Guns N' Roses: Nice boys don't play rock n' roll
Resenha - Live ?!*@ Like a Suicide - Guns N' Roses
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 06 de julho de 2012
Nota: 10
"Hey fuckers, suck on Guns N' Fuckin' Roses!". Em 16 de dezembro de 1986, o mundo ouviu SLASH gritar a frase antes da execução de "Reckless Life", composição quase punk de STRADLIN e AXL trazida do HOLLYWOOD ROSE, a banda anterior de ambos, e que ainda contou em sua formação com o habilidoso - e muito louco - baterista STEVEN ADLER em sua formação. Pronto: começava uma história - como todo mundo já sabe- de brigas, drogas, processos, dinheiro a rodo e música de primeiríssima.
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Live ?!*@ Like a Suicide" (que, no Brasil foi lançado com esse nome, mas na verdade era a soma desse registro com o EP "Lies" de 1988), foi gravado nos estúdios Pasha em Los Angeles e é um "falso" ao vivo: por questões de custo a gravadora optou pelo registro em estúdio com a adição posterior da "platéia". Segundo a autobiografia de ADLER, o som do público seria do festival "Texxas Jam" (com dois x), realizado nos anos setenta (!!!).
O álbum começa rasgando tudo com "Reckless Life" - que como dito acima veio do espólio do HOLLYWOOD ROSES - do qual também partiram clássicos como "Back Off Bitch" e "Anything Goes". "Vida inconseqüente" é uma porrada de primeira, uma cacetada com força punk, cheia de punch e com AXL mostrando uma vontade fora do normal. Enquanto isso, SLASH começava sua caminhada de reconhecimento mundial: o solo dessa faixa é duro como rocha!
"Nice Boys" é cover da banda australiana ROSE TATOO (que inclusive abriu shows para o GUNS em 1993). A música é jogo rápido: três minutos e poucos acordes, tem como brinde um solo de slide pra lá de legal e mostra como essa base crua - "roots" - criaria clássicos posteriores como "Garden of Eden" e "Double Talking Jive". "Move To The City", é o resultado da base swingada dos AEROSMITH com o vocal único - e na época quase juvenil - de AXL.
O álbum encerra com uma reverência aos mestres - "Mama Kin", do primeiro álbum do AEROSMITH fecha o disco com um som árido, grudento - e com solo seco de SLASH. Para quem gosta de comparações: procure o antológico show de Paris, em 1992, no qual o GUNS divide o palco com os "donos" da música e tire suas conclusões!
"Talvez" se AXL não fosse tão megalomaníaco, se ADLER não tivesse passado da conta, se IZZY não tivesse enchido o saco etc, eles ainda poderiam estar juntos, quebrando tudo. Como não dá para saber, o bom é escutar registros como esse até entupir os ouvidos. "Nice boys don´t play rock n´roll".
Track List:
"Reckless Life"
"Nice Boys"
"Move To The City"
"Mama Kin"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps