Rammstein: Zeit não supera antecessor, mas ainda diverte e emociona
Resenha - Zeit - Rammstein
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 19 de maio de 2022
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dez anos, a lenda alemã Rammstein voltou de um período de quase-hibernação com um excelente disco sem título em 2019. E quando tudo estava pronto para embarcarem numa triunfante turnê... pandemia.
Inquietos, os seis componentes usaram o tempo sem atividades para criar um sucessor. Este sucessor chegou em abril às lojas e plataformas digitais, com uma capa fotografada por Bryan Adams - sim, aquele Bryan Adams - e um título bem sucinto: Zeit, ou seja, "tempo".
Não sei se é porque não temos mais o fator "saudades" em jogo aqui, mas o disco simplesmente não supera, tampouco causa o mesmo impacto que seu antecessor. Sim, a empolgante "Armee Der Tristen" e a belíssima faixa-título formam uma competente duplinha de abertura, e quando esta última foi lançada eu quase chorei vendo o clipe.
Mas dali em diante, o álbum já perde um pouco o gás, recuperando o ímpeto em momentos isolados. Claro, estamos falando daquela que é talvez a maior banda de metal da Europa continental, e senhores absolutos de seu gênero (Neue Deutsche Härte). Um disco deles ser mais fraco que o anterior não o torna automaticamente fraco em si mesmo.
Até porque, este lançamento ainda garante grandes momentos. Falo de "Giftig" e "Lügen", com suas incorporações eletrônicas; ou "Zick Zack" e a relevância do tema de sua letra e clipe. E o que falar de "Meine Tränen", uma balada quase tão tocante quanto "Zeit"? Concordando ou discordando de mim, você fatalmente encontrará ao menos uma música para chamar de sua.
No teste do tempo, o Rammstein mete uma goleada: já são praticamente 30 anos com exatamente a mesma formação e uma transformação lenta, porém constante do seu som. Zeit coloca o sexteto de volta aos trilhos em termos de prolificidade e diverte o fã; porém, dissipada a fumaça do impacto de seu retorno triunfal em 2019, talvez ele se torne com o passar do tempo - se me permitem o trocadilho - um item apenas efêmero.
Abaixo, o vídeo de "Angst".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2022/05/17/resenha-zeit-rammstein/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
O disco da fase roqueira rejeitado por Elton John; "tenho muita dificuldade de ouvir"
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Lacrimosa emite novo comunicado sobre saúde de Anne Nurmi
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Vício: Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroína
Regis Tadeu exibe foto de quando era "novinho" ao lado de Slash
Matanza: do dinheiro ao cansaço, Jimmy London conta por que a banda acabou



Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



