Resenha - Music Of Mass Destruction - Anthrax
Por Leonardo Rodrigues
Postado em 17 de agosto de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foram cinco anos de espera. Longas e inúmeras turnês, projetos paralelos, férias, problemas com a gravadora, a onda da bactéria do "pó branco" após os atentados de 11 de setembro de 2001, tudo isso contribuiu para que o sucessor de Volume 8 - The Threat Is Real demorasse muito mais tempo para chegar às lojas do que os fãs gostariam. Porém o Anthrax não decepcionou e veio com tudo com o pesado We’ve Come For You All, grande sucesso que gerou uma boa repercussão, sempre apontado nas publicações metálicas ao redor do mundo como um dos melhores lançamentos de 2003.
Anthrax - Mais Novidades
Aproveitando a boa fase, nada melhor que lançar álbum ao vivo. Principalmente pelo fato de mesmo fazendo um ótimo trabalho em 12 anos, com quatro discos de inéditas lançados, o Anthrax ainda devia um registro oficial ao vivo com John Bush nos vocais.
Para isso, a banda resolveu colocar no mercado Music Of Mass Destruction, um álbum duplo, composto por um CD e por um DVD baseados quase inteiramente no show realizado em Chicago, na casa de shows Metro, no dia 5 de dezembro de 2003. Como Bônus foram adicionados excertos da apresentação realizada no dia seguinte, no The Machine Shop em Flint, Michigan.
O repertório escolhido para os 90 minutos de apresentação compreende músicas pertencentes à maioria dos álbuns da carreira do grupo. Desde a abertura com a empolgante faixa que dá inicio ao mais recente disco, a pesadíssima "What Doesn’t Die", passando pela moderna "Inside Out" e o hit "Only". Tudo isso sem deixar de lado os clássicos que fizeram da banda um símbolo do thrash metal praticado nos anos 80, como podemos conferir na fantástica execução da tríade de Among The Living: "Indians", "Caught In A Mosh" e "I’m A The Law".
A edição de imagens apesar de simples é excelente, com a utilização de 8 câmeras espalhadas pela casa que capturam muito bem a presença de palco do quinteto. Analisar a performance do Anthrax é chover no molhado. A atuação da banda ao vivo é irrepreensível, invariavelmente levando à loucura a audiência que lotava a modesta casa de espetáculos.
É realmente fantástico assistir, no conforto de sua casa, a performance tresloucada do baixista Frank Bello, as excêntricas danças do "Riff-Man" Scott Ian, toda a técnica e precisão de Charlie Benante na bateria e a garra do novato Rob Caggiano, que apesar de realizar um bom show escorregou um pouco no solo de "Only", realizado originalmente pelo ex-guitarrista Dan Spitz com direito a harmônicos artificiais muito bem colocados.
John Bush segura a sua maneira, com bastante eficácia e atitude, os vocais nas músicas mais recentes e também nas antigas composições adicionando mais peso em um registro super agressivo, como fica evidente no crossover "rap-metal" de "Bring The Noise", muitíssimo superior à versão original que conta com o Public Enemy.
O DVD traz uma série de Bônus, incluindo uma conversa descontraída entre Benante e o desenhista da Marvel e DC Comics Alex Ross, enquanto esse fazia o esboço da capa de Music Of Mass Destruction, além de uma série de vídeos realizados com cada integrante da banda. Com exceção de Bello que já havia saído da banda para se juntar ao Helmet quando o pacote foi lançado. É sempre interessante e curioso assistir detalhes como estes que mostram um pouco da banda fora dos palcos, como o baterista fazendo a festa em uma loja de miniaturas de bonecos de histórias em quadrinhos, John Bush apresentando seu próprio Scoth Bar e Scott Ian aumentando sua já extensa coleção de tatuagens enquanto conta um pouco sobre a parte européia da mais recente turnê. Podemos conferir também pequenos trechos de gravações colocados entre algumas músicas que mostram o público no bar do Metro, detalhes de Backstage antes do Bis e um ângulo a mais do solo de bateria de Benante durante "Nobody Knows Anything", que só é habilitado quando se aperta o botão Play do DVD durante a sessão de fotos que banda faz no pé de uma escada. Na função "multi-ângulo", em que é possível escolher entre seis diferentes tomadas, estão incluídos trechos da apresentação realizada em Michigan, com "Fueled" e a antiga "Metal Thashing".
O CD conta com todas as faixas contidas no DVD, com a exceção de "Belly Of The Beast", "Be All End All", "Indians", "Bring The Noise", "Metal Trashing Mad", além da pequena e quase dispensável "604", de Volume 8 - The Threat Is Real. Essas faixas, quase todas dos anos 80, foram estrategicamente suprimidas pois a banda prepara o lançamento do álbum Metallum Maximim Aeterum, que trará, na voz do atual vocalista John Bush, regravações de composições originalmente registradas pelos antigos vocalistas Neil Turbin e Joey Belladonna.
Só resta torcer para a Century Media, assim como fez com We’ve Come For You All, lançar no Brasil esse extraordinário pacote CD/DVD dessa banda que só parece melhorar com o passar dos anos. Seria um presente e tanto, não somente para os fãs brasileiros do Anthrax mas como para os admiradores de metal em geral.
DVD
01) What Doesn't Die
02) Got The Time
03) Caught In A Mosh
04) Safe Home
05) Room For One More
06) Antisocial
07) Nobody Knows Anything
08) Belly of the Beast
09) Inside Out
10) Refuse To Be Denied
11) 604
12) I Am The Law
13) Only
14) Be All End All
15) Indians
16) Bring The Noise
BONUS CUTS
17) Fueled
18) Metal Thrashing Mad
And Behind The Scenes Featurettes
01) What Doesn't Die
02) Got The Time
03) Caught In A Mosh
04) Safe Home
05) Room for One More
06) Antisocial
07) Nobody Knows Anything
08) Fueled
09) Inside Out
10) Refuse To Be Denied
11) I Am The Law
12) Only
(Nuclear Blast – Importado)
Outras resenhas de Music Of Mass Destruction - Anthrax
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Morre Clive Davis, um dos nomes mais importantes da história da indústria musical
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
As 25 melhores músicas de heavy metal dos últimos 25 anos, de acordo com o Loudwire
Gene Simmons, do Kiss, compartilha seus bizarros hábitos alimentares
Marty Friedman: "Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"


Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Charlie Benante mudou a história do Anthrax, segundo o guitarrista Scott Ian
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



