Steve Vai: sequencia mais um "Show" de superação
Resenha - Story of Light - Steve Vai
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 20 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
STEVE VAI é um músico insaciável que sempre soube explorar o próprio talento, sendo um dos poucos "guitar heros" que não tem um temperamento "difícil" a exemplo de outros virtuosos como é o caso de RITCHIE BLACKMORE, YNGWIE MALMSTEEN e MICHAEL SCHENKER o eterno "dois" do G3 de JOE SATRIANI apresenta a segunda parte de sua obra conceitual que começou em 2005 com "Real Illusions: Reflection". Agora esse "The Story of Light" gravado em agosto de 2012 pela "Favored Nations" sequencia mais um "Show" de superação.
Falar de um álbum de STEVE VAI não é tarefa fácil, pois se corre o risco de não encontrarmos as palavras ideais para definir toda a genialidade empregada em sua técnica. Mas a primeira coisa que chama atenção nesse CD é logo a sua estrutura cronológica onde as faixas foram colocadas fora da ordem do conceito, porém por se tratar de um disco 90% instrumental, esse "detalhe" não seria muito necessário. Coisa de gênio.
Musicalmente "Story of Light" traz uma mistura de "Jazz", "Blues", "Hard Rock" e até algumas passagens "Heavy Metal", tudo com o característico tempero de STEVE que "abusa" do pedal "Wah-Wah" e arrisca até passagens acústicas, o que não é seu forte.
Um destaque muito especial desse trabalho é o "cover" de "John the Revelator" originalmente gravado pelo "Bluesmen" BLIND WILLE JOHNSON. Para essa faixa foi convidada a cantora BEVERLY McCLELLAN, vencedora do "The Voice" americano, que faz uma performance excelente.
Nos seus projetos em estúdio STEEVE costuma tocar os instrumentos, até mesmo o baixo, mas na música "The Moon and I" ele resolveu acrescentar as bases de guitarra com o trabalho de DAVE WEINER, já conhecido nos álbuns anteriores. Outro que participa nessa faixa é o novo baterista do DREAM THEATER, MIKE MANGINI, e o "anfitrião" por si só ainda faz o vocal.
Outro trabalho de voz do guitarrista é conferido na canção "No More Amsterdam" onde ele conta com sua antiga colega de escola, a cantora americana AIMEE MANN. Os dois fazem um belo dueto enriquecendo mais ainda a seleção de títulos desse álbum.
Esse CD certamente além de confirmar o talento singular de STEVE VAI entrará para a lista de "tesouros lapidados" pelas mãos desse que possui o talento de transformar sentimento em música, ou vice-versa. Imperdível!
Track List:
1."The Story of Light" 6:15
2."Velorum" 6:09
3."John The Revelator (cover de Blind Willie Johnson)" 3:40
4."The Book of Seven Seals" 3:55
5."Creamsicle Sunset" 3:30
6."Gravity Storm" 5:33
7."Mullach A'tSi" 3:56
8."The Moon and I" 7:17
9."Weeping China Doll" 3:56
10."Racing the World" 3:45
11."No More Amsterdam" 4:15
12."Sunshine Electric Raindrops" 4:15
Duração total:
58:41
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Solos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Bruce Dickinson diz que Iron Maiden rejeitou "Tears Of The Dragon"

A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Steve Vai já afirmou que sua banda "não é uma democracia, é uma ditadura"
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Joe Satriani e Steve Vai anunciam "The Sea of Emotion", primeiro álbum do SatchVai
Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



