John Lennon: conheça a música que o uniu a Elton John e o reconciliou com Yoko
Por André Garcia
Postado em 23 de janeiro de 2022
Elton John era o maior astro da Inglaterra — se não do mundo — em 1974, de forma que apenas sua apresentação já bastaria para lotar o Madison Square Garden, em Nova Iorque. Mas para ele aquilo não seria o bastante, ele queria mais, teria que ser algo sobre o qual as pessoas ainda leriam sobre meio século depois.
John Lennon - Mais Novidades
Na grande noite, em 28 de novembro, a plateia foi ao delírio quando viu subir ao palco John Lennon, astro de aura quase mítica após se afastar dos holofotes. Aparições públicas dele eram tão raras que naquele ano se limitou a uma caminhada beneficente. Pisar num palco, então, era coisa que ele não fazia desde 30 de agosto de 1972, ali mesmo, no Madison Square Garden.
Paralelo a tudo isso aconteceu o reencontro entre ele e sua esposa, Yoko Ono, de quem estava separado — e, assim como todo mundo, estava lá sem saber de sua participação, afinal, ela foi surpresa.
A gravação
Tudo começou entre junho e julho de 1974, quando John Lennon trabalhava em seu novo álbum, "Walls And Bridges", no estúdio Record Plant, em Nova Iorque. Numa dessas sessões ele gravou com o auxílio de Elton John a música "Whatever Gets You Thru the Night", nascida numa demo caseira meses antes.
O pianista estava de passagem pela cidade para finalizar seu álbum, "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy", e uma bela noite apareceu no estúdio para gravar algumas harmonias vocais e trilhas instrumentais.
Lennon contou que enquanto ele gravava a música, Elton apareceu e perguntou se ele poderia colocar um piano nela. "Claro", respondeu prontamente o ex-beatle, "eu adoraria!"
"Ele começou a tocar e eu fiquei impressionado com sua habilidade no piano", alegou seu xará. "Eu fiquei surpreso de ver como ele pegou aquela faixa, que era uma ideia vaga, e agregou a ela e acompanhou as mudanças de ritmo". Ele finalizou garantindo: "nos divertimos muito".
A dupla gravou as harmonias vocais no mesmo microfone e depois Elton acrescentou órgão na faixa. "Eu sou péssimo tocando órgão!", avisou ele, que não levou nem cinco minutos para fazer uma impecável gravação.
A provocação
Finalizados os trabalhos, o clima entre eles já era tão de amizade que Lennon, contrariando seu temperamento tipicamente defensivo, se abriu ao confessar: "Eu sou o único beatle que nunca teve um single em primeiro lugar nas paradas."
O pianista disse que "Whatever Gets You Thru the Night" seria o primeiro, mas o guitarrista minimizou, julgando que ele estava apenas tentando animá-lo. No entanto, ele falava sério e estava convicto de estar diante de um hit. Malandro, ele viu ali uma oportunidade. "Se ela chegar ao topo, no dia de Ação de Graças você toca comigo no Madison Square Garden?", apostou.
Lennon estava tão certo de não haver a menor possibilidade daquilo acontecer, que aceitou a aposta — mesmo sem ganhar algo no caso contrário. Mas no dia 16 de novembro daquele mesmo ano seu telefone tocou, era Elton John avisando que "Whatever Gets You Thru the Night" acabara de chegar ao 1º lugar no Top 100 da Billboard, e cobrando a aposta.
"Não era algo que eu tinha dito da boca para fora a um empresário, então eu tive que cumprir", disse o ex-beatle. "Tive que fazer uma apresentação surpresa."
A apresentação
Lennon subiu ao palco visivelmente nervoso diante daquela multidão ensandecida, muito semelhante às que ele encarava 10 anos antes, nos dias de beatlemania. Entretanto, o que os 20 mil presentes viram foi um Lennon radiante, novamente usando cabelo cumprido e vestido elegantemente de preto, combinando com sua guitarra Fender Telecaster.
Juntos, os xarás tocaram dois clássicos dos Beatles, Lucy In The Sky With Diamonds’ and ‘I Saw Her Standing There’. Oportunista, Elton John soube tirar proveito da ocasião: dias antes havia lançado sua regravação da primeira, e no ano seguinte lançaria como lado b aquela versão ao vivo da segunda.
"Elton queria que eu cantasse Imagine", disse Lennon, "mas eu não queria soar como Dean Martin cantando meus maiores sucessos. Eu queria me divertir e tocar rock n roll!". "Foi bem divertido", respondeu ele a um jornalista na saída do palco, "mas eu não gostaria de fazer isso da vida".
A reconciliação
Colaborador de longa data do pianista, o guitarrista Davey Johnstone fazia parte da banda de apoio naquela noite. Ele relembrou à Yahoo que aquele show foi fundamental para reaproximar John e Yoko, que estavam separados já há mais de ano.
O casal se separou por um ano e meio, período que John passou tendo um caso com sua assistente pessoal, May Pang. Período esse que no futuro ele ingratamente chamaria "fim de semana perdido".
Davey atestou que Lennon desconhecia totalmente a presença de Yoko na plateia, ou ele teria entrado em pânico. Ele confessa ainda que desconfia de que Elton John tenha conspirado aquilo tudo em segredo.
John e Yoko se reconciliaram meses após o show, e em outubro de 75 deram à luz a Sean.
Ouça "Whatever Gets You Thru the Night" no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua

Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


