RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Stryper confirma turnê nacional com Narnia e Bride

O Nirvana pode ser considerado uma banda de metal? Dez músicas colocam isso em dúvida

O curioso motivo que fez o Jethro Tull se negar a tocar em Woodstock; foi uma decisão acertada?

A canção de Hendrix que Satriani demorou para tocar; "Tive que ampliar minhas habilidades"

Por que o Pink Floyd não tocou no Woodstock? Nick Mason responde

A turnê em que Malcolm Young viu o AC/DC como concorrente de bandas como o Genesis

O álbum subestimado dos anos 1980 que é um dos preferidos de Corey Taylor

O dia que bispo ficou indignado porque ouviu música dos Titãs em estação de rádio

Segundo ex-baterista, Scorpions perdeu o rumo após lançamento de "Wind of Change"

Como seria se Lars Ulrich do Metallica fosse integrante do Sepultura, segundo Andreas Kisser

Arch Enemy lança "Blood Dynasty", seu novo álbum de estúdio

Linkin Park confirma três shows no Brasil e lança nova música

A música épica do Iron Maiden que influenciou clássicos do Metallica

Lars Ulrich considera "Toxicity", do System of a Down, um dos maiores discos de todos os tempos

Por que Alice Cooper não aprova mensagem de "Imagine", de John Lennon?


Bangers Open Air
Linkin Park

Emperor: black metal sinfônico progressivo?

Resenha - Prometheus: The Discipline of Fire & Demise - Emperor

Por Maurício Dehò
Postado em 25 de abril de 2007

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Existe black metal sinfônico progressivo? Bom, com a quantidade de rótulos que há hoje, é bem capaz. Se ainda não, o Emperor representa essas quatro palavras com maestria, principalmente no seu último álbum de estúdio, "Prometheus – The Discipline of Fire & Demise", que saiu originalmente em 2001 e chegou ao Brasil no último ano, via Black Metal Attack Records. "Prometheus", alías, foi o último antes da dissolução do grupo. No entanto, eles retornaram em 2005 a fazer shows, mas ainda não lançaram um novo material depois da reunião.

Emperor - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Emperor é uma banda norueguesa que goza de prestígio há um bom tempo. Foi formada em 1991, calcando seu espaço com um trio formado basicamente pelos fundadores Ihsahn, um multi-instrumentista, o polêmico guitarrista Samoth, que no meio da bagunça criada pelo Inner Circle, naquela época, foi preso por matar um homossexual, e, desde 1995, o baterista Trym.

Para quem gosta, vale a pena acompanhar as letras deste álbum conceitual, composto de nove faixas em pouco mais de 50 minutos, e que é uma intrincada tentativa de falar sobre temas como religião, usando a lenda de Prometeu, um Deus da história grega, conhecido por roubar o fogo de Zeus e entregá-lo aos homens. A alegoria é encarada historicamente como a vontade de sabedoria e a audácia dos homens em atingi-la, o que custou a Prometeu ficar acorrentado a um penhasco, enquanto tinha seu fígado comido por uma águia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Violento? Nem um pouco perto deste CD, composto e produzido por Ihsahn, que ainda é responsável por todos os vocais (limpos e guturais), baixo e teclados e ainda faz a maior parte das guitarras. Tudo com alta qualidade, além de ter Trym destruindo tudo na bateria.

A porrada já começa na abertura, "Eruption", a melhor faixa do álbum com uma grande quantidade de variações e características que voltam a aparecer mais espaçadamente no resto das músicas. No início, uma introdução calma e sombria ao som de um cravo, apenas chamando os trechos brutais, com direito a blast beats e riffs com palhetadas velozes, como não poderia faltar num CD de black metal. O vocal lembra o que Vintersorg (BORKNAGAR e VINTERSORG) faz, bem contrastante em guturais, limpos e até sussurros, com a diferença de Ihsahn ser mais agressivo que o sueco. Além disso, há solos de guitarra, trechos cadenciados só no teclado e outros bem progressivos, de muita técnica do trio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Prometheus" segue muito bem, num trabalho sensacional. Outras faixas se destacam no meio do caminho, como "Empty", muito rápida e mais direta, ou nos sete minutos de "Tongue of Fire", variando o tempo todo, com jogos de guitarra fantásticos e orquestrações. Ou ainda a misteriosa "He Who Sought the Fire". Mas o CD funciona bem mesmo em conjunto e nenhuma das nove músicas decepciona, esbanjando sempre muita agressividade.

Vale notar que a edição brasileira é de alta qualidade, com um trabalho caprichado de encarte, impresso num material semelhante ao usado habitualmente em fotografia. Além da capa, bem sombria.

Para quem curte um bom Dimmu Borgir (até leve, perto do som destes noruegueses) ou outros representantes do black sinfônico, não ouvir o Emperor é um pecado mortal. Deixar passar Prometheus então, vale punição, com direito a queimar no inferno - tudo bem que isso seja um elogio para alguns!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formação:
Ihsahn – vocais, guitarra, baixo e teclado
Samoth – guitarras adicionais
Trym – bateria

Track list:
1. The Eruption
2. Depraved
3. Empty
4. The Prophet
5. The Tongue Of Fire
6. In The Wordless Chamber
7. Grey
8. He Who Sought The Fire
9. Thorns On My Grave

Lançamento Black Metal Attack – Nacional – 2006

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Maurício Dehò

Nascido em 1986, é mais um "maidenmaníaco". Iniciou-se no metal ao som da chuva e dos sinos de "Black Sabbath", aos 11 anos, em Jundiaí/SP. Hoje morando em São Paulo, formou-se em jornalismo pela PUC e é repórter de esportes, sem deixar de lado o amor pela música (e tentando fazer dela um segundo emprego!). Desde meados de 2007, também colabora para a Roadie Crew. Tratando-se do duo rock/metal, é eclético, ouvindo do hard rock ao metal mais extremo: Maiden, Sabbath, Kiss, Bon Jovi, Sepultura, Dimmu Borgir, Megadeth, Slayer e muitas, muitas outras. E é de um quarteto básico que espera viver: jornalismo, esporte, música e amor (da eterna namorada Carol).
Mais matérias de Maurício Dehò.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS