Guns N' Roses: Conheça a obra da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Julio Cesar Zandomenighi
Enviar Correções  

O Guns N' Roses reinventou o Rock N' Roll com um som único e uma vida a bordo de loucuras. Disco de estreia mais vendido da história do Rock N' Roll e voz do disco de estreia mais bem sucedida do Hard Rock. Mais de 100 milhões de discos vendidos ao redor do mundo. Tudo começou em Março de 1985 com a formação clássica, Axl Rose (vocais), Slash (guitarra), Izzy Stradlin (guitarra), Duff McKagan (contrabaixo) e Steven Adler (bateria). No começo da carreira os integrantes viviam nas ruas de Los Angeles passando pelas maiores dificuldades vivendo ás custas das prostitutas que os ajudavam a sobreviver.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1986 tudo começa a mudar quando lançam o EP Live?!*@ Like a Suicide, que trouxe duas músicas próprias, Reckless Life e Move To The City e dois covers, Nice Boys (Rose Tattoo) e Mama Kin (Aerosmith), a junção dessas quatro músicas com alguns outros covers junto com mais algumas músicas próprias nos shows, formaram um explosivo set-list que unido ao estilo rebelde e a incrível presença de palco conquistavam cada vez mais fãs. A banda estava dominando Los Angeles com suas apresentações explosivas nas casas de shows apresentando suas letras ameaçadoras. O executivo Tom Zutaut da Geffen Records ficou impressionado com a banda e alguns dias depois de assistir apenas duas músicas em um show fechou contrato com o Guns N' Roses.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No dia 21 de Julho de 1987 é lançado Appetite For Destruction, um dos discos mais marcantes da história do Rock N' Roll e um dos melhores álbuns da década de 80. Segundo Zutaut os números estão entre 35 a 40 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. O disco não foi um sucesso logo de primeira, foi somente após o lançamento do videoclipe da música Welcome To The Jungle que foi exibido apenas uma vez, ás 4 horas da manhã em New York, uma hora da manhã em Los Angeles. Domingo à noite que o sucesso começou. "A porta de switch da MTV explodiu, pegou fogo, dez mil ligações simultâneas chegaram, quando uma chamada telefônica chega envia uma faísca elétrica, os fios derreteram e pegou fogo, até os bombeiros vieram!". Nunca aconteceu nada desse tipo na MTV antes disso, logo em seguida foi gravado rapidamente um vídeo para Sweet Child O´ Mine e explodiu, todas as estações de Rádio na América tocaram e o álbum começou a vender milhões (trecho retirado do vídeo: A História de como o Guns N' Roses bagunçou a MTV). Os sucessos: Welcome To The Jungle, It´s So Easy, Nightrain, Paradise City, Sweet Child O´ Mine e Rocket Queen alavancaram a carreira da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O segundo disco foi lançado em 1989, GN´R Lies, incluía as quatro músicas do primeiro EP em versões ao vivo e quatro músicas acústicas inéditas, Patience, Used To Love Her, You´re Crazy e One In A Million. Foi um trabalho de apenas um dia que vendeu dois milhões de cópias.

No ano de 1990 a banda demite o baterista Steven Adler durante a produção do novo álbum pelo seu terrível vício em drogas, Matt Sorum (ex- The Cult) o substitui e no ano seguinte lançam o disco duplo Use Your Illusion que foi mais um registro histórico, vendeu um milhão e seiscentos mil discos somente na primeira semana de lançamento, algo que não se via desde os Beatles. Os destaques ficam para as canções: Right Next Door To Hell, Dust N´ Bones, Live And Let Die, Don´t Cry, November Rain, Dead Horse e Coma no disco I. Civil War, 14 Years, Yesterdays, Breakdown, So Fine, Estranged e You Could Be Mine no disco II. Durante a turnê que promoveu esse álbum, uma das maiores da história com duração de dois anos e meio houve a saída do guitarrista Izzy Stradlin que estava cansado da vida na estrada, Gilby Clarke (ex- Candy, Kill For Thrills) assumiu o seu lugar. A turnê se encerrou em 17 de julho de 1993 na Argentina para 70.000 fãs. Ainda em 93 a banda lança uma coleção de covers de Punk Rock e Rock dos anos 70 e 80, chamada The Spaghetti Incident. Duff McKagan também lançou o disco Believe In Me e Gilby Clarke lançou em 1994 o álbum Pawnshop Guitars.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1996 Slash deixa a banda oficialmente. Matt Sorum foi demitido em Abril e Duff McKagan se demitiu em Agosto de 1997. Slash montou a sua nova banda, Slash´s Snakepit com quem lançou os álbuns: It´s Five O´Clock Somewhere (1995), contando com Gilby Clarke e Matt Sorum tocando no disco também, e Ain´t Life Grand (2000).

