8 Kalacas: Fronteras taz a improvável, mas interessante mistura, de ska com metal
Resenha - Fronteras - 8 Kalacas
Por Mário Pescada
Postado em 10 de janeiro de 2023
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pela sua sombria capa, imaginei que "Fronteras" (2022) fosse trazer algo da linha do death ou doom metal. Foi apertar o play e ver que meu achismo passaria longe do que pensava.

O 8 KALACAS (pronuncia-se otcho-kalacas) é formado por mexicanos e descendentes nascidos nos EUA e radicados em Orange County. São sete membros (que já foram oito, por isso o numeral no nome) que praticam um frenético skacore com metal. "Fronteras" (2022) quebra um hiato de - adivinhem - oito anos desde o segundo disco do grupo, "Kill The Radio 2014".
Como muitos leitores do rock/metal provavelmente não curtem ska e talvez já até tenham perdido o interesse em conhecer a banda (e terminar de ler essa resenha), aviso que as bases do grupo são mais voltadas para o metal do que o skacore, os vocais ora são cantados, ora gritados e tem até bumbo duplo em algumas faixas - se não acredita que possa sair algo pesado daí, ouça então "Mutantes", "R2Rito" e "Garras".
É bom lembrar que o ska nunca emplacou no Brasil, arrisco dizer que seu auge por aqui foi na década de 90 quando a MTv local abriu espaço na sua grade de programação diária para THE MIGHTY MIGHTY BOSSTONES, SKAMOONDONGOS, VOODOO GLOW SKULLS, SKUBA, entre outros, e muito graças ao estouro do RANCID, na onda do punk rock melódico, já que o grupo levava suas influências do estilo para um público considerável.
Por conta do ritmo frenético e peso das músicas, o som do 8 KALACAS pode agradar ouvintes de SYSTEM OF A DOWN, SLIPKNOT, INFECTIOUS GROOVES e afins. A arriscada proposta dos muchachos em misturar ska com metal, algo que poderia ser pior do que ressaca de tequila, acaba descendo bem.
As letras em espanhol dão um charme ao som do grupo, combinando muito bem com o ritmo do ska. Os temas abordam críticas sociais, relacionamentos, migração, etc., enfim, assuntos do cotidiano que cercam a banda.
Dos destaques, "Frontera" é um bom cartão de visita do que é o grupo; "Esquizofrenia" é pesada, apesar de ser balanceada com naipes de metal bem legais; "Labios Negros" é a mais acessível do disco, tem um certo apelo radiofônico; "Gato" é cheia de swing seriam e "Luz Y Fer" é outro bom som.
"Não importa quem você é, a cor da sua pele, o tipo de pessoa que você ama, qual deus você crê, a pobreza ou saúde, quando você morre, a única coisa que resta é a maldita caveira!". La puta madre!
"Fronteras" (2022) está disponível no Brasil pela Shinigami Records em parceria com a Atomic Fire Records.
Formação:
Sr. Kalaca: vocais
Getse: vocais
Adam: bateria
Sick: baixo
Steve: guitarra
Choriz: trompete
Gio: trombone
Faixas:
01 Frontera
02 Pudrete
03 Mutante
04 Esquizofrenia
05 R2Rito
06 Labios Negros
07 Luna
08 Garras
09 Luz Y Fer
10 Gato
11 Flatline (instrumental)
12 1941
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Cinco bandas do Bangers Open Air 2027 que fogem do óbvio e merecem sua atenção
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
A música que Corey Taylor gostaria de deixar como ensinamento para o filho
Tom Morello cita o que considera seus quatro maiores fracassos musicais
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
O que Freddie Mercury detestava em sua aparência, mas tinha medo de mudar


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


