Resenha - Dogs Of War - Saxon
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 30 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Além de marcar a despedida do guitarrista Graham Oliver, que cedeu lugar a Douglas Scarrat, "Dogs Of War" simbolizava, também, um novo direcionamento para o Saxon em meados da década de 90. Sua faixa título, imortalizada com um belo – e já clássico – videoclipe (que costuma passar esporadicamente na MTV), deixava isso bem claro.
Menos pesado que o comum, muito mais calcado no hard rock – "Burning Wheels" chega a assustar, no bom sentido, neste aspecto – dando maior ênfase à veia melódica, de riffs primorosamente suingados e linhas vocais mais emocionais que agressivas. No geral, a música está bem mais cadenciada que o habitual do Saxon, e as construções frasais triplicadamente açucaradas. Em "Dogs Of War", cada camada, fraseado e digressão é explorada devidamente, gerando uma variedade minimalista e interessante, ainda que nem sempre perfeita e necessária.
Qualquer desavisado hesitaria em classificar "Hold On", quase um Mr. Big, "Don’t Worry" e "Walking Through Tokyo" como músicas do Saxon, tamanha as tonalidades do hard oitentista.
Em contrapartida, "Big Twin Rolling" parece saída de algum álbum do AC/DC, enquanto "The Great White Buffalo" é Saxon puro, genuíno: guitarras tensas e atmosféricas, descambando para um delicioso virtuosismo e culminando num estribilho e refrão cuidadosamente preparado, e magnífico! – não a toa a música aparece novamente como bonus track, desta vez ao vivo. Outros grandes momentos são "Demolition Alley", igualmente perfeita, e "Yesterday’s Gone".
"Dogs Of War" é um álbum de extremos: composições verdadeiramente excelentes ao lado de outras, digamos, nem tanto. Mas a balança, indubitavelmente, pende para o lado positivo. Além do que, todos os integrantes estavam em ótima forma, especialmente Biff Byford e Paul Quinn (uma obviedade, eu sei). A presente bolachinha faz parte dos relançamentos de antigos álbuns da banda que a SPV já fez, com encarte diferenciado, comentários de Byford e duas faixas bônus, sendo a última simplesmente "Denim&Leather".
Não é o ápice dos caras, contudo, além de agradar sobremaneira, ainda é Saxon. E isso fala por si só.
Formação:
Biff Byford (Vocais)
Paul Quinn (Guitarra)
Doug Scarratt (Guitarra)
Nibbs Carter (Baixo)
Nigel Glockler (Bateria)
Site Oficial: www.saxon747.com
Hellion Records – Nacional – 2006.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween


A música do Montrose que serviu de referência para clássico do Saxon
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock


