Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Data Is Beautiful
Enviar Correções  

Um gráfico em vídeo, divulgado pelo canal "Data Is Beautiful" no YouTube, mostra quais foram os artistas com mais vendas entre os anos de 1969 e 2019.

A descrição do vídeo, feita por uma pessoa que alega ser estudante do primeiro ano do curso de PhD em estatística, afirma: "Linha do tempo dos artistas mais populares da música de 1969 a 2019, classificada por vendas anuais certificadas de discos. Números mundiais e ajustados para a média mensal dos 12 meses".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É informado, ainda, que os dados dos últimos anos incluem vendas de singles digitais. "Esses dados agregam várias fontes e podem servir como indicador de popularidade em diferentes mídias, como vendas de álbuns, transmissão de rádio, vendas de cópias digitais e frequência de transmissão online", diz.

No primeiro ano, em 1969, chama atenção a liderança disparada dos Beatles, com mais de 3 milhões de vendas certificadas, seguidos de Elvis Presley (1,7 milhão) e Simon & Garfunkel (989 mil). A primeira grande mudança no gráfico ocorre em 1972, quando o Led Zeppelin assume o topo. Nos anos seguintes, chama atenção o crescimento de nomes como Pink Floyd, Eagles e Elton John.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A partir da segunda metade da década de 1970, o Queen surge, mas o domínio real é dos Eagles, que chega a ter uma diferença de 3 milhões de vendas certificadas para o segundo colocado (Elvis Presley, em 1977, ano de sua morte). Abba, Bee Gees e Fleetwood Mac também surgem fortes no período.

Logo no início da década de 1980, o "Rei do Pop" Michael Jackson começou o seu reinado e garantiu o topo, onde ficaria por muito tempo. O Queen voltou às primeiras posições, assim como o Pink Floyd, enquanto que AC/DC e Prince, enfim, surgiram para os números "milionários".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A volta do Aerosmith também garantiu números satisfatórios para a banda, mas os anos 1980 foram dominada por nomes como Michael Jackson, Madonna, Prince, Phil Collins e Bruce Springsteen. Na segunda metade da década, ainda surgiram Whitney Houston, Bon Jovi, Metallica, Guns N' Roses e U2.

Embora muitos pensem que o grunge tenha mudado o panorama na década de 1990, a única banda do estilo que aparece é o Nirvana - e sempre abaixo do Guns N' Roses e Metallica, as duas principais bandas de rock do período. É interessante observar que, até aqui, Elvis Presley e Beatles seguiram aparecendo, vez ou outra, no levantamento geral.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os nomes de maior sucesso começaram a mudar apenas a partir de 1994, com a ascensão de Mariah Carey, Céline Dion e Shania Twain, além da consolidação definitiva do Bon Jovi. A segunda metade da década foi marcada pelo fenômeno Backstreet Boys e a volta de Elton John, além do surgimento de Britney Spears.

O início do século 21 mostra o crescimento exponencial de Eminem. No rock, o único nome de destaque é o Linkin Park. O gênero some de vez da listagem a partir de 2005, quando o pop ganha força e o hip hop emplaca mais nomes, como Kanye West.

A década de 2010 também é dominada pelo pop e hip hop, mas os números chamam atenção: o consumo de música, no geral, aumentou consideravelmente. É frequente ver mais de um artista ultrapassando a marca dos 4 milhões no mesmo período - o recorde, ao que tudo indica, é de Drake, com 13 milhões em boa parte do ano de 2017.

Veja, abaixo, o gráfico em vídeo:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Separados no nascimento: Paul Stanley e Sidney MagalSeparados no nascimento
Paul Stanley e Sidney Magal

Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicasMetal Moderno
5 bandas aptas a se tornarem clássicas


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336