Helloween: depois de Kiske e Schwichtenberg
Resenha - Master of The Rings Expanded Edition - Helloween
Por Rodrigo Simas
Fonte: Helloween
Postado em 19 de junho de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois do lançamento de "Chameleon", em 1993, o Helloween enfrentou um duro e não tão justo ataque da crítica e dos fãs, que culminaram na demissão de Ingo Schwichtenberg (que viria a se suicidar mais tarde) e do até então insubstituível Michael Kiske, causando um trauma severo nas fundações da banda, que quase ruiu e decretou o fim de suas atividades.
Michael Weikath foi então à procura de novos integrantes e recrutou o ex-Pink Cream 69 Andi Deris (voz) e o ex-Gamma Ray Uli Kusch (bateria), arriscando mais uma vez. O clima era de tudo ou nada, mas o Helloween soube contornar a situação e reverter a pressão, em uma das sessões mais leves e descontraídas que a banda já fez. E isso transparece por toda a audição de "Master of The Rings".
Da ótima introdução "Irritation", passando pelos clássicos "Sole Survivor" e "Where The Rain Grows", não só Uli se sobressai como Andi se destaca, impondo e incorporando sua identidade ao som do grupo. Essa nova influência é visível em "Why", de sua autoria, que mostra suas qualidades também como compositor. Além disso, desde que entrou na banda, seus vocais nunca voltaram a soar tão naturais, em composições que realmente se encaixavam no seu estilo, com uma pegada mais hard rock, não tão heavy metal.
A banda mostra que ainda sabe ser divertida nas ótimas "Perfect Gentleman" e "The Game Is On" e Deris reaparece na dispensável balada "In The Middle Of a Heartbeat". Michael Weikath se mantém como principal compositor, assinando mais da metade das faixas, com destaque para "Secret Alibi", mas Roland Grapow também contribui com "Mr.Ego (Take Me Down)", que virou o primeiro single, na fraca "Take Me Home" e na poderosa "Still We Go", que fecha "Master Of The Rings" com chave (ou seria anel?) de ouro.
O CD bônus traz outra música composta somente por Deris ("Can’t Fight Your Desire"), a boa "Star Invasion", os covers "Cold Sweat" (Thin Lizzy), "I Stole Your Love" (Kiss) e a belíssima "Close To Home" (Grand Funk Railroad), cantada por Roland Grapow. Além dessas, "Silicon Dream", a única música de Markus Grosskopf registrada nas sessões, e a instrumental "malmsteeniana", como o próprio nome já entrega, "Grapowski’s Malmsuite 1001".
"Master of The Rings" permanece até hoje em uma posição de destaque na discografia do Helloween e é considerado por muitos fãs o ponto alto da era Andi Deris. Um disco bastante acessível, mas que soube reunir as melhores qualidades dos alemães, com refrões fortes e melodias marcantes. O encarte desta nova edição dupla é bem completo, com uma entrevista muito interessante com o próprio Weikath, que conta um pouco do que a banda vivia na época e assume que, de muitas maneiras, esse foi o verdadeiro "Kepper Of The Seven Keys parte 3".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"


O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Helloween: Eliran Kantor e Marcos Moura transformam "Giants and Monsters" em obra visual
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


