Trovão: "Prisioneiro do Rock 'N' Roll" resgata senso de comunidade do metal
Resenha - Prisioneiro do Rock 'N' Roll - Trovão
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de janeiro de 2023
A exaltação do próprio heavy metal e de seus símbolos sagrados – como a liberdade e o espírito aventureiro e transgressor – nunca falham quando surgem nas letras de bandas que se propõem justamente a construir esse senso de comunidade por trás da música em si. No caso da banda Trovão, o álbum "Prisioneiro do Rock ‘N’ Roll" não poderia ter nome mais autorreferenciado possível.

O disco é curto e direto – repleto de riffs na escola Saxon ou Iron Maiden antigo. A voz de Gustavo Trovão é aguda e precisa, mas o grande trunfo foi a sábia decisão de cantar em português. Dessa forma, hits como "Princesa do Fogo" soam divertidos e poderosos e seus versos épicos podem ser cantados e compreendidos com mais facilidade por nós brasileiros.
Voltando aos aspectos de "falar do próprio rock", é notável o esforço do Trovão em fazer uma espécie de "Denim and Leather" tupiniquim – coroado pelo verso "sei que vou estar forrado de couro na noite" na faixa-título. Mais do que meramente parecer com tradução de letras gringas, de alguma forma inocente e arrebatadora essas melodias fisgam como se o metaleiro brazuca estivesse aguardando por algo desse naipe para agarrar.
Por fim, "Prisioneiro do Rock ‘N’ Roll" acerta no tom nostálgico e também na medida de valorizar o próprio heavy metal como movimento de subcultura. O ponto negativo fica com a pouca quantidade de músicas – apenas sete no total. Outro movimento interessante seria dar mais espaço para as intervenções do tecladista Alexander Vasiley, mas da maneira com que ele aparece no tracklist já temos uma excelente pitada atmosférica, que dialoga com o resto do arranjo de forma inteligente.
Lançamento Classic Metal Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


