Resenha - Burnt Offerings - Iced Earth
Por Thiago Sarkis
Postado em 09 de fevereiro de 2003
Nota: 9
Se existe um conjunto no mundo que sofreu pra se acertar, pode saber que este foi o Iced Earth. Até o terceiro álbum, e incluindo-o na contagem, a banda teve o mesmo número de vocalistas e discos lançados: três. Não é à-toa que "Burnt Offerings", originalmente lançando em 1995, é esse descambo de agressividade, aparado por um certo toque atmosférico e nostálgico.
O grupo deu seu primeiro passo com o debute auto-intitulado de 1991, mas a real largada para que eles se tornassem os gigantes que são atualmente no metal, aconteceu aqui. O principal motivo? A entrada de Matthew Barlow, trazendo sua grande capacidade interpretativa e valiosa variação de timbres à banda. A raiva com a qual Jon Schaffer compôs o álbum ganhou vida na voz do vocalista, o qual se atém, ainda nos dias atuais, na vaga onde parecia impossível alguém se estabilizar.
As letras azedas e diretas têm encaixe perfeito para cada momento das músicas. Das pancadarias nos riffs às marcantes intervenções de teclado, passando por instantes de leveza pura. Exemplo melhor disso é a curta e esplêndida "The Pierced Spirit" seguida pela viagem a vários planos do érebo na épica "Dante’s Inferno".
O Iced Earth lançou ótimos trabalhos após este lançamento, porém, provavelmente nenhum de tamanha importância. Quem conhece apenas o derivado, está precisando saber de onde ele se originou. Boa oportunidade que a Century Media dá aos brasileiros.
Formação:
Matthew Barlow (Vocais)
Jon Schaffer (Guitarras – Vocais)
Randy Shawver (Guitarra)
Dave Abell (Baixo)
Rodney Beasley (Bateria)
Site Oficial – http://www.icedearth.com
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps