Helloween: depois de Kiske e Schwichtenberg
Resenha - Master of The Rings Expanded Edition - Helloween
Por Rodrigo Simas
Fonte: Helloween
Postado em 19 de junho de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois do lançamento de "Chameleon", em 1993, o Helloween enfrentou um duro e não tão justo ataque da crítica e dos fãs, que culminaram na demissão de Ingo Schwichtenberg (que viria a se suicidar mais tarde) e do até então insubstituível Michael Kiske, causando um trauma severo nas fundações da banda, que quase ruiu e decretou o fim de suas atividades.
Michael Weikath foi então à procura de novos integrantes e recrutou o ex-Pink Cream 69 Andi Deris (voz) e o ex-Gamma Ray Uli Kusch (bateria), arriscando mais uma vez. O clima era de tudo ou nada, mas o Helloween soube contornar a situação e reverter a pressão, em uma das sessões mais leves e descontraídas que a banda já fez. E isso transparece por toda a audição de "Master of The Rings".
Da ótima introdução "Irritation", passando pelos clássicos "Sole Survivor" e "Where The Rain Grows", não só Uli se sobressai como Andi se destaca, impondo e incorporando sua identidade ao som do grupo. Essa nova influência é visível em "Why", de sua autoria, que mostra suas qualidades também como compositor. Além disso, desde que entrou na banda, seus vocais nunca voltaram a soar tão naturais, em composições que realmente se encaixavam no seu estilo, com uma pegada mais hard rock, não tão heavy metal.
A banda mostra que ainda sabe ser divertida nas ótimas "Perfect Gentleman" e "The Game Is On" e Deris reaparece na dispensável balada "In The Middle Of a Heartbeat". Michael Weikath se mantém como principal compositor, assinando mais da metade das faixas, com destaque para "Secret Alibi", mas Roland Grapow também contribui com "Mr.Ego (Take Me Down)", que virou o primeiro single, na fraca "Take Me Home" e na poderosa "Still We Go", que fecha "Master Of The Rings" com chave (ou seria anel?) de ouro.
O CD bônus traz outra música composta somente por Deris ("Can’t Fight Your Desire"), a boa "Star Invasion", os covers "Cold Sweat" (Thin Lizzy), "I Stole Your Love" (Kiss) e a belíssima "Close To Home" (Grand Funk Railroad), cantada por Roland Grapow. Além dessas, "Silicon Dream", a única música de Markus Grosskopf registrada nas sessões, e a instrumental "malmsteeniana", como o próprio nome já entrega, "Grapowski’s Malmsuite 1001".
"Master of The Rings" permanece até hoje em uma posição de destaque na discografia do Helloween e é considerado por muitos fãs o ponto alto da era Andi Deris. Um disco bastante acessível, mas que soube reunir as melhores qualidades dos alemães, com refrões fortes e melodias marcantes. O encarte desta nova edição dupla é bem completo, com uma entrevista muito interessante com o próprio Weikath, que conta um pouco do que a banda vivia na época e assume que, de muitas maneiras, esse foi o verdadeiro "Kepper Of The Seven Keys parte 3".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell



Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


