Queen: A importância da obra da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Julio Cesar Zandomenighi, Fonte: Wikipedia
ENVIAR CORREÇÕES  

Queen foi uma banda britânica de Rock, fundada em 1970 e ativa sob sua formação clássica, até 1991. Sua formação contava com Freddie Mercury (vocais/piano), Brian May(guitarra), John Deacon (contrabaixo) e Roger Taylor (bateria). O grupo é frequentemente citado como um dos expoentes do seu estilo, também sendo um dos recordistas de discos em nível mundial, a banda já vendeu mais de 300 milhões de discos ao redor do mundo. A música da banda também é conhecida por ser altamente eclética, variando entre várias vertentes do Rock.

Queen: Brian May, Alex Skolnick e outros gravam versão para "We Are The Champions"IGN Music: os álbuns de Metal mais influentes segundo o site

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda surgiu a partir do trio Smile, formado por Brian May, Roger Taylor e o baixista Tim Staffel. Com o fim do conjunto, Freddie Mercury e John Deacon juntamente com May e Roger, estabeleceram a formação de um novo grupo em meados de 1970, a escolha do nome da nova banda foi feita por Freddie Mercury, declarando: "É um nome muito forte, universal e imediato". O primeiro disco foi lançado no ano de 1973, Queen, trazendo ótimas canções como: Keep Yourself Alive, Liar e The Night Comes Down. No ano seguinte lançam o segundo álbum, Queen II, por decisão da gravadora para divulgar a banda, o Queen abriria todos os shows na turnê da banda Glam Rock, Mott The Hoople. Ao longo das apresentações, a atração principal tornou-se cada vez mais desinteressante em detrimento do desempenho positivo do grupo novato. Isso causou a revolta dos integrantes do Mott The Hoople que se queixaram à gravadora, que se recusou a tirá-los e escolher outro conjunto.

Ainda no final de 1974 foi lançado Sheer Heart Attack contando com os sucessos: Killer Queen, Stone Cold Crazy, Now I´m Here e In The Lap Of The Gods. Em 1975 a banda alcançou o sucesso mundial com o seu quarto disco, A Night At The Opera, apresentando a canção Bohemian Rhapsody, que ficaria nove semanas no topo das paradas e projetaria o grupo mundialmente. Esse álbum é considerado o melhor trabalho da carreira do Queen, mesclando influências de Hard Rock, Pop, Rock Progressivo, Heavy Metal e outros gêneros musicais.

No ano de 1976 é lançado A Day At The Races, trazendo os hits: Tie Your Mother Down e Somebody To Love. Em 1977 lançam News Of The World, apresentando para o mundo os mega-hits We Will Rock You e We Are Champions com desempenho extremamente positivo nas paradas. We Are Champions se tornou uma espécie de hino desportivo, político e de outros tipos de organizações. O disco chegou a quarta posição no Reino Unido e no topo das paradas dos EUA. No ano seguinte foi lançado Jazz, disco esse que refletiu a vida pessoal dos membros em suas letras.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1980 lançaram The Game, o álbum trouxe uma grande mudança no som da banda, apresentando um som mais simples e incluindo pela primeira vez o uso de sintetizadores. As canções: Dragon Attack, Another One Bites The Dust, Crazy Little Thing Called Love e Save Me são alguns dos destaques. No ano de 1982 lançam Hot Space, o disco não foi bem nas paradas, com um som um pouco distante do Rock, não obteve a mesma aceitação do projeto anterior. Após a turnê a banda se separou para um momento de férias.

Em 1984 retornam com o álbum The Works, apresentando as músicas: Radio Ga Ga, It´s A Hard Life, I Want To Break Free e Hammer To Fall que se tornariam grandes hits. No ano seguinte a banda se apresentou na primeira edição do Rock In Rio para 300 mil pessoas, a apresentação foi extremamente positiva. Love Of My Life cantada, em grande parte, pelo público foi um dos momentos mais marcantes do festival. Ainda em 1985 eles se apresentaram no Live Aid, a apresentação, ocorrida às 18 horas no estádio Wembley, foi considerada a mais memorável de todo o evento e melhorou a imagem da banda que renovada, retomaria seu ânimo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No ano de 1986 lançam o disco A Kind Of Magic, Brian May começou a trabalhar em um futuro álbum solo e Freddie fez o mesmo. Entre Abril e Maio de 1987, o vocalista foi diagnosticado com o vírus da Aids, fato que bagunçou todos os planos do artista que, a princípio manteve o quadro em segredo.