Depois disso Axl Rose passa os anos seguintes reinventando o Guns N' Roses. Em Novembro de 1999, a Geffen Records lançou Live Era `87-`93, uma coletânea de performances ao vivo de vários concertos durante as turnês de Appetite For Destruction e Use Your Illusion e também foi lançada a música Oh My God que foi gravada como trilha sonora para o filme Fim Dos Dias, primeira música inédita do novo Guns N' Roses, o lançamento da canção foi destinado a ser um prelúdio para o seu novo álbum, intitulado Chinese Democracy, que demoraria mais nove anos pra sair.

No Rock In Rio de 2001 Axl Rose ressurge com o novo Guns N' Roses contando com a formação: Axl Rose (vocal), Robin Finck (guitarra), Buckethead (guitarra), Paul Tobias (guitarra), Tommy Stinson (contrabaixo), Bryan "Brain" Mantia (bateria), Chris Pitman (teclados) e Dizzy Reed (teclados), com algumas novas músicas animando muito os fãs. Esse foi o show de maior público na história da banda, com cerca de 240 mil pessoas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 2002 houve a substituição do guitarrista Paul Tobias por Richard Fortus (ex- Love Spit Love) e a banda faz mais uma apresentação histórica no MTV Awards, tocando Welcome To The Jungle, Madagascar (novidade na época) e Paradise City, marcando o retorno definitivo de Axl Rose após anos de reclusão. No ano de 2004 foi a vez do guitarrista Buckethead deixar a banda alegando falta de interesse de Axl Rose em lançar material novo, ele foi substituído por Ron "Bumblefoot" Thal que entrou efetivamente na banda em 2006. Ainda neste ano de 2006 o Guns N' Roses fez mais uma grande apresentação, no Rock Am Ring com um desempenho fenomenal de Axl Rose. O baterista Bryan "Brain" Mantia foi substituído por Frank Ferrer no Outono desse mesmo ano.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Slash, Matt Sorum e Duff McKagan junto com Scott Weiland (vocal) e Dave Kushner (guitarra) formaram o supergrupo Velvet Revolver lançando dois álbuns, Contraband em 2004 e Libertad em 2007.

No ano de 2008 após um processo de mais de uma década o novo Guns N' Roses lança o álbum Chinese Democracy, David Wild da Rolling Stone declarou: "Axl Rose tem trabalhado duro para fazer o Guns N' Roses ficar importante ao longo de tudo o que aconteceu, mas esperou tanto que tudo o que aconteceu mudou várias vezes. Eu acho que na sua cabeça ele quer atingir a perfeição mítica talvez impossível". (retirado do vídeo Guns N' Roses Behind To The Music, vídeo 5, ano 2004). Diferente de tudo o que a banda lançou até então o disco conquistou ainda mais fãs das novas gerações, alcançando as primeiras posições nas paradas em diversos países apresentando grandes canções como: Shackler´s Revenge, Better, Street Of Dreams, Catcher In The Rye, Scraped, Riad N´ The Bedouins, Madagascar, This I Love e Prostitute. Ainda em 2008 o guitarrista Robin Finck deixa a banda, ele foi substituído por DJ Ashba (Beautiful Creatures, Sixx:A.M.) que assumiu o posto em Março de 2009. Nesse mesmo ano de 2009 a banda faz mais um show épico em Osaka com duração de três horas apresentando quase todas as canções do novo álbum ao vivo, algumas pela primeira vez.

Em 2014 Axl Rose recebe o prêmio Ronnie James Dio Lifetime Achievement Award, o ator Nicolas Cage entregou o prêmio para Axl Rose e declarou antes da entrega trechos inspiradores como: "Axl me inspira. Não apenas sua música, mas a pureza com que ele incorpora o Rock and Roll. Modas vêm e vão, mas Axl Rose é sempre 100% ele mesmo. Quando ele chegou aqui em LA em 1982 havia muitos impostores na cena, pessoas que achavam que roupas de couro e cabelos grandes faziam de você um Rockstar, mas Axl trouxe algo inegavelmente real e perigoso à música. Gerações chegaram e partiram desde então, mas ainda só existe um Axl Rose." (retirado de o vídeo Revolver Golden Gods 2014 – Axl Rose recebe o Lifetime Achievement Award Legendado).

Em 2015, DJ Ashba deixou o Guns N' Roses, o músico postou em sua página oficial do Facebook uma carta aberta aos fãs anunciando a sua saída, aparentemente, de forma amigável, para se dedicar a outros projetos e exclusivamente ao Sixx:A.M. No ano seguinte foi a vez de Ron "Bumblefoot" Thal e Tommy Stinson saírem da banda. Chris Pitman foi substituído por Melissa Reese. Permanecendo na formação apenas Axl Rose, Richard Fortus, Frank Ferrer, Dizzy Reed e agora a mais nova integrante, Melissa Reese.

No dia 1 de Abril de 2016, numa noite de sexta-feira aconteceu um show surpresa da banda na casa de shows Troubadour, em Los Angeles, uma das reuniões mais esperadas da história do Rock N' Roll, depois de 23 anos, Slash e Duff Mckagan se juntam novamente com Axl Rose no Guns N' Roses levando os fãs ao delírio com a turnê Not In This Lifetime ainda em andamento.

publicidade


Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo728 Goo336 Cli336 WhiFin