Helloween: depois de Kiske e Schwichtenberg

Resenha - Master of The Rings Expanded Edition - Helloween

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Simas, Fonte: Helloween
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Depois do lançamento de "Chameleon", em 1993, o Helloween enfrentou um duro e não tão justo ataque da crítica e dos fãs, que culminaram na demissão de Ingo Schwichtenberg (que viria a se suicidar mais tarde) e do até então insubstituível Michael Kiske, causando um trauma severo nas fundações da banda, que quase ruiu e decretou o fim de suas atividades.

Helloween: nenhuma banda deveria trocar de vocalista, diz Andi DerisHit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Michael Weikath foi então à procura de novos integrantes e recrutou o ex-Pink Cream 69 Andi Deris (voz) e o ex-Gamma Ray Uli Kusch (bateria), arriscando mais uma vez. O clima era de tudo ou nada, mas o Helloween soube contornar a situação e reverter a pressão, em uma das sessões mais leves e descontraídas que a banda já fez. E isso transparece por toda a audição de "Master of The Rings".

Da ótima introdução "Irritation", passando pelos clássicos "Sole Survivor" e "Where The Rain Grows", não só Uli se sobressai como Andi se destaca, impondo e incorporando sua identidade ao som do grupo. Essa nova influência é visível em "Why", de sua autoria, que mostra suas qualidades também como compositor. Além disso, desde que entrou na banda, seus vocais nunca voltaram a soar tão naturais, em composições que realmente se encaixavam no seu estilo, com uma pegada mais hard rock, não tão heavy metal.

A banda mostra que ainda sabe ser divertida nas ótimas "Perfect Gentleman" e "The Game Is On" e Deris reaparece na dispensável balada "In The Middle Of a Heartbeat". Michael Weikath se mantém como principal compositor, assinando mais da metade das faixas, com destaque para "Secret Alibi", mas Roland Grapow também contribui com "Mr.Ego (Take Me Down)", que virou o primeiro single, na fraca "Take Me Home" e na poderosa "Still We Go", que fecha "Master Of The Rings" com chave (ou seria anel?) de ouro.

O CD bônus traz outra música composta somente por Deris ("Can't Fight Your Desire"), a boa "Star Invasion", os covers "Cold Sweat" (Thin Lizzy), "I Stole Your Love" (Kiss) e a belíssima "Close To Home" (Grand Funk Railroad), cantada por Roland Grapow. Além dessas, "Silicon Dream", a única música de Markus Grosskopf registrada nas sessões, e a instrumental "malmsteeniana", como o próprio nome já entrega, "Grapowski's Malmsuite 1001".

"Master of The Rings" permanece até hoje em uma posição de destaque na discografia do Helloween e é considerado por muitos fãs o ponto alto da era Andi Deris. Um disco bastante acessível, mas que soube reunir as melhores qualidades dos alemães, com refrões fortes e melodias marcantes. O encarte desta nova edição dupla é bem completo, com uma entrevista muito interessante com o próprio Weikath, que conta um pouco do que a banda vivia na época e assume que, de muitas maneiras, esse foi o verdadeiro "Kepper Of The Seven Keys parte 3".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Helloween"


Helloween: nenhuma banda deveria trocar de vocalista, diz Andi DerisHelloween
Nenhuma banda deveria trocar de vocalista, diz Andi Deris

Helloween: vídeo oficial de I Want Out no Rock In Rio; assistaHelloween
Vídeo oficial de "I Want Out" no Rock In Rio; assista

Grandes covers: cinco versões para "Eagle Fly Free", do HelloweenEm 30/10/2000: Helloween lançava The Dark Ride, que marcou o fim de uma eraEm 26/10/1985: Helloween lançava seu primeiro álbum, Walls Of Jericho

Helloween: Banda inicia trabalhos em estúdio para novo álbum com Hansen e KiskeHelloween
Banda inicia trabalhos em estúdio para novo álbum com Hansen e Kiske

Helloween: novo álbum ao vivo eterniza reunião com Kiske e Hansen (vídeo)Helloween
Novo álbum ao vivo eterniza reunião com Kiske e Hansen (vídeo)

Helloween: triplo ao vivo eterniza a reunião com Kiske e HansenHelloween
Triplo ao vivo eterniza a reunião com Kiske e Hansen

Helloween: veja vídeo divulgado pela banda que recapitula o Rock in Rio 2019Helloween
Veja vídeo divulgado pela banda que recapitula o Rock in Rio 2019

Arquivo KZG: Helloween no Fúria Metal em 1996

Vocalistas: os menos conhecidos de bandas famosasVocalistas
Os menos conhecidos de bandas famosas

Michael Kiske: O Iron Maiden vende a morte às pessoas!Michael Kiske
"O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"


Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revistaHit Parader
Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em NurembergMotorhead
A gafe nazista de Lemmy em Nuremberg


Sobre Rodrigo Simas

Designer, carioca e tricolor. Começou a ouvir música aos 11 anos, com Iron Maiden, Metallica e Rush. Tem como hobby quase profissional, a música. Além de produzir shows e eventos, trabalhou por 5 anos em loja especializada em Heavy Metal, e já escreveu para alguns sites e revistas de música. Hoje escuta de tudo um pouco, e cada vez mais descobre que existem apenas dois tipos de música: a boa e a ruim, independente do estilo. Bandas e artistas favoritos: Dave Matthews Band, Peter Gabriel, Rush, Iron Maiden, Led Zeppelin, Ben Harper, Radiohead, System of a Down... e a lista continua...

Mais informações sobre Rodrigo Simas

Mais matérias de Rodrigo Simas no Whiplash.Net.

adGoo336