Resenha - Before First Light - Marillion
Por Rodrigo Carvalho Leme
Postado em 14 de julho de 2003
Uma banda é construída não apenas com excelência e competência musical, mas também com um senso e visão de negócios que permite aos seus integrantes uma vida financiada pela música, bem como projetos atuais e os mais ousados. Poucas bandas conseguem reunir as duas características, e ainda assim satisfazer ávidos fãs.
O Marillion, banda que já provou do mega sucesso no início dos anos 80, assumiu controle criativo e de seus negócios, e hoje proporciona uma série de produtos diversos para os fãs, incluindo o mais recente, o DVD BEFORE FIRST LIGHT.
Gravado durante a última convenção da banda na Inglaterra, o DVD é uma atração por si só. Reconhecido pelo Livro Guiness dos Recordes como o DVD com finalização mais rápida do mundo (pouco mais de 60 horas entre o fim do show e a disponibilização para venda), o Marillion conseguiu ser notícia sem investimento algum.
E essa rapidez toda prejudicou o material? De maneira alguma. Áudio e vídeo foram mixados ao vivo, no decorrer do próprio show. O som ficou por conta de Dave Meegan, produtor / engenheiro da banda há quase 10 anos agora, e profundo conhecedor das particularidades da música do Marillion. As imagens foram administradas por dois irmãos australianos, fãs de longa data, e que já foram responsáveis por outros lançamentos em VHS / DVD da banda.
Considerando a segurança que a equipe de back-up providenciou, tudo que restava para a banda era entrar no palco e entregar uma performance inesquecível. Ninguém vai se decepcionar com a perfeita execução do AFRAID OF SUNLIGHT, álbum executado na íntegra neste show; com atuações perfeitas, a banda faz um disco extraordinário brilhar muito mais, especialmente nos arranjos minimalistas, mas carregados de profundidade emocional, como "Beyond You" e "Out Of This World".
Steve Hogarth se fixa cada vez mais como um dos frontmen mais carismáticos do rock, com vocal extraordinário e onipresença no palco, sendo até mesmo um apoio instrumental em diversos momentos. Pete Trewavas e Ian Mosley (baixo e bateria) formam uma seção rítmica consistente e melodiosa ao mesmo tempo, enquanto Steve Rothery e Mark Kelly (guitarra e teclado) trabalham no reino do onírico, com sons que parecem saídos de sonhos distantes, compondo climas e sensações que chamam a qualquer um que escute este trabalho.
Fechando o DVD, o encore traz a nova canção "Faith", claramente inspirada no clima do álbum BRAVE (o melhor desta formação atual) e a clássica "Easter". Para aqueles que gostam de boa música, o Marillion entrega tudo e mais um pouco; para aqueles que gostam de ver uma banda que se dedica aos fãs, vale a mesma declaração; para aqueles que admiram bandas com visão de negócios, mantenho minha declaração mais uma vez.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps