Esperoza: conheça uma das melhores bandas da Moldávia
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 21 de novembro de 2020
Apesar de as ex-repúblicas soviéticas terem se estabelecido como grandes celeiros de ótimas bandas de Heavy Metal, a Moldávia, uma das nações mais pobres da Europa, é um país com escasso número de grupos se dedicando à música pesada. Em meados de novembro de 2020, o site Metal-Archives listava apenas 20 bandas em atividade em todo o país, um número muito reduzido, mesmo para uma nação relativamente pequena como a Moldávia (menor que o estado do Paraná, diga-se de passagem).
Em Chișinău, a capital do país, nasceu, em 2010, a banda ESPEROZA, que se dedica a um som que pode ser definido como sendo uma intrincada mescla de Gothic Metal com Metal Sinfônico, tudo isso temperado com música extrema e, em alguns momentos, Metal Progressivo. Na verdade, é difícil conseguir uma definição clara para sua música. Em 2016, o grupo lançou "Aum Corrupted" (seu quarto lançamento, após um álbum, um single e um EP, lançados em anos anteriores), um trabalho recheado com dez faixas. Apesar de ser apenas o segundo álbum completo lançado pelo grupo, "Aum Corrupted" é um trabalho que exala bastante maturidade.
Falemos a respeito de algumas das músicas do álbum: "Egohypnotized", que surge após uma rápida introdução, é uma música longa, lenta, com um som deprimente e pesado. Em seguida, temos "Unknown Summons", que traz uma mudança perceptível, pois se aproxima muito do Thrash e Death Metal. Aqui, há um ataque pesado e quase exagerado no bumbo, mas a faixa consegue certa harmonia, mantendo seu charme, evidenciando ainda a competência dos músicos. Em "Tomb Of Deeds", a banda volta a soar inclinada para o Doom e Gothic Metal, sem vocal gutural. Outra faixa que merece ser citada é "Blame It On Me", não por acaso, uma das melhores. Aqui, temos vocalizações guturais e limpas atacando de modo objetivo, misturadas a um instrumental excelentemente executado. A excelente faixa "I Rot" mergulha em uma sonoridade mais próxima do Metal Progressivo, mantendo o peso e as ótimas passagens de vocal limpo para gutural. O álbum encerra com a surpreendente complexidade sonora da faixa "... And Here Comes The Immaculacy", uma música com mais de 15 minutos, mas que, surpreendentemente, não soa enjoativa. Pelo contrário, a mesma é complexa e muito bem feita; em alguns momentos, um som de cítara é ouvido e a vocalização, tendendo ao operístico, se aproxima em alguns momentos da musicalidade oriental. Violões muito bem tocados e até flautas também se fazem ouvir em alguns momentos. Música complexa, certamente minha faixa favorita neste álbum.
Então é isso: temos, aqui, um grande lançamento de uma banda que sabe muito bem o que está fazendo, um álbum muito bem produzido. Trata-se de um trabalho complexo, com cada música executada com absoluta competência. Algo que muito chama a atenção, ao longo de todo o álbum, é a forma como a vocalista Zoya Belous se mostra uma grata surpresa, pois sabe como poucas misturar o vocal limpo e operístico ao gutural solidamente agressivo, passando de uma modalidade a outra com extrema facilidade e grande competência.
Ouça, a seguir, a música "Blame It On Me", uma das grandes criações do ESPEROZA.
FONTES:
https://www.metal-archives.com/bands/Esperoza/3540382898
http://www.metal-temple.com/site/catalogues/entry/reviews/cd_3/e_2/esperoza-aum.htm
https://vk.com/esperoza
https://www.discogs.com/pt_BR/artist/5422978-Esperoza
http://www.metalstorm.net/bands/band.php?band_id=9872
https://www.unitedrocknations.com/groupe-esperoza-876
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os 4 álbuns de rock clássico que permaneceram mais tempo nas paradas
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


