Steve Vai: sequencia mais um "Show" de superação
Resenha - Story of Light - Steve Vai
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 20 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
STEVE VAI é um músico insaciável que sempre soube explorar o próprio talento, sendo um dos poucos "guitar heros" que não tem um temperamento "difícil" a exemplo de outros virtuosos como é o caso de RITCHIE BLACKMORE, YNGWIE MALMSTEEN e MICHAEL SCHENKER o eterno "dois" do G3 de JOE SATRIANI apresenta a segunda parte de sua obra conceitual que começou em 2005 com "Real Illusions: Reflection". Agora esse "The Story of Light" gravado em agosto de 2012 pela "Favored Nations" sequencia mais um "Show" de superação.
Falar de um álbum de STEVE VAI não é tarefa fácil, pois se corre o risco de não encontrarmos as palavras ideais para definir toda a genialidade empregada em sua técnica. Mas a primeira coisa que chama atenção nesse CD é logo a sua estrutura cronológica onde as faixas foram colocadas fora da ordem do conceito, porém por se tratar de um disco 90% instrumental, esse "detalhe" não seria muito necessário. Coisa de gênio.
Musicalmente "Story of Light" traz uma mistura de "Jazz", "Blues", "Hard Rock" e até algumas passagens "Heavy Metal", tudo com o característico tempero de STEVE que "abusa" do pedal "Wah-Wah" e arrisca até passagens acústicas, o que não é seu forte.
Um destaque muito especial desse trabalho é o "cover" de "John the Revelator" originalmente gravado pelo "Bluesmen" BLIND WILLE JOHNSON. Para essa faixa foi convidada a cantora BEVERLY McCLELLAN, vencedora do "The Voice" americano, que faz uma performance excelente.
Nos seus projetos em estúdio STEEVE costuma tocar os instrumentos, até mesmo o baixo, mas na música "The Moon and I" ele resolveu acrescentar as bases de guitarra com o trabalho de DAVE WEINER, já conhecido nos álbuns anteriores. Outro que participa nessa faixa é o novo baterista do DREAM THEATER, MIKE MANGINI, e o "anfitrião" por si só ainda faz o vocal.
Outro trabalho de voz do guitarrista é conferido na canção "No More Amsterdam" onde ele conta com sua antiga colega de escola, a cantora americana AIMEE MANN. Os dois fazem um belo dueto enriquecendo mais ainda a seleção de títulos desse álbum.
Esse CD certamente além de confirmar o talento singular de STEVE VAI entrará para a lista de "tesouros lapidados" pelas mãos desse que possui o talento de transformar sentimento em música, ou vice-versa. Imperdível!
Track List:
1."The Story of Light" 6:15
2."Velorum" 6:09
3."John The Revelator (cover de Blind Willie Johnson)" 3:40
4."The Book of Seven Seals" 3:55
5."Creamsicle Sunset" 3:30
6."Gravity Storm" 5:33
7."Mullach A'tSi" 3:56
8."The Moon and I" 7:17
9."Weeping China Doll" 3:56
10."Racing the World" 3:45
11."No More Amsterdam" 4:15
12."Sunshine Electric Raindrops" 4:15
Duração total:
58:41
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O motivo pelo qual Slash não quer saber de filme sobre o Guns N' Roses
A letra que fez Hammett e Hetfield, do Metallica, chorarem
Bruce Dickinson: Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!


O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



