John Lennon, o disco que surgiu de um processo judicial

Resenha - John Lennon - Rock n' Roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Orsi
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Disco solo de John Lennon que surgiu de um processo judicial movido contra ele pelo um cidadão chamado Morris Levy, que detinha os direitos autorais de músicas de vários artistas, entre eles Chuck Berry.
147 acessosBeatles: "Sgt. Peppers" reeditado em comemoração aos seus 50 anos5000 acessosHugo Mariutti: indignado com piada sobre a realidade da cena metal no Brasil

Alegando que a música Come Together dos Beatles era plágio, Levy processou John, que entrou em acordo e lançou um disco de covers, incluindo outras músicas do catálogo de Levy em seu álbum. Ao todo, são 13 clássicos do rock contemplando outros grandes nomes do gênero além do próprio Berry como Buddy Holly e Gene Vicent.

O disco abre com Be-Bop-A-Lula, de Gene Vicent, uma das primeiras músicas que John tocou com os Quarry Men, sua primeira banda em Liverpool que tocava Skiffle, mistura de rock e country. Na sequência Stand By Me, virou um dos sucessos da carreira solo de Lennon aparecendo em inúmeras coletâneas ao longo dos anos, seguida de um medley das músicas Rip It Up e Ready Teddy, antes da polêmica You Can’t Catch Me, de Chuck Berry, motivo principal da gravação do disco. E reparando bem, as músicas são bem semelhantes em alguns momentos.

Ain’t That A Shame é mais um rock clássico que ficou conhecido com Fats Domino enquanto Do You Want To Dance sai um pouco do estilo numa versão um pouco mais swingada, puxada para o Reggae! Outra música de Chuck Berry presente no disco vem a seguir com Sweet Little Sixteen, numa versão recheada de metais meio R&B. Slippin’ And Slidin’ volta aos estilo do rock dos anos 50 assim como Peggy Sue, de um dos ídolos de John, Buddy Holly.

Fechando o disco temos outro medley com Bring It On Home e Send Me Some Lovin’ numa versão bem blues, Bony Moronie, essa um pouco mais pesada e lenta, o rock básico de Ya Ya e por último Just Because, uma balada melosa no melhor estilo dos “bailinhos” de antigamente, onde os rapazes convidavam as garotas para dançarem de rosto colado.

Um disco diferente dos que John lançou em sua carreira, mostrando suas origens e as influências musicais que fizeram dele um dos maiores nomes do Rock de todos os tempos. Detalhe para a capa, com uma foto antiga de John numa das viagens dos Beatles a Hamburgo, tirada por Astrid Kircherr, namorada do ex-Beatle e amigo de Lennon, Stuart Shutcliffe. Vale a pena ouvir com atenção, e se você for Beatlemaníaco (ou Lennonmaníaco) não pode deixar de ter na sua coleção!

Lista de músicas:
01. Be-Bop-A-Lula
02. Stand By Me
03. Rip It Up/Ready Teddy
04. You Can’t Catch Me
05. Ain’t That A Shame
06. Do You Want To Dance
07. Sweet Little Sixteen
08. Slippin’ And Slidin’
09. Peggy Sue
10. Bring It On Home/Send Me Some Lovin’

Link p/ o post original:
http://colecionarock.blogspot.com.br/2013/08/cd-john-lennon-...

Link p/ o blog:
http://colecionarock.blogspot.com.br

URL do Banner do blog:
http://2.bp.blogspot.com/-ZN8g5QV0pbk/UHHiW9JvJYI/AAAAAAAAD7...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
Veja cantor em papel no Piratas do Caribe

147 acessosBeatles: "Sgt. Peppers" reeditado em comemoração aos seus 50 anos83 acessosFabio Lima: "Yesterday" dos Beatles em fingerstyle3260 acessosStar Wars Day: May the Force be with Beatles?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Keith RichardsKeith Richards
"Sgt. Pepper's, dos Beatles, é um monte de merda"

Rock e metalRock e metal
O outro lado das capas de discos

Bob DylanBob Dylan
É dele a "Maior Música de Todos os Tempos"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Hugo MariuttiHugo Mariutti
Indignado com piada sobre a realidade da cena metal no Brasil

Yngwie MalmsteenYngwie Malmsteen
Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista

Power MetalPower Metal
Conheça dez álbuns essenciais do estilo segundo About.com

5000 acessosSasha Grey: ela também é fã de David Bowie5000 acessosRegis Tadeu: Cinco bandas de metal nacional que nada devem aos "gringos"5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 20094547 acessosPunk: três exemplos de como tocar na batera também é difícil5000 acessosTitãs: Paulo Miklos comenta sua saída da banda5000 acessosRock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas

Sobre Paulo Orsi

Paulo Orsi, profissional de marketing, gaitista e vocalista de Blessed Bier Band e autor do blog Colecionarock sobre CDs, DVDs, Camisetas e Livros ligados ao Rock e ao Blues.

Mais matérias de Paulo Orsi no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online