Beatles: "Please Please Me", o início da lenda
Resenha - Please Please Me - Beatles
Por Vicente Reckziegel
Enviar Correções
8
Na época o Rock n’ Roll já existia, vide nomes famosos como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis (não confundir com o comediante Jerry Lewis, apesar de ser da mesma época), mas ainda não era o máximo do nosso tão amado estilo musical, mas isso começou a mudar ao final de 1962/principio de 1963, quando este disco foi gravado. Do primeiro acorde de "I Saw Her Standing There" ao último suspiro em "Twist and Shout", o que temos aqui é história.
Com certeza, as centenas de shows realizados pela banda possibilitaram que o disco fosse gravado em um mesmo dia, com exceção dos Singles já lançados anteriormente, sem parecer algo "feito nas coxas". E isso tem a mão do eterno quinto Beatle George Martin.
Sob orientação de Sir Martin, a banda soube aproveitar ao máximo suas grandes idéias, e transformá-las em grandes e eternas músicas. "I Saw Her Standing There" com o vocal de Paul McCartney , levada agitada e, por que não dizer, até agressiva para a época, combinada com o vocal de apoio de John Lennon, em gritos que levavam as fãs ao delírio (não tem como não ficar pasmo com o desespero delas nos vídeos, se algo assim fosse feito nos dias atuais, era manicômio na certa) é uma das melhores do disco, juntamente com a harmônica tocada por Lennon em Love me Do e na faixa-título Please Please Me nos conduz em músicas e melodias que ficarão eternamente no nosso subconsciente. Please Please Me inclusive tem uma conotação bem libidinosa para a época, pois segundo interpretações, seria na verdade um pedido para uma garota (fã/namorada) para que ela fizesse sexo oral. Se for conferir a letra com isso na cabeça, ela se torna inclusive bem "cara dura". E não tem como deixar de citar o cover mais "composição própria" da música, "Twist and Shout". Afinal de contas, quem vai dizer que não foi na voz dos Beatles que ela ficou mundialmente conhecida? Inclusive, quantos conhecem a versão original (composta por Phil Medley e Bert Russell) e regravada antes dos Beatles por artistas como The Isley Brothers e The Topnotes.
O disco só não merece uma nota maior, pois no meio de ótimas composições surgem músicas mais fracas, algumas baladinhas para completar o álbum (na época, os Singles recebiam uma atenção maior dos produtores e gravadoras que os próprios discos) e alguns covers de menor expressão, com exceção de "Boys", uma das músicas mais legais na voz de Ringo Starr.
Enfim, o que temos em "Please Please Me" é o inicio de uma lenda, que nos anos subsequentes iria demonstrar que chegaram para mudar o mundo da música para todo o sempre.
Track List:
I Saw Her Standing There (Lennon-McCartney)
Miserey (Lennon-McCartney)
Anna - Go To Him (Arthur Alexander)
Chains (Goffin-King)
Boys (Dixon-Farrell)
Ask Me Why (Lennon-McCartney)
Please, Please Me (Lennon-McCartney)
Love Me Do (Lennon-McCartney)
P. S. I Love You (Lennon-McCartney)
Baby, It's You (David-Bacharach-Williams)
Do You Want To Know A Secret (Lennon-McCartney)
A Taste Of Honey (Marlow-Scott)
There's A Place (Lennon-McCartney)
Twist And Shout (Russell-Medley)