John Lennon: o disco que surgiu de um processo judicial

Resenha - John Lennon - Rock n' Roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Orsi
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Disco solo de John Lennon que surgiu de um processo judicial movido contra ele pelo um cidadão chamado Morris Levy, que detinha os direitos autorais de músicas de vários artistas, entre eles Chuck Berry.

Beatles: banda planejava gravar álbum após Abbey Road com destaque a HarrisonPower Metal: 10 álbuns essenciais do estilo

Alegando que a música Come Together dos Beatles era plágio, Levy processou John, que entrou em acordo e lançou um disco de covers, incluindo outras músicas do catálogo de Levy em seu álbum. Ao todo, são 13 clássicos do rock contemplando outros grandes nomes do gênero além do próprio Berry como Buddy Holly e Gene Vicent.

O disco abre com Be-Bop-A-Lula, de Gene Vicent, uma das primeiras músicas que John tocou com os Quarry Men, sua primeira banda em Liverpool que tocava Skiffle, mistura de rock e country. Na sequência Stand By Me, virou um dos sucessos da carreira solo de Lennon aparecendo em inúmeras coletâneas ao longo dos anos, seguida de um medley das músicas Rip It Up e Ready Teddy, antes da polêmica You Can't Catch Me, de Chuck Berry, motivo principal da gravação do disco. E reparando bem, as músicas são bem semelhantes em alguns momentos.

Ain't That A Shame é mais um rock clássico que ficou conhecido com Fats Domino enquanto Do You Want To Dance sai um pouco do estilo numa versão um pouco mais swingada, puxada para o Reggae! Outra música de Chuck Berry presente no disco vem a seguir com Sweet Little Sixteen, numa versão recheada de metais meio R&B. Slippin' And Slidin' volta aos estilo do rock dos anos 50 assim como Peggy Sue, de um dos ídolos de John, Buddy Holly.

Fechando o disco temos outro medley com Bring It On Home e Send Me Some Lovin' numa versão bem blues, Bony Moronie, essa um pouco mais pesada e lenta, o rock básico de Ya Ya e por último Just Because, uma balada melosa no melhor estilo dos "bailinhos" de antigamente, onde os rapazes convidavam as garotas para dançarem de rosto colado.

Um disco diferente dos que John lançou em sua carreira, mostrando suas origens e as influências musicais que fizeram dele um dos maiores nomes do Rock de todos os tempos. Detalhe para a capa, com uma foto antiga de John numa das viagens dos Beatles a Hamburgo, tirada por Astrid Kircherr, namorada do ex-Beatle e amigo de Lennon, Stuart Shutcliffe. Vale a pena ouvir com atenção, e se você for Beatlemaníaco (ou Lennonmaníaco) não pode deixar de ter na sua coleção!

Lista de músicas:
01. Be-Bop-A-Lula
02. Stand By Me
03. Rip It Up/Ready Teddy
04. You Can't Catch Me
05. Ain't That A Shame
06. Do You Want To Dance
07. Sweet Little Sixteen
08. Slippin' And Slidin'
09. Peggy Sue
10. Bring It On Home/Send Me Some Lovin'

Link p/ o post original:
http://colecionarock.blogspot.com.br/2013/08/cd-john-lennon-...

Link p/ o blog:
http://colecionarock.blogspot.com.br

URL do Banner do blog:
http://2.bp.blogspot.com/-ZN8g5QV0pbk/UHHiW9JvJYI/AAAAAAAAD7...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "John Lennon"Todas as matérias sobre "Beatles"


Beatles: banda planejava gravar álbum após Abbey Road com destaque a HarrisonMeteoro: A Conspiração Beatles divulgada por Olavo de CarvalhoCanal NB: Olavo de Carvalho e o satanismo dos BeatlesBeatles: Maurício Ricardo comenta a estranha teoria de Olavo de CarvalhoBeatles: ouça versão remixada de "Oh! Darling" do relançamento de Abbey RoadBeatles: Olavo de Carvalho diz que eles eram satanistas e semi-analfabetos em músicaPaul McCartney: 1959 a 2019, a trajetória do lendário músico em animaçãoClassic Rock: Os 50 anos de Abbey Road na capa da revistaBeatles: Crítica de "Yesterday", filme inspirado na banda (vídeo)Beatles: Abbey Road, uma Rua para o UniversoJulie Dexter: Sem Medo de Modificar Beatles, Marvin Gaye e ArethaBruno Rocker: 11 grandes solos de guitarra dos Beatles

Drake: após bater recorde, rapper faz tatuagem zoando os BeatlesDrake
Após bater recorde, rapper faz tatuagem zoando os Beatles

John Lennon: como foi o último dia do ex-Beatle (vídeo)Beatles: Ouça uma das faixas inéditas da reedição de Abbey Road

Ozzy Osbourne: os Beatles mudaram a minha vida!Ozzy Osbourne
"os Beatles mudaram a minha vida!"

Vietnã: A representação do conflito no rock da década de 60Vietnã
A representação do conflito no rock da década de 60

Gigwise: site elege os 69 melhores vocalistas da históriaGigwise
Site elege os 69 melhores vocalistas da história


Power Metal: 10 álbuns essenciais do estiloPower Metal
10 álbuns essenciais do estilo

Eddie Van Halen: Eruption foi um acidenteEddie Van Halen
"Eruption foi um acidente"

Tony Iommi: opiniões sobre Dio, Rhoads e HalfordTony Iommi
Opiniões sobre Dio, Rhoads e Halford

Queen - Perguntas e RespostasCradle of Filth: Chimbinha, do Calypso, usando camiseta?Max e Iggor Cavalera: conheça o ônibus de turnê dos irmãosDoc Martens: Rockstars mortos em propaganda de sapatos

Sobre Paulo Orsi

Paulo Orsi, profissional de marketing, gaitista e vocalista de Blessed Bier Band e autor do blog Colecionarock sobre CDs, DVDs, Camisetas e Livros ligados ao Rock e ao Blues.

Mais matérias de Paulo Orsi no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336