Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Data Is Beautiful
Enviar correções  |  Ver Acessos

Um gráfico em vídeo, divulgado pelo canal "Data Is Beautiful" no YouTube, mostra quais foram os artistas com mais vendas entre os anos de 1969 e 2019.

Guns N' Roses: "Eu não tinha aspirações de tocar guitarra"; afirma SlashSpin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos

A descrição do vídeo, feita por uma pessoa que alega ser estudante do primeiro ano do curso de PhD em estatística, afirma: "Linha do tempo dos artistas mais populares da música de 1969 a 2019, classificada por vendas anuais certificadas de discos. Números mundiais e ajustados para a média mensal dos 12 meses".

É informado, ainda, que os dados dos últimos anos incluem vendas de singles digitais. "Esses dados agregam várias fontes e podem servir como indicador de popularidade em diferentes mídias, como vendas de álbuns, transmissão de rádio, vendas de cópias digitais e frequência de transmissão online", diz.

No primeiro ano, em 1969, chama atenção a liderança disparada dos Beatles, com mais de 3 milhões de vendas certificadas, seguidos de Elvis Presley (1,7 milhão) e Simon & Garfunkel (989 mil). A primeira grande mudança no gráfico ocorre em 1972, quando o Led Zeppelin assume o topo. Nos anos seguintes, chama atenção o crescimento de nomes como Pink Floyd, Eagles e Elton John.

A partir da segunda metade da década de 1970, o Queen surge, mas o domínio real é dos Eagles, que chega a ter uma diferença de 3 milhões de vendas certificadas para o segundo colocado (Elvis Presley, em 1977, ano de sua morte). Abba, Bee Gees e Fleetwood Mac também surgem fortes no período.

Logo no início da década de 1980, o "Rei do Pop" Michael Jackson começou o seu reinado e garantiu o topo, onde ficaria por muito tempo. O Queen voltou às primeiras posições, assim como o Pink Floyd, enquanto que AC/DC e Prince, enfim, surgiram para os números "milionários".

A volta do Aerosmith também garantiu números satisfatórios para a banda, mas os anos 1980 foram dominada por nomes como Michael Jackson, Madonna, Prince, Phil Collins e Bruce Springsteen. Na segunda metade da década, ainda surgiram Whitney Houston, Bon Jovi, Metallica, Guns N' Roses e U2.

Embora muitos pensem que o grunge tenha mudado o panorama na década de 1990, a única banda do estilo que aparece é o Nirvana - e sempre abaixo do Guns N' Roses e Metallica, as duas principais bandas de rock do período. É interessante observar que, até aqui, Elvis Presley e Beatles seguiram aparecendo, vez ou outra, no levantamento geral.

Os nomes de maior sucesso começaram a mudar apenas a partir de 1994, com a ascensão de Mariah Carey, Céline Dion e Shania Twain, além da consolidação definitiva do Bon Jovi. A segunda metade da década foi marcada pelo fenômeno Backstreet Boys e a volta de Elton John, além do surgimento de Britney Spears.

O início do século 21 mostra o crescimento exponencial de Eminem. No rock, o único nome de destaque é o Linkin Park. O gênero some de vez da listagem a partir de 2005, quando o pop ganha força e o hip hop emplaca mais nomes, como Kanye West.

A década de 2010 também é dominada pelo pop e hip hop, mas os números chamam atenção: o consumo de música, no geral, aumentou consideravelmente. É frequente ver mais de um artista ultrapassando a marca dos 4 milhões no mesmo período - o recorde, ao que tudo indica, é de Drake, com 13 milhões em boa parte do ano de 2017.

Veja, abaixo, o gráfico em vídeo:




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Beatles"Todas as matérias sobre "Elvis Presley"Todas as matérias sobre "Michael Jackson"Todas as matérias sobre "Eagles"Todas as matérias sobre "Pink Floyd"Todas as matérias sobre "Elton John"Todas as matérias sobre "Fleetwood Mac"Todas as matérias sobre "AC/DC"Todas as matérias sobre "Phil Collins"Todas as matérias sobre "Bon Jovi"Todas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"Todas as matérias sobre "U2"Todas as matérias sobre "Nirvana"Todas as matérias sobre "Linkin Park"


Guns N' Roses: Eu não tinha aspirações de tocar guitarra; afirma SlashGuns N' Roses
"Eu não tinha aspirações de tocar guitarra"; afirma Slash

Guns, Red Hot, Stones, Green Day e George Clinton: Um encontro histórico em 2012Clube da Música: 10 bandas de Rock/Metal mais acessadas do YouTube (vídeo)

Guns N' Roses: Jason Momoa assiste show da banda sentado em cima do palco; vejaGuns N' Roses
Jason Momoa assiste show da banda sentado em cima do palco; veja

Guns N' Roses: Slash posta mensagem de agradecimento aos fãs por show em Las VegasGuns N' Roses: vídeo mostra que eles quase colidiram em Las Vegas

Lollapalooza 2020: Guns N' Roses toca na sexta; veja atrações por diaLollapalooza 2020
Guns N' Roses toca na sexta; veja atrações por dia

Slash's Snakepit: por onde anda Eric Dover?

Guns N' Roses: Jason Momoa dá anel para Slash e leva filhos para conhecer a bandaGuns N' Roses
Jason Momoa dá anel para Slash e leva filhos para conhecer a banda

Guns N' Roses: Axl Rose leva tombo em show e acaba limpando o palco; veja vídeoGuns N' Roses
Axl Rose leva tombo em show e acaba limpando o palco; veja vídeo

Guns N' Roses: namorada de Slash compartilha vídeos de shows nos EUA; assista

Guns N' Roses: Axl Rose despenca no palco durante showGuns N' Roses
Axl Rose despenca no palco durante show

Guns N' Roses: November Rain, a trilha do mês de novembroGuns N' Roses
"November Rain", a trilha do mês de novembro

Guns N' Roses: tecladista Melissa Reese posta fotos com o rapper Post Malone

Guns N' Roses: veja Slash aquecendo antes do show em frente de seu paiGuns N' Roses
Veja Slash aquecendo antes do show em frente de seu pai

Guns N' Roses: Slash responde se está na banda ou se só é contratadoGuns N' Roses
Slash responde se está na banda ou se só é contratado

Slash: Sweet Child é a coisa mais gay que alguém poderia comporSlash
"Sweet Child" é a coisa mais gay que alguém poderia compor

Rockers: dez músicos que os fãs gostariam de ver de voltaRockers
Dez músicos que os fãs gostariam de ver de volta


Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os temposSpin
Os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos

Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles PriesterNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Slayer: Kerry King explica como se deve balançar a cabeçaSlayer
Kerry King explica como se deve balançar a cabeça

Rob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre eleRob Halford
11 coisas que você não sabia sobre ele

Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umRoqueiro poser
100 regras essenciais para se tornar um

Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o NirvanaVan Halen
O constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

Rock And Roll: 10 melhores álbuns de estreia de todos os temposRock And Roll
10 melhores álbuns de estreia de todos os tempos


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336