A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de março de 2025
Noel Gallagher pode ser considerado uma espécie de Regis Tadeu britânico já que nunca poupou críticas ácidas e sempre falou o que pensa em relação aos mais diversos artistas. Em entrevista resgatada pela Far Out, o cantor do Oasis disparou contra o Pink Floyd.
Ele explicou que, embora adora o trabalho de David Gilmour, Roger Waters e companhia, entendeu que a despedida da banda no controverso show Live 8 (2005) não foi lá essas coisas. "Eu não quero terminar como o Pink Floyd. Agora, eu amo muito o Pink Floyd, mas no palco do Live 8… Bem, eu não vou sair assim. Eu quero que nossa última sessão de fotos pareça boa", afirmou.


Pink Floyd e o Live 8
A reunião do Pink Floyd no Live 8, em 2005, foi um evento histórico, mas deixou impressões distintas entre os membros da banda. Para David Gilmour, o retorno ao palco ao lado de Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright foi algo que ele jamais repetiria. O guitarrista comparou a experiência a um reencontro com um antigo relacionamento, dizendo: "O Live 8 foi ótimo, mas foi um encerramento. Foi como dormir com a ex-esposa. Não há futuro para o Pink Floyd."

Waters, por outro lado, aproveitou o momento e descreveu a experiência como "muito divertida", ressaltando que os ensaios foram naturais e o fizeram sentir-se confortável. No entanto, Gilmour não compartilhava do mesmo entusiasmo. Ele revelou que, mesmo antes da apresentação, os ensaios já haviam "convencido [ele] de que aquilo não era algo que [ele] queria fazer por muito tempo." O tecladista Richard Wright também destacou que as diferenças musicais entre os membros tornavam impossível uma nova turnê.
Apesar da grande expectativa dos fãs por uma volta definitiva, a banda recusou uma oferta milionária para sair em turnê. Waters declarou na época: "Nos ofereceram 150 milhões de dólares por uma turnê mundial, mas eu não estou a fim. A reunião está fora de cogitação." Assim, o Live 8 se tornou a última apresentação da formação clássica do Pink Floyd, encerrando definitivamente qualquer possibilidade de um retorno antes da morte de Wright, em 2008.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps