Resenha - DVOD 1 - Voivod

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

7


Este DVD é o primeiro de uma série de lançamentos que cobrirão a carreira dos canadenses do Voivod, uma das bandas mais enigmáticas do metal, surgida no começo dos anos 80. Com riffs pesados, mas também apostando em elemtentos industriais e ao mesmo tempo psicodélicos. Este primeiro cobre o período de 1983 a 1991, que englobou os álbuns "War And Pain", "Rroooaaarrrr!","Killing Technology", "Dimension Hatross", "Nothing Face" e "Angel Rat", com a formação original tendo Snake nos vocais, o saudoso Piggy nas guitarras, Blacky no baixo e Away na bateria.

A idéia é ótima, mas eu posso afirmar categoricamente: este pacote é mal organizado. Parece que os caras pegaram filmagens ao vivo, vídeos feitos na época, filmagens de ensaios e fotos e enfiaram tudo em sequência, sem um documentário, algo que falasse sobre a formação da banda. São imagens interessantes, não há dúvida. Afinal parte do metal dos anos 80 está retratada aqui. Mas é muita coisa jogada sem ordem ou critério. Claro que o talento da banda é inquestionável, assim como a qualidade de suas composições, e este é o fator que conspira a favor deste pacote.

publicidade

São apresentados 6 vídeo-clipes: "Voivod", "Ridding Headaches", "Ravenous Mdeicine", "Tribal Convictions", "Psychic Vacuum" e a versão para "Astronomy Domine" do Pink Floyd. A exceção deste último, mais voltado para a psicodelia e jogo de luzes, é o tradicional esquema anos 80 de clipes: banda ao vivo ou no estúdio. Algumas faixas são apresentadas ao vivo tiradas de shows entre 1986 e 1991, todas no Canadá. E alguns extras, como uma galeria de fotos, demos remasterizadas e making ofs. Uma boa quantidade de material, mas jogada solta, sem uma conexão. Talvez um trabalho maior na pesquisa para este DVD tornasse o resultado final mais interessante, com depoimentos, ou um documentário propriamente dito.

publicidade

Um bom DVD, mas só para fãs, que com certeza já têm boa parte do que vemos aqui. São prometidas continuações, que abrangerão os períodos seguintes da história do Voivod. Como trata-se de uma banda muito peculiar em sua história, teremos muita coisa para ver.

Site Oficial: http://www.voivod.com

Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellionrecords.com
São Paulo (SP)

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Voivod: Titã do thrash prog metal libera faixa do álbum que será lançado em novembro

Voivod: Banda anuncia lançamento de álbum ao vivo


Metallica e Ozzy: a curiosa situação em que eles trocaram baixistasMetallica e Ozzy
A curiosa situação em que eles trocaram baixistas

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1989


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Gigwise: as capas mais polêmicas dos anos 2000Gigwise
As capas mais polêmicas dos anos 2000


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin