Alter Bridge: Uma nova essência em "Fortress"
Resenha - Alter Bridge - Fortress
Por Guilherme Fernandes
Fonte: SL Music Magazine
Postado em 06 de outubro de 2013
O Alter Bridge reoxigenou o rock. Fato. Goste você da banda ou não. Surgido das cinzas do melancólico Creed, com a adição do vocalista Myles Kenney e do baixista Brian Marshall, o Alter Bridge hoje é uma das poucas bandas que conseguem traduzir a qualidade pessoal de seus membros em prol do conjunto. É difícil dizer que é uma das melhores bandas do rock atual, até porque reduzir seus lançamentos a esse estigma é relega-los à uma pressão desnecessária. É uma ótima banda, que possui uma discografia precisa, eficiente e de qualidade regular.
Se em "One Day Remains", seu debut, as influências "creedianas" ainda estavam no sangue do conjunto, em "Blackbird" isso foi esquecido completamente. Talvez o magnun-opus de sua discografia. Em 2010, nos apresentaram o ótimo "AB III". Um excelente álbum que, se não é melhor que o seu antecessor – talvez pela falta de um grande hit –, está bem próximo disso.
Depois desse lançamento e de uma extensa turnê, a banda entrou em um hiato, para que seus integrantes pudessem dar vazão a outros projetos. Myles se transformou no vocalista oficial do The Conspirations, banda que acompanha o guitarrista Slash, gerando, inclusive, dois ótimos registros – a saber, o ao vivo "Made In Stoke", e o disco de estúdio "Apocalyptic Love" – e uma turnê mundial, passando, felizmente, pela América do Sul.
Mark Tremonti e Scott Phillips reacenderam o Creed e também passaram pelas bandas de cá. Além disso, Tremonti também lançou um ótimo disco solo em 2012, "All I Was". Mais pesado que os seus trabalhos com o Creed e o Alter Bridge, o disco consolida-o como um dos grandes guitarristas de nosso tempo.
Passado esse hiato prolifero, a banda se reúne novamente para lançar seu quarto disco de inéditas, "Fortress". E o resultado não poderia ser melhor.
Não, não espere por um "AB IV", como o álbum foi apelidado durante sua gravação. "Fortress" é um disco complexo, de difícil audição, diferente de todos os seus outros lançamentos. Já esteja pronto para não se apaixonar por ele na primeira audição. Tudo em "Fortress" é elevado à décima potência: timbres gordos, palhetadas insanas, vocalizações inusitadas e grandiloquência. Quase megalômano. Beirando a soberba musical.
O disco começa com "Cry of Achilles". Transitando entre o progressivo e o clássico, não é uma música que irá apaixonar "de prima". Entretanto, depois de algumas boas audições, você já estará cantarolando seu ótimo refrão. Aliás, é digna de nota a facilidade de assimilação dos refrãos das novas canções.
"Addicted To Pain" foi o primeiro single liberado. Mais uma ótima canção, que remete facilmente ao trabalho solo de Mark Tremonti. Violenta e radiofônica ao mesmo tempo, "Addicted..." é um belo cartão de visitas do que irá acontecer durante o álbum inteiro: ecos dos lançamentos de Kennedy e Tremonti paridos no hiato do Alter Bridge.
Canções como "Bleed It Dry", "Waters Rising", "Cry A River" e "Peace Is Broken" poderiam estar facilmente no registro solo de Tremonti, enquanto os vocais de Kennedy em "The Uninvited" e "Lover" poderiam, com mais alguns retoques da pegada "slasheana", facilmente figurar nos lançamentos do homem da cartola. O Alter Bridge dos discos anteriores está muito bem representado nas ótimas "Farther Than The Sun" e na faixa título. Refrãos assimiláveis e levadas fáceis misturadas com passagens e breaks intrincados conduzem essas duas faixas.
Definitivamente o Alter Bridge mudou a sua essência. Talvez, fruto das experiências musicais e pessoais de seus membros durante o hiato da banda. "Fortress" possivelmente é o inicio de uma nova fase na carreira do grupo que, como dito antes, reoxigenou o rock. Com "Fortress", o Alter Bridge mostrou que, a partir de agora, irá exigir mais de seus admiradores.
E isso é algo bom ou ruim? Tai uma boa pergunta para você, leitor, responder.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan

Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) lembra quando tocou Led Zeppelin com vocalista do AC/DC
Myles Kennedy comenta a influência de lutador de wrestling na carreira do Alter Bridge
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Os 10 maiores guitarristas de heavy metal de todos os tempos, segundo a Guitar World


