Resenha - Live at Knebworth 1980 - Beach Boys
Por Rafael Carnovale
Postado em 09 de fevereiro de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esta é a verdadeira expressão da "surf music". Uma das bandas mais antigas em atividade, os Beach Boys literalmente trouxeram a música para a praia. Com sucessos como "Surfin'USA", "California Girls" e "Barbara Ann", a banda formada pelos irmãos WIlson (Brian, Carl e Dennis) contando ainda com Al Jardine, Bruce Johnston e Mike Love fez fama e sucesso nos anos 60 e 70. Mas as coisas não iam bem no final dos anos 70. Mesmo com bons álbuns lançados, problemas internos impediam que a banda mantivesse sua estabilidade, embora continuasse na ativa. Esse show no festival de Knewbworth, ocorrido em 21 de junho de 1980, era especial: era a primeira aparição dos seis membros originais em um mesmo palco em alguns anos, e por muitos anos esta seria uma mera lembrança, já que desavenças entre Brian Wilson e os demais (entre outras) acabariam por separar os Beach Boys.

O que falar de um showzaço como esses? "California Girls" já começa os trabalhos com uma banda afinadíssima e alegre, satisfeita por estar junta, principalmente por ter Brian Wilson, na época com sérios problemas psicológicos, e praticamente estático no piano. E os sucessos iam se sucedendo como água: "Darlin", "God Only Knows", "Keepin the Summer Alive" (faixa título do cd lançado no mesmo ano), "Surfer Girl" e "Rock and Roll Music" (do mestre Chuck Berry, executada com fogo pela banda).
Os vocais em coro, especialidade dos Boys, continuavam a pleno vapor. Mike Love cantando horrores, com o apoio de Al Jardine, Bruce Johnston e Carl Wilson. Brian, apesar de todos os problemas que enfrentava na época, consegue dar o ar de sua graça, e ainda recebe homenagens pelo seu aniversário, que ocorrera dias antes, em meio a sons maravilhosos como "Good Vibrations", "Help Me Rhonda", "Lady Linda" e "Surfin' Usa". Um show para ficar na memória de muitos e agora na memória de todos, pois além do lançamento em cd, o mesmo show foi lançado em DVD, com extras e o concerto completo.
Os Beach Boys atualmente continuam fazendo shows, mas não com o mesmo pique, afinal já são senhores de mais de 60 anos, e não lançam nada inédito desde "Kokoko" de 1988, mas todos continuam levando a chama do bom rock and roll para os fãs, seja em projetos solos, com um Brian Wilson totalmente recuperado, ou em coletâneas e shows perfeitos como esse. Para apimentar, um encarte com informações e com altíssimo nível gráfico. O que dizer disto? Eu nem era nascido e eles já eram famosos! COMPRE!!!!!
Site relacionado: http://beachboysfanclub.com
Lançado em 2004 pela SUM RECORDS no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A música do Nightwish que mais ganhou interpretações diferentes, segundo Tuomas
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir
O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
A fabulosa canção do AC/DC que teve seu título "roubado" do Led Zeppelin e Rainbow
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
Igor Cavalera conta quem deu o empurrão para sua saída do Sepultura
O dia que Calcinha Preta deu strike no Angra após Bittencourt tocar sua própria música
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda

Os dois álbuns que fizeram Pete Townshend repensar o que a música podia ser
O estranho álbum dos Beach Boys que inventou o karaokê nos anos sessenta
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
O álbum que foi um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo, e pirou a cabeça de seu autor
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
A gravação perdida de Brian Wilson produzida por Liminha que nunca foi lançada
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



