Capital Inicial: dando um passeio fora da zona de conforto
Resenha - Saturno - Capital Inicial
Por Lucas Matos
Postado em 18 de dezembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acompanhou a banda brasiliense nessa última década, viu a mesma banda dos anos 80 se transformar numa das maiores sensações pop do Brasil. O fato é que o Capital Inicial talvez seja a única banda dos anos 80 a ter a sua melhor fase, a fama e o reconhecimento agora. Isso gerou um certo preconceito por parte de algumas pessoas com o som da banda.
Capital Inicial - Mais Novidades
Logo após o acidente do vocalista Dinho Ouro Preto, a banda novamente resolveu se reinventar outra vez. 'Das Kapital', disco lançado em 2010, trouxe uma sonoridade mais consistente, porém ainda tímida, contrastando com o pop açucarado que a banda vinha fazendo após o Acústico MTV. Agora, o Capital Inicial lança seu mais novo disco, 'Saturno', que sonoramente é uma evolução dessa nova fase, reunindo passado e presente no mesmo play. Mais pesado, com muitas guitarras, e dando um passo de distância do que as rádios pedem.
O disco abre com 'O Bem, O Mal e o Indiferente', um musicaço, diga-se de passagem. A introdução é feita por um piano, similar a uma caixinha de música, e explode num riff de guitarra consistente e preciso. O título da música faz referência ao clássico do cinema 'O bom, o mau e o feio' de Sergio Leone. A porradaria vai permeando por faixas como 'Apocalipse Agora', a sombria 'A Valsa do Inferno' e as nitidamente protestantes 'O Cristo Redentor' e 'Saquear Brasília'.
Nem tudo é pesado, o pop costumeiro do Capital continua ali, em faixas como 'Água e Vinho' e 'Noites em Branco'. E as baladas também tem seu espaço, como na faixa-título e 'Sol Entre Nuvens', esta última assinada por Pit Passarell, baixista do Viper.
Os pontos fracos do disco ficam pelo single fraquíssimo 'O Lado Escuro da Lua' e pela regravação de 'Poucas Horas', visto que Dinho mudou (pra pior) a boa letra escrita por Pit Passarell.
A versão pro iTunes inclui duas faixas bônus: 'Eu Ouço Vozes' e 'Um Homem Sem Rosto'.
Destaque para excelente produção de David Corcos, que foi fundamental para o ótimo timbre de todos os instrumentos desse disco, e pro trabalho de guitarras de Yves Passarell.
Sonoramente, 'Saturno' é um disco mais visceral, adulto, e massacra tranquilamente os últimos lançamentos do Capital. A prova de que, inacreditavelmente, podemos ver boa música saindo do mainstream brasileiro. Que as outras bandas também tenham essa ousadia, ainda que tímida, mas que já é alguma coisa.
1 - "O Bem, O Mal e o Indiferente"
2 - "Água e Vinho"
3 - "O Lado Escuro da Lua"
4 - "Saquear Brasília"
5 - "Apocalipse Agora"
6 - "O Cristo Redentor"
7 - "Saturno"
8 - "Noites em Branco"
9 - "Poucas Horas"
10 - "A Valsa do Inferno"
11 - "Sol Entre Nuvens"
Faixas bônus do iTunes:
12 - "Eu Ouço Vozes"
13 - "Um Homem Sem Rosto"
Outras resenhas de Saturno - Capital Inicial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
O megahit dos Titãs que introdução tem timbre igual ao de Peter Gabriel
A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
Guitarrista defende opção do Twisted Sister por Sebastian Bach
A banda em que Lars Ulrich se ofereceu para tocar bateria: "ele tem meu número"
A banda brasileira que impressionou Sepultura por som tão bom que parecia estrangeira
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos

Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



