Michael Romeo: guitarrista do Symphony X brilha em disco solo
Resenha - War of the Worlds Pt. 1 - Michael Romeo
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 02 de julho de 2019
24 anos após o lançamento de seu primeiro álbum solo, "The Dark Chapter", o guitarrista Michael Romeo retorna com um novo disco pra chamar só de seu. "War of the Worlds Pt. 1" é um trabalho conceitual inspirado no clássico conto de H.G. Wells publicado em 1898 e dramatizado por Orson Welles em um programa de rádio em 1938. A história recebeu inúmeras adaptações nas mais diversas mídias e é um dos textos mais influentes da cultura pop.
Michael Romeo, que está com a sua banda principal, o Symphony X, em pausa devido ao acidente sofrido pelo vocalista Russell Allen durante uma turnê do Adrenaline Mob em julho de 2017, decidiu então aproveitar as férias forçadas e lançar um trabalho solo. Para tanto, chamou o trio Rick Castellano (vocal), John DeServio (baixo, Black Label Society) e John Macaluso (bateria, Ark, TNT, Malmsteen), e assumiu ele mesmo os teclados e orquestrações. Este é o primeiro álbum que Romeo lança desde o mais recente disco do Symphony X, o excelente "Underworld" (2015).
O que chama a atenção, logo de cara, é a inclusão de elementos não muito comuns ao metal, como EDM e dubstep, além das orquestrações. Percebe-se um esforço de Romeo em propor caminhos e soluções que saiam do lugar comum e tragam algo de novo, equilibrando esse desejo por inovação com o universo musical já conhecido dos fãs. Dessa maneira, o que temos é um disco muito pesado, técnico, com foco na guitarra e que traz ideias surpreendentes. A ótima performance da banda ajuda Michael a colocar esta primeira parte de A Guerra dos Mundos em um nível superior, com destaques igualitários para os três músicos convidados.
As dez faixas apresentam uma qualidade homogênea e formam um conjunto bastante coeso, que demonstra o talento e a capacidade criativa de Micael Romeo, que a propósito também assinou a produção, igualmente muito bem feita. Entre as canções, destaque para "Fear the Unknow", "Black", para a união entre metal e dubstep presente na ótima "F*cking Robots", a animalesca "Djinn" e "Oblivion". Há duas instrumentais - "Introduction" e "War Machine" -, ambas muito boas. Outro ponto que merece menção é o ótimo encaixe das orquestrações, que dão um clima cinematográfico para a obra, reforçando ainda mais a associação com o clássico de H.G. Wells.
Enquanto o Symphony X não retorna, "War of the Worlds Pt. 1" é uma ótima pedida. O disco saiu no Brasil pela Hellion Records e agradará em cheio os fãs da banda. E ainda tem mais: Romeo declarou que a segunda parte do projeto está praticamente pronta e será lançada provavelmente em 2019.
Ótimo!
Outras resenhas de War of the Worlds Pt. 1 - Michael Romeo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida

Symphony X confirma turnê pela América Latina com três shows no Brasil
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer


