Capital Inicial: dando um passeio fora da zona de conforto
Resenha - Saturno - Capital Inicial
Por Lucas Matos
Postado em 18 de dezembro de 2012
Nota: 8
Quem acompanhou a banda brasiliense nessa última década, viu a mesma banda dos anos 80 se transformar numa das maiores sensações pop do Brasil. O fato é que o Capital Inicial talvez seja a única banda dos anos 80 a ter a sua melhor fase, a fama e o reconhecimento agora. Isso gerou um certo preconceito por parte de algumas pessoas com o som da banda.
Capital Inicial - Mais Novidades
Logo após o acidente do vocalista Dinho Ouro Preto, a banda novamente resolveu se reinventar outra vez. 'Das Kapital', disco lançado em 2010, trouxe uma sonoridade mais consistente, porém ainda tímida, contrastando com o pop açucarado que a banda vinha fazendo após o Acústico MTV. Agora, o Capital Inicial lança seu mais novo disco, 'Saturno', que sonoramente é uma evolução dessa nova fase, reunindo passado e presente no mesmo play. Mais pesado, com muitas guitarras, e dando um passo de distância do que as rádios pedem.
O disco abre com 'O Bem, O Mal e o Indiferente', um musicaço, diga-se de passagem. A introdução é feita por um piano, similar a uma caixinha de música, e explode num riff de guitarra consistente e preciso. O título da música faz referência ao clássico do cinema 'O bom, o mau e o feio' de Sergio Leone. A porradaria vai permeando por faixas como 'Apocalipse Agora', a sombria 'A Valsa do Inferno' e as nitidamente protestantes 'O Cristo Redentor' e 'Saquear Brasília'.
Nem tudo é pesado, o pop costumeiro do Capital continua ali, em faixas como 'Água e Vinho' e 'Noites em Branco'. E as baladas também tem seu espaço, como na faixa-título e 'Sol Entre Nuvens', esta última assinada por Pit Passarell, baixista do Viper.
Os pontos fracos do disco ficam pelo single fraquíssimo 'O Lado Escuro da Lua' e pela regravação de 'Poucas Horas', visto que Dinho mudou (pra pior) a boa letra escrita por Pit Passarell.
A versão pro iTunes inclui duas faixas bônus: 'Eu Ouço Vozes' e 'Um Homem Sem Rosto'.
Destaque para excelente produção de David Corcos, que foi fundamental para o ótimo timbre de todos os instrumentos desse disco, e pro trabalho de guitarras de Yves Passarell.
Sonoramente, 'Saturno' é um disco mais visceral, adulto, e massacra tranquilamente os últimos lançamentos do Capital. A prova de que, inacreditavelmente, podemos ver boa música saindo do mainstream brasileiro. Que as outras bandas também tenham essa ousadia, ainda que tímida, mas que já é alguma coisa.
1 - "O Bem, O Mal e o Indiferente"
2 - "Água e Vinho"
3 - "O Lado Escuro da Lua"
4 - "Saquear Brasília"
5 - "Apocalipse Agora"
6 - "O Cristo Redentor"
7 - "Saturno"
8 - "Noites em Branco"
9 - "Poucas Horas"
10 - "A Valsa do Inferno"
11 - "Sol Entre Nuvens"
Faixas bônus do iTunes:
12 - "Eu Ouço Vozes"
13 - "Um Homem Sem Rosto"
Outras resenhas de Saturno - Capital Inicial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps