Grave Digger: tradição ou acomodação?
Resenha - Healed by Metal - Grave Digger
Por Sidney Alencar
Postado em 21 de julho de 2017
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O GRAVE DIGGER lançou no último dia 13 de janeiro seu ábum mais recente, intitulado "Healed by Metal".
E aí??? O que dizer?
Bom, o GRAVE DIGGER nunca foi um primor de originalidade. A banda alemã, formada em 1980 faz um som bem tradicional, com riffs bem retos, bem no estilo britadeira, com refrões melódicos e pegajosos, feitos para cantar ao vivo como se fosse um hino de guerra. Soma-se a isso a própria temática das letras, que normalmente fala sobre batalhas, guerras, lutas medievais e flerta menos com o ocultismos do que suas capas querem aparentar.
Por falar em capa, não é que a arte seja feia, mas assim como a própria música da banda, é tão parecida com as lançadas anteriormente que acaba não se destacando em nada.
Falando do disco em si, há alguns momentos interessantes como a faixa título, que traz uma pegada meio country emprestada por um violão de aço ao fundo no início da faixa. As demais músicas seguem uma receita padrão de riff de introdução, bateria, voz rasgada, solo e de novo refrão.
Alguns outros detalhes negativos que achei foram as letras, que além de serem extremamente lugar comum, por vezes davam a impressão de ter a métrica um pouco desencontrada, como que se tentasse forçadamente enfiar uma quantidade de palavras maior do que se cabia no verso. A voz rasgada de Chris Bothendal está lá, marcante e forte como sempre, mas que já não traz nenhuma surpresa.
A produção é assinada pela própria banda, assim como em discos anteriores, o que na minha opinião pode ir desde uma "apropriação do próprio som" até uma cegueira de não conseguir enxergar certos defeitos, por estar dentro do processo.
Vale seu tempo? Provavelmente não. A não ser que você seja um grande fã da banda, queira apenas matar a curiosidade ou quer apenas um heavy metal tradicional de qualidade, mas sem muita expectativa envolvida. Minha sugestão é: procure pela faixa "Rebellion" do disco Tunes of War de 1996 e coloque no repeat. É um resumo do que o Grave Digger faz de melhor.
TRACKLIST
1. "Healed by Metal" - 03:45
2. "When Night Falls" - 03:56
3. "Lawbreaker" - 03:07
4. "Free Forever" - 03:23
5. "Call for War" - 03:21
6. "Ten Commandments of Metal" - 03:27
7. "The Hangman's Eye" - 03:07
8. "Kill Ritual" - 03:43
9. "Hallelujah" - 03:30
10. "Laughing with the Dead" - 05:17
11. "Kingdom of the Night" (Limited Edition Bonus Track) - 04:07
12. "Bucket List" (Limited Edition Bonus Track) - 03:02
13. "Brave, Young And Innocent"(Japanese Bonus Track) - 04:20
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"


A importância de "Thriller" do Michael Jackson para cantor do Grave Digger
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


