Motorhead: as melhores cartas do baralho da banda
Resenha - All The Aces - Motorhead
Por Fernão Silveira
Postado em 17 de dezembro de 2008
Quem nunca sacudiu a cabeça ao som de "Ace of Spades" ou brincou de air guitar ao ouvir os atordoantes acordes iniciais de "Orgasmatron"? Acima de qualquer questão estética ou musical, o MOTÖRHEAD é uma instituição do rock pesado, um pilar do heavy metal, o autêntico pai do thrash como nós o conhecemos. É para celebrar este legado que a Castle Music lançou "All the Aces – The Best of MOTÖRHEAD", uma coletânea com alguns dos maiores sucessos forjados pela banda do imortal Lemmy Kilmister entre o final dos anos 70 e a primeira metade dos anos 80.
Apesar do nome pretensioso, a coletânea não consegue abranger "todos os ases" da longa e altamente frutífera trajetória do grupo, que já conta com mais de 30 anos de estrada e algumas dezenas de discos lançados. Entretanto, ao concentrar-se no período entre 1978 e 1986, o track list oferece algumas obras-primas da fase mais importante e representativa do grupo.
Ao ouvir pauladas como "Overkill", "Bomber" e "Iron Fist", isso sem falar nas elementares "Ace of Spades" e "Orgasmatron", fica ainda mais fácil compreender por que a banda é cultuada por thrashers, motoqueiros, punks e headbangers em geral. Afinal de contas, Lemmy e seu MOTÖRHEAD estabeleceram novos padrões de atitude, peso e velocidade para o bom e velho rock n' roll.
Só para lembrar aos desavisados a importância do MOTÖRHEAD (como se isso fosse realmente necessário...), basta olhar para a relação de bandas que são declaradamente fãs de Lemmy e sua trupe: METALLICA, SEPULTURA, RAMONES, OZZY OSBOURNE e FOO FIGHTERS, entre muitas outras. Um grupo que consegue influenciar tantos monstros do rock de forma tão marcante precisa ser considerado com muito respeito e admiração.
Outro destaque positivo de "All the Aces" é o DVD com 14 faixas ao vivo capturadas entre 1980 e 1983, além do videoclipe promocional de "Killed By Death", de 1984. Dessa forma, a coletânea proporciona uma experiência completa, sonora e visual, aos fãs.
O DVD torna-se especialmente valioso porque é sempre interessante conferir as performances ao vivo do MOTÖRHEAD, uma das bandas de metal de melhor desempenho no palco - ambiente onde Lemmy e seus colegas construíram boa parte de sua reputação. Isso sem falar no clipe de "Killed By Death", deliciosamente oitentista, totalmente over, com todos os melhores e mais básicos clichês dos "bad boys" roqueiros.
Se você conhece pouco e está interessado em aprender mais sobre a banda, "All the Aces" é uma excelente pedida para começar a coleção. Para os fãs escolados, talvez o melhor apelo seja mesmo a oportunidade de conferir os registros ao vivo contidos no DVD. Mas o fato é que ninguém fica imune ao som do MOTÖRHEAD. Portanto, deixe-se contagiar!
"All the Aces – The Best of MOTÖRHEAD"
CD
Ace of Spades
Killed By Death
Motörhead
Iron Fist
Orgasmatron
Love Me Like a Reptile
(We Are) The Roadcrew
Bomber
The Chase is Better Than the Catch
Louie, Louie
No Class
Deaf Forever
Over the Top
Overkill
DVD
Ace of Spades
Overkill
No Class
I Got Mine
Stay Clean
Iron Fist
The Chase is Better Than the Catch
Dead Men Tell No Tales
Shine
Capricorn
Poison
One Track Mind
Motörhead
Bomber
Killed By Death (Bonus track)
Gravadora: Castle Music (nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps