Saíamos juntos para beber e farrear, era um clima muito legal, parecia férias". Esse clima descontraído resultou em várias jams e participações especiais: todas as noites, Biohazard e Pantera subiam no palco durante o show do Sepultura para tocar "Kaiowas"; Andréas, por sua vez, tocava "Walk" com o Pantera.
A excursão rolou de Junho a Agosto, bem na época da Copa do Mundo nos Estados Unidos. No dia da final entre Brasil e Itália, em Los Angeles, banda e roadies foram ao estádio Rose Bowl (que na realidade fica na cidade de Pasadena) vestindo camisas da seleção brasileira e com os rostos pintados de verde e amarelo. Compraram ingressos de cambistas a 350 dólares cada e improvisaram um pagode com peças da bateria de Igor. Depois da vitória, foram direto para Laguna Hills, a mais de 200 quilômetros de distância, onde o Sepultura tocaria na mesma noite.
O show foi uma festa: até Phil Anselmo, vocalista do Pantera, entrou na onda e se apresentou vestido de Romário. Eddie, então roadie de Igor, lembra: "Todo mundo estava bêbado, nem me lembro direito do que fizemos. Só sei que entramos várias vezes no meio do show do Pantera com bandeiras do Brasil, foi uma zona inacreditável". Andréas recorda: "Que dia! Primeiro o jogo, com a adrenalina a mil; depois fomos pro show, todo mundo maluco, bebendo e se abraçando. Foi um dia muito especial".
Sepultura e Pantera
A banda ficou por de trás do gol onde ocorreu a decisão por pênaltis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026


30 bandas de thrash metal do mundo todo em 1 vídeo
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
O melhor disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
O pior disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou a salvar a carreira (e a vida) de Max Cavalera
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
Por que Sepultura deixou megahit por anos fora do show, segundo Andreas Kisser


