Resenha - Pitch Black Brigade - Vreid

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Esta banda vem da Noruega e se formou das cinzas do grupo Windir, cuja carreira seguia sólida, já com quatro discos de estúdio, porém infelizmente o fundador e guitarrista Valfar veio a falecer de hipotermia em 2004. Seus três músicos restantes, Sture (voz e guitarra), Hvàll (baixo) e Steingrim (bateria) resolvem então chamar um amigo guitarrista de nome Ese, e formar outro conjunto, batizando-o como Vreid.

Anette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"Separados no nascimento: Joe Satriani e Lord Voldemort

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Vreid se distancia do Black Metal do Windir com este seu segundo registro, "Pitch Black Brigade", com oito faixas cantadas em norueguês e inglês. É um disco no mínimo curioso, trazendo certa identidade com a aplicação de elementos do Rock'n'Roll, Punk, Thrash e Black Metal épico, uma salada estranha e que pode parecer difícil de digerir, mas que dá certo graças à habilidade de seus músicos.

Tudo é muito pesado, mas não totalmente agressivo, e creio que este seja o grande lance aqui. A voz de Sture é bem cáustica e agradável, os momentos mais melódicos são abundantes e os riffs e solos, excelentes. O repertório é espertíssimo e variado, só pecando por "Hengebjørki" ser uma faixa com passagens eletrônicas, parecendo que a idéia seria uma faixa ambiental (?!?), mas acaba por ficar totalmente deslocada em relação ao restante das canções. Fora isso, tudo é uma aula de maturidade, desde a abertura raivosa, simples e eficaz de "Då Draumen Rakna", até o fechamento épico "Eit Kapittel For Seg Sjølv".

Indicadíssimo aos colecionadores que procuram por bandas de Heavy Metal com sonoridades diferentes. O Vreid e seu "Pitch Black Brigade" mostra um quarteto jovem e talentoso, que tem tudo para se firmar no cenário da música pesada. Seria ótimo se este disco fosse lançado em terras brasileiras, pois sua audição acaba se tornando compulsiva. Não consigo parar de escutar isso, mas que inferno....

Vreid - Pitch Black Brigade
(2006 / Tabu Recordings - importado)

01. Då Draumen Rakna
02. Left To Hate
03. Pitch Black
04. The Red Smell
05. Hengebjørki
06. Our Battle
07. Hang 'Em All
08. Eit Kapittel For Seg Sjølv

Homepage: www.vreid.no




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Vreid"


Windir: a morte mais Black Metal da história do gêneroWindir
A morte mais Black Metal da história do gênero


Anette Olzon: Eu fui demitida exatamente como Tarja também foiAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

Separados no nascimento: Joe Satriani e Lord VoldemortSeparados no nascimento
Joe Satriani e Lord Voldemort


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL