Pesquisa: se arrepiar ouvindo música é um ótimo sinal
Por Mário Pescada
Fonte: Yahoo!
Postado em 05 de setembro de 2017
Todo mundo tem suas músicas favoritas, aquelas que por alguma razão mexem diretamente com a gente - para cima ou para baixo.
Mas e chegar ao ponto de se arrepiar com uma determinada música? Pois é, não é uma sensação vivida por todos e segundo um pesquisador, se isso acontece com você, é porque seu cérebro funciona de um jeito um pouco diferente.
Quem afirma isso é Matthew Sachs, graduado em música pela Southern California University. Segundo ele, aqueles que têm essa reação à música possuem "cognição de ordem superior". Matthew é autor de outros três estudos relacionados a influência positiva que a música pode ter nas nossas vidas.
Ele realizou testes em 20 estudantes e 10 deles disseram sentir arrepios quando ouviam certas canções. Ok, uma amostra pequena, mas convenhamos que provocar tal reação não pode ser desprezível.
Os participantes tiveram seus cérebros escaneados e descobriu-se que aqueles que se arrepiavam possuíam maior conexão neural entre o córtex auditivo (responsável pelo centro de processamento emocional) e o córtex pré-frontal (ligado a cognição de ordem superior que envolve ouvir e entender a música).
Segundo Matthew, as pessoas que reagem dessa maneira podem ter emoções mais fortes e intensas. "A ideia é de que mais fibras e o aumento de eficiência entre as duas regiões indicam que a pessoa tem um processamento mais eficiente", afirmou no Oxford Academic.
Agora, ele pretende realizar novos testes para obter mais informações sobre como a música afeta a mente humana. Para ele, isso seria uma alternativa para o tratamento de doenças da mente. "A depressão causa a incapacidade de experimentar o prazer de coisas cotidianas e a música poderia ser usada como terapia para explorar sentimentos".
Uma música que me deu arrepios foi a belíssima versão do JOHNNY CASH para "Hurt".
E você, tem alguma?
Comente: Qual a música que arrepia você?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
O disco gravado por Max Cavalera que o Papa e todos os presidentes deveriam ouvir
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O show dos anos oitenta que fez George Harrison perceber que ainda podia fazer rock
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


