Steve Vai: sequencia mais um "Show" de superação
Resenha - Story of Light - Steve Vai
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 20 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
STEVE VAI é um músico insaciável que sempre soube explorar o próprio talento, sendo um dos poucos "guitar heros" que não tem um temperamento "difícil" a exemplo de outros virtuosos como é o caso de RITCHIE BLACKMORE, YNGWIE MALMSTEEN e MICHAEL SCHENKER o eterno "dois" do G3 de JOE SATRIANI apresenta a segunda parte de sua obra conceitual que começou em 2005 com "Real Illusions: Reflection". Agora esse "The Story of Light" gravado em agosto de 2012 pela "Favored Nations" sequencia mais um "Show" de superação.
Falar de um álbum de STEVE VAI não é tarefa fácil, pois se corre o risco de não encontrarmos as palavras ideais para definir toda a genialidade empregada em sua técnica. Mas a primeira coisa que chama atenção nesse CD é logo a sua estrutura cronológica onde as faixas foram colocadas fora da ordem do conceito, porém por se tratar de um disco 90% instrumental, esse "detalhe" não seria muito necessário. Coisa de gênio.
Musicalmente "Story of Light" traz uma mistura de "Jazz", "Blues", "Hard Rock" e até algumas passagens "Heavy Metal", tudo com o característico tempero de STEVE que "abusa" do pedal "Wah-Wah" e arrisca até passagens acústicas, o que não é seu forte.
Um destaque muito especial desse trabalho é o "cover" de "John the Revelator" originalmente gravado pelo "Bluesmen" BLIND WILLE JOHNSON. Para essa faixa foi convidada a cantora BEVERLY McCLELLAN, vencedora do "The Voice" americano, que faz uma performance excelente.
Nos seus projetos em estúdio STEEVE costuma tocar os instrumentos, até mesmo o baixo, mas na música "The Moon and I" ele resolveu acrescentar as bases de guitarra com o trabalho de DAVE WEINER, já conhecido nos álbuns anteriores. Outro que participa nessa faixa é o novo baterista do DREAM THEATER, MIKE MANGINI, e o "anfitrião" por si só ainda faz o vocal.
Outro trabalho de voz do guitarrista é conferido na canção "No More Amsterdam" onde ele conta com sua antiga colega de escola, a cantora americana AIMEE MANN. Os dois fazem um belo dueto enriquecendo mais ainda a seleção de títulos desse álbum.
Esse CD certamente além de confirmar o talento singular de STEVE VAI entrará para a lista de "tesouros lapidados" pelas mãos desse que possui o talento de transformar sentimento em música, ou vice-versa. Imperdível!
Track List:
1."The Story of Light" 6:15
2."Velorum" 6:09
3."John The Revelator (cover de Blind Willie Johnson)" 3:40
4."The Book of Seven Seals" 3:55
5."Creamsicle Sunset" 3:30
6."Gravity Storm" 5:33
7."Mullach A'tSi" 3:56
8."The Moon and I" 7:17
9."Weeping China Doll" 3:56
10."Racing the World" 3:45
11."No More Amsterdam" 4:15
12."Sunshine Electric Raindrops" 4:15
Duração total:
58:41
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
Bon Jovi cita "Elvis gordo" e desabafa: "se não puder ser quem fui, acabou"
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
O músico da Legião Urbana que Renato Russo considerava "excepcional, mas sem cultura musical"

Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
O melhor álbum de todos os tempos, segundo Steve Vai
O artista pop que Steve Vai passou a ouvir por influência de sua esposa
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



