Exodus: sem o frescor e a crueza daqueles tempos
Resenha - Let There Be Blood - Exodus
Por César Garcia
Fonte: Resenha Metal
Postado em 01 de dezembro de 2008
O Thrash Metal, que explodiu como grande gênero do metal nos anos 1980, voltou com tudo de uns tempos pra cá, ficando em voga novamente com o surgimento de novas boas bandas e com algumas antigas retornando às atividades e lançando álbuns novos. E mesmo as bandas que continuaram na ativa desde aquela época e estão por aí até hoje ganharam um gás novo. Em meio a isso chama a atenção o fato de algumas dessas bandas estarem regravando seus clássicos do passado, utilizando-se da moderna tecnologia disponível atualmente como principal motivação, além da possibilidade de dar uma nova roupagem às músicas. Foi o caso do Destruction, com "Thrash Anthems", e do Anthrax, com "The Greater Of Two Evils", por exemplo. E agora vem o Exodus, com este "Let There Be Blood", regravação do clássico "Bonded By Blood", de 1985.
Não vejo muito sentido em regravar um disco de tempos distantes, ainda mais um clássico absoluto, que já tem toda uma história por trás, como é o caso. Há, claro, alguns benefícios, principalmente porque a tecnologia de gravação está muito mais avançada hoje em dia, sem falar que naquela época algumas bandas contavam com recursos ínfimos para trabalharem. Hoje, a produção é melhor, consegue-se muito mais peso e, em alguns casos, até timbres melhores. Como explicou o guitarrista Gary Holt, isso foi um fator determinante para a regravação – e, ainda, a vontade de prestar homenagem ao falecido vocalista Paul Baloff. O disco original, porém, guarda o frescor e a crueza daqueles tempos.
Que as músicas são ótimas, não há como negar, e, apesar de serem praticamente reproduzidas nota-por-nota na nova edição, ganharam uma cor diferente por causa da formação atual, que, além do guitarrista Gary Holt e do baterista Tom Hunting, únicos remanescentes da gravação original, conta ainda com o vocalista Rob Dukes, o guitarrista Lee Altus e o baixista Jack Gibson, nos lugares de Paul Baloff, Rick Hunolt e Rob McKillop, respectivamente. O álbum ainda traz como bônus a faixa "Hell's Breath".
Sob a produção de Gary Holt e com mixagem de Andy Sneap, "Let There Be Blood" serve para mostrar o quão atemporais e relevantes são as músicas de "Bonded By Blood", mas a melhor opção seria o Exodus ter seguido em frente, gravando a continuidade do ótimo "The Atrocity Exhibition: Exhibit A", último lançamento de inéditas.
Tracklist:
1. Bonded by Blood
2. Exodus
3. And Then There Were None
4. A Lesson in Violence
5. Metal Command
6. Piranha
7. No Love
8. Deliver us to Evil
9. Strike of the Beast
10. Hell's Breath (bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps