Resenha - Live at Knebworth 1980 - Beach Boys

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

10


Esta é a verdadeira expressão da "surf music". Uma das bandas mais antigas em atividade, os Beach Boys literalmente trouxeram a música para a praia. Com sucessos como "Surfin'USA", "California Girls" e "Barbara Ann", a banda formada pelos irmãos WIlson (Brian, Carl e Dennis) contando ainda com Al Jardine, Bruce Johnston e Mike Love fez fama e sucesso nos anos 60 e 70. Mas as coisas não iam bem no final dos anos 70. Mesmo com bons álbuns lançados, problemas internos impediam que a banda mantivesse sua estabilidade, embora continuasse na ativa. Esse show no festival de Knewbworth, ocorrido em 21 de junho de 1980, era especial: era a primeira aparição dos seis membros originais em um mesmo palco em alguns anos, e por muitos anos esta seria uma mera lembrança, já que desavenças entre Brian Wilson e os demais (entre outras) acabariam por separar os Beach Boys.

publicidade

O que falar de um showzaço como esses? "California Girls" já começa os trabalhos com uma banda afinadíssima e alegre, satisfeita por estar junta, principalmente por ter Brian Wilson, na época com sérios problemas psicológicos, e praticamente estático no piano. E os sucessos iam se sucedendo como água: "Darlin", "God Only Knows", "Keepin the Summer Alive" (faixa título do cd lançado no mesmo ano), "Surfer Girl" e "Rock and Roll Music" (do mestre Chuck Berry, executada com fogo pela banda).

publicidade

Os vocais em coro, especialidade dos Boys, continuavam a pleno vapor. Mike Love cantando horrores, com o apoio de Al Jardine, Bruce Johnston e Carl Wilson. Brian, apesar de todos os problemas que enfrentava na época, consegue dar o ar de sua graça, e ainda recebe homenagens pelo seu aniversário, que ocorrera dias antes, em meio a sons maravilhosos como "Good Vibrations", "Help Me Rhonda", "Lady Linda" e "Surfin' Usa". Um show para ficar na memória de muitos e agora na memória de todos, pois além do lançamento em cd, o mesmo show foi lançado em DVD, com extras e o concerto completo.

publicidade

Os Beach Boys atualmente continuam fazendo shows, mas não com o mesmo pique, afinal já são senhores de mais de 60 anos, e não lançam nada inédito desde "Kokoko" de 1988, mas todos continuam levando a chama do bom rock and roll para os fãs, seja em projetos solos, com um Brian Wilson totalmente recuperado, ou em coletâneas e shows perfeitos como esse. Para apimentar, um encarte com informações e com altíssimo nível gráfico. O que dizer disto? Eu nem era nascido e eles já eram famosos! COMPRE!!!!!

publicidade

Site relacionado: http://beachboysfanclub.com

Lançado em 2004 pela SUM RECORDS no Brasil.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


1968: 35 discos de rock lançados há meio século1968
35 discos de rock lançados há meio século

Surdez e zumbidos: 10 músicos que lutam contra problemas auditivosSurdez e zumbidos
10 músicos que lutam contra problemas auditivos


Di'Anno: Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!Di'Anno
"Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"

Raul Seixas: Por trás da letra de Carimbador MalucoRaul Seixas
Por trás da letra de "Carimbador Maluco"


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin