Blaze Bayley: Novo álbum destoa negativamente de anteriores
Resenha - King of Metal - Blaze Bayley
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 19 de março de 2012
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Blaze Bayley tem uma carreira solo respeitável, repleta de ótimos discos. Álbuns como "Silicon Messiah" (2000), "Tenth Dimension" (2002), "Blood & Belief" (2004) e "The Man Who Would Not Die" (2008) são excelentes trabalhos, que trazem um heavy metal ao mesmo tempo tradicional, moderno e atual. Entretanto, "The King of Metal", sexto disco de estúdio do vocalista, destoa dos anteriores, e negativamente.
Bayley Alexander Cooke passou por diversos problemas em sua vida pessoal nos últimos anos. A morte repentina de sua esposa Deborah, em 27 de setembro de 2008, marcou profundamente o vocalista, e não tinha com ser diferente. As letras de "The King of Metal" refletem o complicado momento atravessado por Blaze em sua vida pessoal, com uma transparência poucas vezes vista em um disco de heavy metal. Porém, um álbum não se faz apenas com boas letras.
Ao lado de Blaze estão os guitarristas Thomas Zwijsen e Andrea Neri, o baixista Matteo Grazzini e o baterista Claudio Tirincanti. Produzido pelo próprio Bayley, o disco é decepcionante. As faixas soam repetitivas e pouco inspiradas. A péssima produção torna essas características ainda mais evidentes, puxando tudo para baixo. A performance vocal de Blaze não é das melhores, o que compromete bastante o resultado final. Ouça "Beginning", a última música do álbum, e comprove.
Há poucos momentos dignos de nota em "The King of Metal". O quarteto inicial, com a faixa-título, "Dimebag" (em homenagem ao falecido guitarrista do Pantera e com um bonito solo), "The Black Country" e "The Rainbow Fades to Black" (outra homenagem, agora a Ronnie James Dio), contém os pontos mais altos do disco e, mesmo assim, são composições, no geral, apenas medianas.
É elogiável o fato de Blaze Bayley, apesar de todos os problemas que passou – e ainda está atravessando – em sua vida conseguir lançar um novo álbum. Porém, é triste perceber que "The King of Metal" está muito abaixo não só de todos os seus excelentes discos solo, mas também de tudo o que ele gravou com o Wolfsbane e o Iron Maiden – aliás, vale a pena dar uma conferida em "Wolfsbane Save the World", grande álbum lançado pelo Wolfsbane recentemente, e que é muito superior a "The King of Metal".
Espero que Blaze consiga superar todos os obstáculos que a vida colocou em seu caminho, e volte a gravar álbuns com a qualidade que sempre gravou. "The King of Metal", infelizmente, é um disco indicado, com muita boa vontade, apenas para os fãs.
Faixas:
The King of Metal
Dimebag
The Black Country
The Rainbow Fades to Black
Fate
One More Step
Fighter
Judge Me
Difficult
Beginning
Outras resenhas de King of Metal - Blaze Bayley
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
O baterista idolatrado por Neil Peart e Stewart Copeland; "o auge inalcançável"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
O cantor com quem Paul McCartney sempre quis trabalhar e finalmente conseguiu
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"
Capas de álbuns: 30 das piores artes da história
Nicko McBrain deu troco em jornalista que o gravou reclamando do Bruce Dickinson
Blaze Bayley: História de vida em forma de disco
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
Blaze Bayley revela estar começando a coletar ideias para o próximo álbum
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