Em 1989 lançaram The Miracle, o disco estreou no primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. Roger Taylor considerou que: "era o melhor álbum do Queen em dez anos facilmente". Poucos meses depois do lançamento de The Miracle, Freddie voltou sozinho ao Montreaux Studios para produzir novas músicas. Foi nessa época que o cantor revelou aos seus colegas ser portador da doença, em uma reunião formal. O diagnóstico entristeceu e devastou os demais membros, que estiveram dispostos a trabalhar num futuro álbum, pelo pouco tempo de vida que o cantor ainda poderia ter.

No ano de 1990 o Queen recebeu o Britt Awards por sua contribuição à música britânica, foi a última aparição pública de Freddie. Em 1991 foi lançado Innuendo, com letras mais sérias e reflexivas contando com os sucessos: I´m Going Slightly Mad, Headlong, Don´t Try So Hard, These Are The Days Of Our Lives e The Show Must Go On. No dia 24 de Novembro de 1991, Freddie Mercury faleceu com o diagnóstico de Broncopneumonia.

Em 20 de Abril de 1992, foi realizado o The Freddie Mercury Tribute Concert, um show tributo que reuniu várias bandas e artistas famosos, realizado no estádio de Wembley, em Londres, músicos como: David Bowie, George Michael, Elton John, Tony Iommi, Roger Daltrey, Robert Plant e bandas como Guns N Roses, Def Leppard, Extreme e Metallica juntamente com Brian May, Roger Taylor e John Deacon tocaram os maiores sucessos da banda.

No ano de 1995 a banda lançou o último álbum de inéditas, Made In Heaven, os membros se reuniram para retrabalhar nas últimas canções deixadas por Freddie e procurou em todos os arquivos do Queen por canções para o projeto. As músicas: It´s A Beautiful Day, Made In Heaven, I Was Born To Love You e A Winter´s Tale são alguns dos sucessos.

Em 2005 fundaram o supergrupo Queen+Paul Rodgers(ex- Free, Bad Company) realizando várias turnês em alguns continentes do mundo, lançaram o álbum ao vivo Return Of The Champions em 2005 e o inédito The Cosmos Rocks em 2008.

No ano de 2011 formaram o supergrupo Queen+Adam Lambert. Em 2015, em comemoração aos 30 anos do Rock In Rio, o supergrupo se apresentou no evento para mais de 85 mil pessoas. No ano de 2018 foi lançado o filme Bohemian Rhapsody, um filme de drama biográfico britânico-estadunidense sobre Freddie Mercury, foi a sexta maior bilheteria de 2018.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Queen"


Queen: Brian May, Alex Skolnick e outros gravam versão para We Are The ChampionsQueen
Brian May, Alex Skolnick e outros gravam versão para "We Are The Champions"

Queen: banda transmitirá lendário Freddie Mercury Tribute Concert nesta sexta (15)Queen
Banda transmitirá lendário Freddie Mercury Tribute Concert nesta sexta (15)

Queen: Show antológico com Metallica, GNR e outros será transmitido na sextaQueen
Show antológico com Metallica, GNR e outros será transmitido na sexta

Little Richard: Mick Jagger, Ringo Starr, Jimmy Page e outros lamentam a morteLittle Richard
Mick Jagger, Ringo Starr, Jimmy Page e outros lamentam a morte

Capital Inicial: a desafinação bizarra de Dinho Ouro Preto (vídeo)Capital Inicial
A desafinação bizarra de Dinho Ouro Preto (vídeo)

Queen: Brian May é hospitalizado após rasgar os glúteos fazendo jardinagemQueen
Brian May é hospitalizado após "rasgar os glúteos" fazendo jardinagem

Dinho Ouro Preto: Marcelo Adnet o imita cantando Bohemian Rhapsody, do QueenDinho Ouro Preto
Marcelo Adnet o imita cantando "Bohemian Rhapsody", do Queen

Dinho Ouro Preto: vídeo cantando Bohemian Rhapsody, do Queen, em live viralizaDinho Ouro Preto
Vídeo cantando "Bohemian Rhapsody", do Queen, em live viraliza

Queen + Adam Lambert: You Are The Champions saúda profissionais da saúdeQueen + Adam Lambert
"You Are The Champions" saúda profissionais da saúde

Queen: banda lança You Are The Champions em homenagem a profissionais de saúdeQueen
Banda lança "You Are The Champions" em homenagem a profissionais de saúde

Hard Rock: as bandas que deram origem aos heróis do gêneroHard Rock
As bandas que deram origem aos heróis do gênero

Queen: As 10 melhores composições de Brian May, segundo a Classic RockQueen
As 10 melhores composições de Brian May, segundo a Classic Rock


IGN Music: os álbuns de Metal mais influentes segundo o siteIGN Music
Os álbuns de Metal mais influentes segundo o site

Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)Planno D
10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)


Sobre Julio Cesar Zandomenighi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280