Resenha - Acoustica - Scorpions
Por Thiago Sarkis
Postado em 31 de julho de 2001
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Klaus Meine (Vocais)
Rudolf Schenker (Guitarras)
Matthias Jabs (Guitarras)
Ralph Rieckermann (Baixo)
James Kottak (Bateria)
Os Scorpions sempre tiveram seu lado popular, radiofônico, mas nunca procuraram tanto o estrelado como agora. Lançar um acústico logo depois de um disco com orquestra, definitivamente não é uma boa. É como um choque sonoro, energético. A banda sai de um trabalho grandioso e intenso, para um lançamento mais pastoso, lento e simples. Sem falar no forte apelo comercial que esses álbuns têm; fato que não seria nem comentado caso ambos fossem de alta qualidade. "Moment Of Glory" foi realmente espetacular. Entretanto, infelizmente, "Acoustica" está longe de receber qualquer adjetivo similar.

A capa é interessante, bem pensada, fugindo à regra de outras artes que vemos para discos na linha acústica. O encarte é caprichado. O Convento do Beato, em Lisboa, local onde foram realizadas as gravações, tem um som excelente e comportou um público fervoroso, que salvou a banda em muitos momentos. E de bom, é só.
A produção é mediana e o set list extremamente cansativo. Baladas, baladas e... espera aí, já cansou? Pois se segura, que lá vem mais. Obviamente, várias músicas desse tipo eram esperadas, mas parece que eles exageraram na dose desta vez. Pelo menos as composições de outros artistas poderiam ser mais animadinhas, né?. Mas nem isso. Escolheram "Drive" do The Cars; "Love Of My Life" do Queen; e "Dust In The Wind" do Kansas. O CD ficou repleto de faixas muito bem compostas e históricas, verdadeiros sucessos mundiais, incluindo-se aí músicas da própria banda, como "Still Loving You", "Wind Of Change" e "Send Me An Angel". Todavia, tem hora que cansa e começa a dar sono.
Algumas canções ganharam novos arranjos, mas que pouco acrescentaram ao disco e à questão da musicalidade, que está em baixa por aqui. Que dirá Freddie Mercury, que sofreu um verdadeiro ataque pessoal, uma afronta, com o estrago que Klaus Meine fez em "Love Of My Life".
De qualquer maneira, os aficionados por acústicos e os mais fanáticos pelos Scorpions, vão gostar. O resto nem precisa ouvir. Principalmente aqueles que curtiram "Moment Of Glory", se mantenham afastados de "Acoustica", para não perder o ânimo com a banda.
Site Oficial
http://www.the-scorpions.de
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock


O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


