Rammstein: Zeit não supera antecessor, mas ainda diverte e emociona
Resenha - Zeit - Rammstein
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 19 de maio de 2022
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dez anos, a lenda alemã Rammstein voltou de um período de quase-hibernação com um excelente disco sem título em 2019. E quando tudo estava pronto para embarcarem numa triunfante turnê... pandemia.
Inquietos, os seis componentes usaram o tempo sem atividades para criar um sucessor. Este sucessor chegou em abril às lojas e plataformas digitais, com uma capa fotografada por Bryan Adams - sim, aquele Bryan Adams - e um título bem sucinto: Zeit, ou seja, "tempo".
Não sei se é porque não temos mais o fator "saudades" em jogo aqui, mas o disco simplesmente não supera, tampouco causa o mesmo impacto que seu antecessor. Sim, a empolgante "Armee Der Tristen" e a belíssima faixa-título formam uma competente duplinha de abertura, e quando esta última foi lançada eu quase chorei vendo o clipe.
Mas dali em diante, o álbum já perde um pouco o gás, recuperando o ímpeto em momentos isolados. Claro, estamos falando daquela que é talvez a maior banda de metal da Europa continental, e senhores absolutos de seu gênero (Neue Deutsche Härte). Um disco deles ser mais fraco que o anterior não o torna automaticamente fraco em si mesmo.
Até porque, este lançamento ainda garante grandes momentos. Falo de "Giftig" e "Lügen", com suas incorporações eletrônicas; ou "Zick Zack" e a relevância do tema de sua letra e clipe. E o que falar de "Meine Tränen", uma balada quase tão tocante quanto "Zeit"? Concordando ou discordando de mim, você fatalmente encontrará ao menos uma música para chamar de sua.
No teste do tempo, o Rammstein mete uma goleada: já são praticamente 30 anos com exatamente a mesma formação e uma transformação lenta, porém constante do seu som. Zeit coloca o sexteto de volta aos trilhos em termos de prolificidade e diverte o fã; porém, dissipada a fumaça do impacto de seu retorno triunfal em 2019, talvez ele se torne com o passar do tempo - se me permitem o trocadilho - um item apenas efêmero.
Abaixo, o vídeo de "Angst".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2022/05/17/resenha-zeit-rammstein/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Os dois tradicionais movimentos artísticos dos EUA que Arnaldo Antunes odeia
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O hit dos Beatles do qual John Lennon sentia vergonha: "As letras são horríveis, sabe?"
O hábito que Titãs cogitaram abandonar após problemas com álcool de Paulo Miklos
O profundo significado da letra de "Terra de Gigantes", clássico do Engenheiros do Hawaii
A opinião de Richard Kruspe do Rammstein sobre Malcolm Young do AC/DC
A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein



