Helloween: depois de Kiske e Schwichtenberg
Resenha - Master of The Rings Expanded Edition - Helloween
Por Rodrigo Simas
Fonte: Helloween
Postado em 19 de junho de 2008
Nota: 9
Depois do lançamento de "Chameleon", em 1993, o Helloween enfrentou um duro e não tão justo ataque da crítica e dos fãs, que culminaram na demissão de Ingo Schwichtenberg (que viria a se suicidar mais tarde) e do até então insubstituível Michael Kiske, causando um trauma severo nas fundações da banda, que quase ruiu e decretou o fim de suas atividades.
Michael Weikath foi então à procura de novos integrantes e recrutou o ex-Pink Cream 69 Andi Deris (voz) e o ex-Gamma Ray Uli Kusch (bateria), arriscando mais uma vez. O clima era de tudo ou nada, mas o Helloween soube contornar a situação e reverter a pressão, em uma das sessões mais leves e descontraídas que a banda já fez. E isso transparece por toda a audição de "Master of The Rings".
Da ótima introdução "Irritation", passando pelos clássicos "Sole Survivor" e "Where The Rain Grows", não só Uli se sobressai como Andi se destaca, impondo e incorporando sua identidade ao som do grupo. Essa nova influência é visível em "Why", de sua autoria, que mostra suas qualidades também como compositor. Além disso, desde que entrou na banda, seus vocais nunca voltaram a soar tão naturais, em composições que realmente se encaixavam no seu estilo, com uma pegada mais hard rock, não tão heavy metal.
A banda mostra que ainda sabe ser divertida nas ótimas "Perfect Gentleman" e "The Game Is On" e Deris reaparece na dispensável balada "In The Middle Of a Heartbeat". Michael Weikath se mantém como principal compositor, assinando mais da metade das faixas, com destaque para "Secret Alibi", mas Roland Grapow também contribui com "Mr.Ego (Take Me Down)", que virou o primeiro single, na fraca "Take Me Home" e na poderosa "Still We Go", que fecha "Master Of The Rings" com chave (ou seria anel?) de ouro.
O CD bônus traz outra música composta somente por Deris ("Can’t Fight Your Desire"), a boa "Star Invasion", os covers "Cold Sweat" (Thin Lizzy), "I Stole Your Love" (Kiss) e a belíssima "Close To Home" (Grand Funk Railroad), cantada por Roland Grapow. Além dessas, "Silicon Dream", a única música de Markus Grosskopf registrada nas sessões, e a instrumental "malmsteeniana", como o próprio nome já entrega, "Grapowski’s Malmsuite 1001".
"Master of The Rings" permanece até hoje em uma posição de destaque na discografia do Helloween e é considerado por muitos fãs o ponto alto da era Andi Deris. Um disco bastante acessível, mas que soube reunir as melhores qualidades dos alemães, com refrões fortes e melodias marcantes. O encarte desta nova edição dupla é bem completo, com uma entrevista muito interessante com o próprio Weikath, que conta um pouco do que a banda vivia na época e assume que, de muitas maneiras, esse foi o verdadeiro "Kepper Of The Seven Keys parte 3".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps