Steve Vai: sequencia mais um "Show" de superação
Resenha - Story of Light - Steve Vai
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 20 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
STEVE VAI é um músico insaciável que sempre soube explorar o próprio talento, sendo um dos poucos "guitar heros" que não tem um temperamento "difícil" a exemplo de outros virtuosos como é o caso de RITCHIE BLACKMORE, YNGWIE MALMSTEEN e MICHAEL SCHENKER o eterno "dois" do G3 de JOE SATRIANI apresenta a segunda parte de sua obra conceitual que começou em 2005 com "Real Illusions: Reflection". Agora esse "The Story of Light" gravado em agosto de 2012 pela "Favored Nations" sequencia mais um "Show" de superação.
Falar de um álbum de STEVE VAI não é tarefa fácil, pois se corre o risco de não encontrarmos as palavras ideais para definir toda a genialidade empregada em sua técnica. Mas a primeira coisa que chama atenção nesse CD é logo a sua estrutura cronológica onde as faixas foram colocadas fora da ordem do conceito, porém por se tratar de um disco 90% instrumental, esse "detalhe" não seria muito necessário. Coisa de gênio.
Musicalmente "Story of Light" traz uma mistura de "Jazz", "Blues", "Hard Rock" e até algumas passagens "Heavy Metal", tudo com o característico tempero de STEVE que "abusa" do pedal "Wah-Wah" e arrisca até passagens acústicas, o que não é seu forte.
Um destaque muito especial desse trabalho é o "cover" de "John the Revelator" originalmente gravado pelo "Bluesmen" BLIND WILLE JOHNSON. Para essa faixa foi convidada a cantora BEVERLY McCLELLAN, vencedora do "The Voice" americano, que faz uma performance excelente.
Nos seus projetos em estúdio STEEVE costuma tocar os instrumentos, até mesmo o baixo, mas na música "The Moon and I" ele resolveu acrescentar as bases de guitarra com o trabalho de DAVE WEINER, já conhecido nos álbuns anteriores. Outro que participa nessa faixa é o novo baterista do DREAM THEATER, MIKE MANGINI, e o "anfitrião" por si só ainda faz o vocal.
Outro trabalho de voz do guitarrista é conferido na canção "No More Amsterdam" onde ele conta com sua antiga colega de escola, a cantora americana AIMEE MANN. Os dois fazem um belo dueto enriquecendo mais ainda a seleção de títulos desse álbum.
Esse CD certamente além de confirmar o talento singular de STEVE VAI entrará para a lista de "tesouros lapidados" pelas mãos desse que possui o talento de transformar sentimento em música, ou vice-versa. Imperdível!
Track List:
1."The Story of Light" 6:15
2."Velorum" 6:09
3."John The Revelator (cover de Blind Willie Johnson)" 3:40
4."The Book of Seven Seals" 3:55
5."Creamsicle Sunset" 3:30
6."Gravity Storm" 5:33
7."Mullach A'tSi" 3:56
8."The Moon and I" 7:17
9."Weeping China Doll" 3:56
10."Racing the World" 3:45
11."No More Amsterdam" 4:15
12."Sunshine Electric Raindrops" 4:15
Duração total:
58:41
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Classic Rock elege a melhor música do Guns N' Roses (e não é "Sweet Child O' Mine")
Led Zeppelin e a fala que Robert Plant tem vergonha mas não tem como apagar da história
Steven Tyler explica porque recusou ser vocalista do Led Zeppelin

Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai



