Em 1974: Bad Company estourava no topo da parada americana
Resenha - Bad Co - Bad Company
Por Mauro Cestarolli
Postado em 30 de setembro de 2020
Depois da banda FREE lançar sete álbuns emblemáticos para história do rock no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, poucos acreditavam que o vocalista PAUL RODGERS e o baterista SIMON KIRKE pudessem fazer algo surpreendente quando a banda anunciou seu fim em 1973.
Entretanto, o primeiro álbum da nova banda BAD COMPANY dos dois ex-integrantes do FREE, foi lançado em 15 de junho de 1974 e atingiu o primeiro lugar na parada dos estados unidos em 28 de setembro. Um fato talvez inusitado, mas nem tanto…
Rodgers e Simon eram (e ainda são), músicos excepcionais. Tanto que o PETER GRANT, o polêmico empresário do LED ZEPPELIN, decidiu empresariar a banda que foi a primeira contratada da "Swan Song", o selo fundado por Page, Plant e companhia.
Realmente é difícil não se dobrar à qualidade indiscutível do primeiro trabalho da banda. Já na faixa de abertura "Can´t Get Enough", um hard rock poderoso, percebe-se a guitarra marcante de MICK RALPHS (ex-MOTT THE HOOPLE) aliada a uma interpretação impecável de Rodgers.
BAD COMPANY "Can't Get Enough (1974)"
A segunda faixa é "Rock Steady", um blend de blues-rock com um ritmo descontraído e swingado, onde Rodgers apresenta um vocal mais dinâmico.
BAD COMPANY "Rock Steady (Live, 1974)"
"Ready For Love" é uma balada escrita por Ralphs quando ainda estava com o MOTT THE HOOPLE, e que foi regravada pelo BAD COMPANY. Embora em um formato ligeiramente diferente da versão do Hoople, a atmosfera melancólica combina perfeitamente com o vocal inspirado de Rodgers e a bateria sincopada de Kirke.
BAD COMPANY "‘Ready For Love (Live, 2002)"
A próxima é 'Don't Let Me Down', uma canção com título homônimo à lançada pelos THE BEATLES em seu álbum "Let It Be" de 1970. É uma balada com Rodgers tocando piano e que conta com a participação especial de MEL COLLINS que tocou com ERIC BURDON, KING CRIMSON, HUMBLE PIE e ALVIN LEE, entre outros.
BAD COMPANY "Don't Let Me Down (1974)"
"Bad Company", a faixa que dá nome ao grupo e ao disco, tem uma interpretação das melhores de toda carreira de PAUL RODGERS. É uma balada blues suave e forte ao mesmo tempo, que vai crescendo progressivamente no decorrer de sua execução, para culminar com uma sintonia rítmica perfeita entre o piano, a bateria e o vocal de Rodgers.
BAD COMPANY "Bad Company (Live, 2002)"
A música mais lenta do álbum é "The Way I Choose", uma balada blues mais convencional, com trechos de guitarra que lembram um pouco o trabalho de GEORGE HARRISON em "Don't Let Me Down" dos THE BEATLES, arranjos com instrumentos de sopro e uma excelente performance vocal de Rodgers.
BAD COMPANY "The Way I Choose (1974)"
"Movin’ On" uma música de ritmo mais rápido, com vocais cativantes e um ótimo trabalho de Kirk na bateria.
BAD COMPANY "Movin’ On (Live, 2002)"
O álbum fecha com "Seagull", uma balada acústica, onde Rodgers dá um show à parte em sua interpretação vocal, deixando um gostinho de "quero mais" para o ouvinte.
BAD COMPANY "Seagull (Live At Wembley, 2011)"
Ouça também as faixas originais e várias outras inéditas registradas durante as sessões de gravação do primeiro álbum, nesta edição "Deluxe" lançada em CD duplo no ano de 2015.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Glenn Hughes cancela turnê pela América do Norte devido a problema de saúde
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos

O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


