Malmsteen: o controverso álbum de blues do guitar hero sueco
Resenha - Blue Lightning - Yngwie Malmsteen
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 25 de junho de 2019
"Blue Lightning", novo álbum de Yngwie Malmsteen, traz o icônico guitarrista sueco prestando homenagem ao blues através de músicas próprias e versões para clássicos do gênero. Mas é preciso deixar algo bem claro antes de qualquer coisa: este não é um álbum para quem é fã de blues, muito pelo contrário. Ele é um trabalho voltado para os apreciadores de Malmsteen e para fãs de guitarra tocada no estilo neo-clássico que levou Yngwie a ser reconhecido como uma referência. Com isso em mente, as coisas mudam de figura.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Pra falar a verdade, tenho a opinião de que Malmsteen deixou de fazer música para o grande público há algumas décadas, no mínimo. O último disco seu que, para mim, soa agradável para fãs de metal e rock de forma ampla a irrestrita é "Facing the Animal" (1997). Desde então, o músico se embrenhou em um universo sonoro cada vez mais voltado somente para os seus fãs, pregando para devotos ao invés de um novo público. E "Blue Lightning" talvez seja o ápice dessa imersão.
O álbum, que está sendo lançado no Brasil pela Hellion Records em um bonito slipcase, traz doze músicas, sendo que oito são releituras para canções de nomes como Jimi Hendrix, Deep Purple, ZZ Top, Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton. As demais – "Blue Lightning", "1911 Strut", "Suns Up Tops Down" e "Peace, Please" – são composições inéditas de Malmsteen. E pra fechar o pacote, Yngwie assumiu também o vocal em todas elas.
Como já dito, quem é um fã purista de blues, que gosta de blues tradicional, vai torcer o nariz para esse disco. A questão é que a forma que Malmsteen toca a guitarra, a sua abordagem para o instrumento, não tem nada a ver e não casa com um gênero como o blues. A sensação é a de estar ouvindo, por exemplo, um baterista que não abre mão de blast beats tocando uma música dos Beatles. Mais que formas de ver a música de maneiras diferentes, a questão é que simplesmente uma coisa não funciona com a outra.
Porém, caso você seja fã do universo malmsteenano, "Blue Lightning" certamente torna-se um disco interessante, pois mostra um dos grandes guitarristas da história aplicando a sua maneira de tocar em um gênero que é totalmente distante do seu universo habitual.
Pessoalmente, não curti o resultado final. Acho que Yngwie Malmsteen e o blues são como água e vinho, e é impossível para ambos dividirem o mesmo espaço. Não vou nem entrar na questão se as versões são boas ou não, pois isso passa por tudo que escrevi nos parágrafos anteriores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Ringo Starr, dos Beatles, revela as últimas palavras que ouviu de George Harrison
Uma música de Renato Russo cujo significado é misterioso, segundo Dinho Ouro Preto
A banda de Heavy Metal definitiva para Ronnie James Dio

O convite de lenda que Yngwie Malmsteen recusou e hoje acha que deveria ter aceitado
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
O guitarrista brasileiro que compôs frevo inspirado em Yngwie Malmsteen
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Jeff Scott Soto mantém esperanças de fazer as pazes com Yngwie Malmsteen
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



