Resenha - Dogs Of War - Saxon
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 30 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Além de marcar a despedida do guitarrista Graham Oliver, que cedeu lugar a Douglas Scarrat, "Dogs Of War" simbolizava, também, um novo direcionamento para o Saxon em meados da década de 90. Sua faixa título, imortalizada com um belo – e já clássico – videoclipe (que costuma passar esporadicamente na MTV), deixava isso bem claro.
Saxon - Mais Novidades
Menos pesado que o comum, muito mais calcado no hard rock – "Burning Wheels" chega a assustar, no bom sentido, neste aspecto – dando maior ênfase à veia melódica, de riffs primorosamente suingados e linhas vocais mais emocionais que agressivas. No geral, a música está bem mais cadenciada que o habitual do Saxon, e as construções frasais triplicadamente açucaradas. Em "Dogs Of War", cada camada, fraseado e digressão é explorada devidamente, gerando uma variedade minimalista e interessante, ainda que nem sempre perfeita e necessária.
Qualquer desavisado hesitaria em classificar "Hold On", quase um Mr. Big, "Don’t Worry" e "Walking Through Tokyo" como músicas do Saxon, tamanha as tonalidades do hard oitentista.
Em contrapartida, "Big Twin Rolling" parece saída de algum álbum do AC/DC, enquanto "The Great White Buffalo" é Saxon puro, genuíno: guitarras tensas e atmosféricas, descambando para um delicioso virtuosismo e culminando num estribilho e refrão cuidadosamente preparado, e magnífico! – não a toa a música aparece novamente como bonus track, desta vez ao vivo. Outros grandes momentos são "Demolition Alley", igualmente perfeita, e "Yesterday’s Gone".
"Dogs Of War" é um álbum de extremos: composições verdadeiramente excelentes ao lado de outras, digamos, nem tanto. Mas a balança, indubitavelmente, pende para o lado positivo. Além do que, todos os integrantes estavam em ótima forma, especialmente Biff Byford e Paul Quinn (uma obviedade, eu sei). A presente bolachinha faz parte dos relançamentos de antigos álbuns da banda que a SPV já fez, com encarte diferenciado, comentários de Byford e duas faixas bônus, sendo a última simplesmente "Denim&Leather".
Não é o ápice dos caras, contudo, além de agradar sobremaneira, ainda é Saxon. E isso fala por si só.
Formação:
Biff Byford (Vocais)
Paul Quinn (Guitarra)
Doug Scarratt (Guitarra)
Nibbs Carter (Baixo)
Nigel Glockler (Bateria)
Site Oficial: www.saxon747.com
Hellion Records – Nacional – 2006.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
Bill Kelliher conta como recebeu a notícia da morte de Brent Hinds
In This Moment anuncia seu próximo álbum de estúdio, "Witch"
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O dilema de Paulo Ricardo: "John Lennon pegou minha mão e me trouxe de volta"
A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana

Biff Byford diz que Saxon já gravou dois clipes para o próximo disco
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
5 clássicos da New Wave of British Heavy Metal indispensáveis para entender o fenômeno
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



