Ibanez: cinco coisas que você não sabia sobre a marca
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimate guitar
Postado em 27 de outubro de 2017
A icônica marca japonesa de instrumentos e equipamentos musicais tem também seus entusiastas. Mas mesmo eles talvez desconheçam os cinco fatos que serão relatados abaixo.
O nome da companhia é espanhol, mas a empresa é japonesa
Dã, é claro! Você vai dizer. Mas você sabe por que?
O origem da marca Ibanez data de 1929, quando a companhia japonesa de Hoshino Gakki - uma divisão de vendas de instrumentos musicais dentro de uma rede de livrarias chamada Hoshino Shoten - começou a importar violões de um luthier espanhol chamado Salvador Ibáñez. O nome pegou e acabamos com uma companhia japonesa que carrega de boa fé um nome espanhol.
Eles faziam cópias até os anos 1970 até serem processados e decidirem fazer produtos originais
Por um bom tempo, a Ibanez não tinha exatamente grandes planos. Depois do início titubeante, eles continuaram como uma empresa de baixo perfil, fabricando cópias de modelos das guitarras de marcas famosas como a Fender e a Gibson.
Entretanto, a companhia cresceu e apareceu no radar dos grandes que os processaram por plágio. Depois do processo, a companhia parou de fazer cópias e começou a criar seus próprios modelos originais, como a icônica guitarra Iceman.
Eles fizeram o primeiro modelo em massa de uma guitarra de 7 cordas
Lançada em 1990, a UV7 veio como parte de uma série e um modelo assinado por Steve Vai. Ela apresentava um corpo de madeira maciça, um conjunto de captadores DiMarzio Blaze II e uma alavanca de trava dupla. Não só Vai, mas outros guitarristas notáveis abraçaram esta guitarra como John Petrucci do Dream Theater e os caras do Korn.
A primeira guitarra de 7 cordas não era para ter uma corda Si baixa, mas uma corda Lá alta
O que o Vai queria era aumentar o seu alcance sonoro, mas ele não especificou exatamente para qual direção sônica deveria ir. Acontece que os experimentos iniciais da empresa focaram não na ideia de ter uma corda Si baixa, mas numa corda Lá alta que viria logo após a famosa mizinha.
Ao ver que a corda Si baixa mudou muita coisa no mundo rock e metal, é intrigante pensar sobre qual direção musical a guitarra com a corda Lá alta faria o mundo tomar...
Ainda mais interessante, é que a Fender também trabalhava em uma guitarra apresentando a corda Lá três anos antes da Ibanez. Embora vários protótipos tenham sido construídos, a guitarra nunca alcançou a produção em massa.
A primeira guitarra com 8 cordas em massa também foi confeccionada pela Ibanez
Continuando o caminho da inovação, a Ibanez também estava à frente do movimento das oito cordas. Eles lançaram a RG2228, a primeira guitarra com oito cordas produzida em massa, mostrada no NAMM em 2007.
Muito parecida com a guitarra de sete cordas, este instrumento também acabou nas mãos de guitarristas talentosos e inovativos que apimentaram o mundo das guitarras. São caras como Tosin Abasi do Animals as Leaders, Fredrik Thordendal e Marten Hagstrom do Meshuggah e Dino Cazares do Fear Factory.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps