Capital Inicial: dando um passeio fora da zona de conforto

Resenha - Saturno - Capital Inicial

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lucas Matos
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Quem acompanhou a banda brasiliense nessa última década, viu a mesma banda dos anos 80 se transformar numa das maiores sensações pop do Brasil. O fato é que o Capital Inicial talvez seja a única banda dos anos 80 a ter a sua melhor fase, a fama e o reconhecimento agora. Isso gerou um certo preconceito por parte de algumas pessoas com o som da banda.
801 acessosTitãs, Lobão, Ultraje, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos5000 acessosComo batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidos

Logo após o acidente do vocalista Dinho Ouro Preto, a banda novamente resolveu se reinventar outra vez. 'Das Kapital', disco lançado em 2010, trouxe uma sonoridade mais consistente, porém ainda tímida, contrastando com o pop açucarado que a banda vinha fazendo após o Acústico MTV. Agora, o Capital Inicial lança seu mais novo disco, 'Saturno', que sonoramente é uma evolução dessa nova fase, reunindo passado e presente no mesmo play. Mais pesado, com muitas guitarras, e dando um passo de distância do que as rádios pedem.

O disco abre com 'O Bem, O Mal e o Indiferente', um musicaço, diga-se de passagem. A introdução é feita por um piano, similar a uma caixinha de música, e explode num riff de guitarra consistente e preciso. O título da música faz referência ao clássico do cinema 'O bom, o mau e o feio' de Sergio Leone. A porradaria vai permeando por faixas como 'Apocalipse Agora', a sombria 'A Valsa do Inferno' e as nitidamente protestantes 'O Cristo Redentor' e 'Saquear Brasília'.

Nem tudo é pesado, o pop costumeiro do Capital continua ali, em faixas como 'Água e Vinho' e 'Noites em Branco'. E as baladas também tem seu espaço, como na faixa-título e 'Sol Entre Nuvens', esta última assinada por Pit Passarell, baixista do Viper.

Os pontos fracos do disco ficam pelo single fraquíssimo 'O Lado Escuro da Lua' e pela regravação de 'Poucas Horas', visto que Dinho mudou (pra pior) a boa letra escrita por Pit Passarell.

A versão pro iTunes inclui duas faixas bônus: 'Eu Ouço Vozes' e 'Um Homem Sem Rosto'.

Destaque para excelente produção de David Corcos, que foi fundamental para o ótimo timbre de todos os instrumentos desse disco, e pro trabalho de guitarras de Yves Passarell.

Sonoramente, 'Saturno' é um disco mais visceral, adulto, e massacra tranquilamente os últimos lançamentos do Capital. A prova de que, inacreditavelmente, podemos ver boa música saindo do mainstream brasileiro. Que as outras bandas também tenham essa ousadia, ainda que tímida, mas que já é alguma coisa.

1 - "O Bem, O Mal e o Indiferente"
2 - "Água e Vinho"
3 - "O Lado Escuro da Lua"
4 - "Saquear Brasília"
5 - "Apocalipse Agora"
6 - "O Cristo Redentor"
7 - "Saturno"
8 - "Noites em Branco"
9 - "Poucas Horas"
10 - "A Valsa do Inferno"
11 - "Sol Entre Nuvens"

Faixas bônus do iTunes:
12 - "Eu Ouço Vozes"
13 - "Um Homem Sem Rosto"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Saturno - Capital Inicial

3359 acessosCapital Inicial: ela acertou mais que errou nessa longa jornada

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 18 de dezembro de 2012

801 acessosTitãs, Lobão, Ultraje, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos809 acessosCapital Inicial: Banda manda recado a Michel Temer em SP0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Capital Inicial"

CoversCovers
Blog elege os melhores da MPB em versão Rock

Dinho Ouro PretoDinho Ouro Preto
Dilma incomodava, mas o impeachment incomoda também

Mente abertaMente aberta
Músicos de metal que tocam ou já tocaram em outros estilos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Capital Inicial"

Sem imaginação?Sem imaginação?
Os nomes de bandas mais estúpidos da história

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Phil Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie Paul

Roger MoreiraRoger Moreira
Resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde

5000 acessosButcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da Playboy5000 acessosLobão: show mais curto da história do Rock não pertence a ele5000 acessosOrtografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?4755 acessosCradle of Filth: Dani Filth alfinetando o Kiss em 19995000 acessosLed Zeppelin: as crianças da capa de "Houses Of The Holy"5000 acessosRick Rubin: produtor volta a comer carne e perde 60 quilos

Sobre Lucas Matos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online