Riot: Banda continua com uma motivação contagiante
Resenha - Immortal Soul - Riot
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 17 de dezembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o vocalista Mike DiMeo ter assumido o posto de Jorn Lande no Masterplan para gravar o controverso "MK II" (07), o Riot passou por uma fase bem complicada. Mas esta banda de New York, cuja trajetória começou no distante 1975, já havia transposto outros momentos difíceis sem deixar que os problemas afetassem a qualidade de sua música, inclusive tendo em "Fire Down Under" (81) e "Thundersteel" (88) registros importantíssimos para o Heavy Metal e Hard Rock.
Após cinco anos afastados dos estúdios, o grupo anunciou uma nova formação que vem gerando considerável expectativa no meio musical por ser a mesma que gravou o mencionado e tão estimado "Thundersteel". E é neste panorama que seu 14° álbum, "Immortal Soul", se desenvolveu e está chegando agora ao mercado, mostrando que o guitarrista Mark Reale e seu Riot continuam com uma motivação contagiante e muita versatilidade no momento de compor.
"Immortal Soul" segue com uma veia mais pesada se comparada com os últimos álbuns da banda, mas a realidade é que a mistura de Heavy Metal com Hard Rock é tão profunda que se torna indistinguível em muitas ocasiões. O trabalho das guitarras é agressivo, melódico e grudento, com solos transbordando feeling e uma cozinha que, como não poderia deixar de ser, é impecável. E o próprio Tony Moore, mesmo menos estridente, continua dando uma aula de interpretação atrás do microfone.
Há várias referências diretas para com os discos do passado, em especial o paralelo existente entre a nova "Still Your Man" e a saudosa "Johnny's Back", de 1988. Mas o repertório vai para muito além destas homenagens, sendo estruturado para fluir de forma dinâmica e com doses inebriantes de boa música, como as muito melódicas "Wings Are For Angels", com um refrão bem fácil de acompanhar, "Fall Before Me" ou "Whiskey Man".
Independente das reais razões por trás desta reformulação do Riot, com a mesma formação que seus fãs tanto admiraram um dia, "Immortal Soul" é um disco sério e que já vem sendo carinhosamente chamado de ‘irmão mais novo’ do "Thundersteel". Não há como um admirador incondicional do Hard / Heavy clássico se decepcionar com um trabalho deste porte, e a geração mais nova encontrará as mais honestas raízes do gênero por aqui. Vale a aquisição!
Contato:
http://www.riotrockcity.com
http://www.myspace.com/officialriotnyc
Formação:
Tony Moore - voz
Mark Reale - guitarra
Mike Flyntz - guitarra
Don Van Stavern - baixo
Bobby Jarzombek - bateria
Riot - Immortal Soul
(2011 / SPV – importado)
01. Riot
02. Still Your Man
03. Crawling
04. Wings Are For Angels
05. Fall Before Me
06. Sins Of The Father
07. Majestica
08. Immortal Soul
09. Insanity
10. Whiskey Man
11. Believe
12. Echoes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
A banda que deixou Joan Jett "morrendo de medo" antes de subir ao palco
Black Sabbath tentou compor disco nos anos 2000, mas não rolou
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Como Serguei ajudou Sylvinho Blau Blau a se sentir confortável com o próprio nome artístico
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
Vocalistas: Os 10 melhores da história do rock
A música do Slayer que "embaralhou" a cabeça de Andreas Kisser, do Sepultura
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas

As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber



