Resenha - Acoustica - Scorpions
Por Thiago Sarkis
Postado em 31 de julho de 2001
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Klaus Meine (Vocais)
Rudolf Schenker (Guitarras)
Matthias Jabs (Guitarras)
Ralph Rieckermann (Baixo)
James Kottak (Bateria)
Os Scorpions sempre tiveram seu lado popular, radiofônico, mas nunca procuraram tanto o estrelado como agora. Lançar um acústico logo depois de um disco com orquestra, definitivamente não é uma boa. É como um choque sonoro, energético. A banda sai de um trabalho grandioso e intenso, para um lançamento mais pastoso, lento e simples. Sem falar no forte apelo comercial que esses álbuns têm; fato que não seria nem comentado caso ambos fossem de alta qualidade. "Moment Of Glory" foi realmente espetacular. Entretanto, infelizmente, "Acoustica" está longe de receber qualquer adjetivo similar.

A capa é interessante, bem pensada, fugindo à regra de outras artes que vemos para discos na linha acústica. O encarte é caprichado. O Convento do Beato, em Lisboa, local onde foram realizadas as gravações, tem um som excelente e comportou um público fervoroso, que salvou a banda em muitos momentos. E de bom, é só.
A produção é mediana e o set list extremamente cansativo. Baladas, baladas e... espera aí, já cansou? Pois se segura, que lá vem mais. Obviamente, várias músicas desse tipo eram esperadas, mas parece que eles exageraram na dose desta vez. Pelo menos as composições de outros artistas poderiam ser mais animadinhas, né?. Mas nem isso. Escolheram "Drive" do The Cars; "Love Of My Life" do Queen; e "Dust In The Wind" do Kansas. O CD ficou repleto de faixas muito bem compostas e históricas, verdadeiros sucessos mundiais, incluindo-se aí músicas da própria banda, como "Still Loving You", "Wind Of Change" e "Send Me An Angel". Todavia, tem hora que cansa e começa a dar sono.
Algumas canções ganharam novos arranjos, mas que pouco acrescentaram ao disco e à questão da musicalidade, que está em baixa por aqui. Que dirá Freddie Mercury, que sofreu um verdadeiro ataque pessoal, uma afronta, com o estrago que Klaus Meine fez em "Love Of My Life".
De qualquer maneira, os aficionados por acústicos e os mais fanáticos pelos Scorpions, vão gostar. O resto nem precisa ouvir. Principalmente aqueles que curtiram "Moment Of Glory", se mantenham afastados de "Acoustica", para não perder o ânimo com a banda.
Site Oficial
http://www.the-scorpions.de
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A infância cubana que transformou Dave Lombardo em baterista
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu


Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Os álbuns dos anos 1970 que já foram considerados heavy metal, segundo a Loudwire
Metallica: um DVD com título mais do que adequado


