Nekrogoblikon: a banda que possui um goblin de "estimação"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme NokturnaL Niehues, Fonte: Nekrogoblikon
Enviar correções  |  Ver Acessos

Você não leu o título errado, a banda realmente possui um Goblin de estimação. Bom, talvez, não exatamente de estimação. Mas... vamos chegar lá e ao final você poderá tirar a sua própria conclusão.

Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilosIron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Antes de continuar a ler o restante da matéria, aperte o play no vídeo abaixo e vá conhecendo a banda Nekrogoblikon.

Atualmente o metal e seus sub-gêneros trazem bandas que refletem uma vasta gama de assuntos, porém em sua grande maioria são assuntos por vezes repetidos e um pouco clichê. Exemplo disso são bandas que falam sobre conflitos internos, sentimentos ou até mesmo aquelas que falam sobre zombies, violência e todo esse tema.

Algumas dessas bandas tentam trazer um diferencial em sua temática e tentam retratam mitologias (egípcia, nórdica e grega) ou folclore (escandinavo, africano ou japônes). E é exatamente aqui que entra a banda conhecida como NEKROGOBLIKON!

Porém, é preciso fazer um adendo muito importante:

A banda além de trazer um universo diferente ao ouvinte, eles também trazem uma paródia de si mesmo e de outras bandas/temas. Em termos comparativos, poderíamos dizer que eles são quase um Massacration, porém de uma forma não tão esculaxada.

Por fim, vamos focar naquilo que importa, o NEKROGOBLIKON.
Para que você, caro leitor, entenda de uma forma simples e objetiva, a matéria será dividia em alguns tópicos.

Mas antes, devemos nos perguntar: O QUE DIABOS É NEKROGOBLIKON? (além de uma banda, dur).

Vocês se lembram do livro Necronomicon responsável por ressuscitar os mortos? Pois bem, NEKROGOBLIKON na mitologia transcrita pela banda também é um livro capaz de livrar os Goblins de sua fatídica imortalidade e permitindo que eles morram.

a) HISTÓRIA

Conforme mencionado, a história contada pela banda é sobre Goblins e sua imortalidade. Porém, cada álbum e música tentam trazer um adendo ao universo composto pela banda, então, caso você vá atrás das letras, verá músicas falando sobre a tentativa de dominação da raça humana, sobre a busca do livro que dá nome a banda e quais as principais diversões para um Goblin imortal. Aliás, nesse universo os Goblins não são seres mitológicos/folclóricos, mas sim espaciais que vagam o universo.

b) MUSICALIDADE

A banda é categorizada como um "Melodic Death Metal com pitadas de Folk Metal" em sua fórmula, porém é possível identificar as mais diversas influências aqui e ali. Apesar disso, as músicas trazem um ar pesado, melódico, mas sempre bem humorados/alegres. Caso você decida vagar pelo vasto catálogo da banda, encontrará em um determinado momento um refrão que lembra bastante o System of a Down ou então, algumas linhas de vocais que lembram o Muse ou até mesmo uma sonoridade que as vezes remete aos jogos de Super Nintendo e Mega Drive.

Toda essa sopa de notas musicais acabam se entrelaçando perfeitamente devido aos potentes vocais do vocalista Scorpion que varia muito bem entre o rasgado e os vocais limpos.

Conheça toda a musicalidade da banda através do álbum Heavy Meta de 2015:

Para demonstrar que a banda tenta inovar e a pensar fora da casinha, deixo também a música "The Magic Spider" do álbum Welcome to Bonkers de 2018:

c) PARÓDIA ORIGINAL COM HUMOR INTELIGENTE

Um dos grandes trunfos da banda é exatamente esse, fazer uma paródia original com humor inteligente. Quando falo em "paródia original" é preciso ressaltar que você sempre verá e ouvirá algo inesperado. Um grande exemplo é a música "The Goblin Rangers Theme", do qual eles trazem o fatídico tema dos Power Rangers para uma realidade "Gôblinica" e bastante divertidade.

Ouça a música "The Goblin Ranger's Theme":

Para intensificar essa ideia de humor, deixo também a faixa "Bears":

d) JOHN GOBLIN!

Lembra que foi comentado que a banda tinha um Goblin de estimação? Pois bem, ele se chama John Goblin e realmente ele existe. John aparece em todos os clipes da banda como peça central e é responsável por convidar a banda a entrar no palco em todos os seus shows. Aliás, o anúncio que ele faz é: "vocês querem ouvir a minha banda favorita da terra?". Outro fato bastante legal e interessante, é que John permanece durante todo o show presente brincando com os membros da banda ou com a platéia. É possível ver ele batendo cabeça, animando e interagindo com a platéia ou muitas vezes ele acaba descendo do palco e se junta a platéia para ver o show.

Duas curiosidades sobre John:

Primeiro: ele possui um Talk Show chamado "Right Now" onde ele entrevista algumas pessoas e possui 2 episódios disponíveis no Youtube;

Primeiro episódio do Talk Show:

Segundo: ele possui um Twitter onde sempre publica coisas relacionadas a vida de Goblin e sua vida na estrada com a banda.
Endereço do Twitter:
https://twitter.com/johngoblikon

Portanto, vos apresento John Goblin:

A única dúvida real que fica é se de fato, John virou o Goblin de "estimação" da banda ou se a banda que é de estimação de John, afinal, ele foi enviado pelo rei Goblin para estudar e aniquilar/escravizar a raça humana.

Discografia NEKROGOBLIKON:
Goblin Island (2006)
Stench (2011)
Heavye Meta (2015)
Welcome to Bonkers (2018)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Nekrogoblikon"


Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilosBandas
As maiores da história do rock segundo os audiófilos

Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda


Sobre Guilherme NokturnaL Niehues

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280