Les Légions Noires: a obscura cena francesa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Lucas Guilherme, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Pouco se sabe até hoje sobre os misteriosos membros do círculo francês Lés Legions Noires (LLN). Mas um legado foi deixado, tornando a França um dos países mais obscuros em relação ao metal Negro. O que na minha opinião difere a França dos demais países em termos de Black Metal está resumido apenas a LLN. O grupo era diferenciado, os membros tinham uma visão diferente, um panorama singular, uma forma diferente de criar suas músicas e um fator principal: Idiossincrasia era um ponto forte nesse grupo. As imagens mostram o quanto eram singulares, as diferenças notáveis, pois, na época, existia um certo padrão de Black Metal, não como hoje, aonde o gênero se expandiu e temos diversas formas de expressão. Outros assuntos foram abordados dentro do Black Metal, mas naquela época, o que mais se via era ocultismo e satanismo, o que tornava difícil alguma tentativa de mudança, de sair da mesmice.

Ramones: Perguntas e respostas e curiosidadesKeith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entretanto, a LLN conseguiu isso, abordando esses mesmos temas.

Nota-se claramente o envolvimento dos membros com a filosofia principal do círculo que ia pouco a pouco se fechando e moldando o que seria um marco, mesmo que brevemente desconhecido no Black Metal.

O Início

O grupo começou em 1987, quando alguns dos membros ainda estavam no colegial. No entanto, eles não fizeram música no momento em que se conheceram, mas as idéias estavam presentes na mente de todos aqueles jovens que seriam reconhecidos brevemente no cenário do Metal Negro. Mais tarde, os iniciantes começaram a criar músicas e foi se moldando pouco a pouco um sentimento de recrutamento, convocando outros jovens que aderiam as mesmas idéias, fechando assim, o que futuramente seria o círculo conhecido como LLN. Em pouco tempo, já com o círculo fechado, o grupo foi montando bandas entre seus membros e lançando albuns. Em um primeiro momento a qualidade era pequena, mas pouco a pouco foi se tornando melhor dentro possível. Já em meados de 1992, o gurpo já estava fixado e no seu auge.

Fakes e Paródias

A LLN é vítima de muitos atentados contra sua verdadeira imagem. Houve tentativas de recriar algumas idéias, as quais não eram da LLN, muitos músicos da França na época tentaram passar a imagem de serem do círculo. Isso causou mais desconhecimento em relação ao grupo, que estava cada vez mais restrito e que de certa forma, não pretendia ser reconhecido por nenhum tipo de público, nem mesmo aqueles que se dizem adeptos do Black Metal. Bandas como Boreb, Hölgräpezúvzaubervörké, Lepetitgrëgorytvrezorkre e Vorlevrunkzrevborposphinctre são membros individuais fazendo paródias da LLN. O que interrompeu e muito a única imagem da LLN foram as diversas falsificações que foram feitas. A LLN foi o grupo mais pirateado de todos os tempos. Diversas bandas tentavam seguir o mesmo caminho do grupo, causando confusão entre os fãs.

Alguns músicos da época tentavam recriar círculos para tentar fazer o que a LLN fazia a tempos, e isso causou confusão e teria enganado pelo menos os fãs comuns para bandas atuais LLN. Muitas bandas que hoje são conhecidas por serem ligadas a LLN são falsas e se agregaram a história apenas, se auto intitulando bandas do grupo. Por isso, o conhecimento e o estudo das verdadeiras bandas é essencial quando se admira o grupo e principalmente para não se ter falsas concepções do grupo.

Também houve grupos que formaram círculos contra algumas idéias da LLN. Uma guerra dentro do Black Metal Frances vinha se formando. En Culteu Noirev. Mortogtre, Vegevtre, Voicyb Doket são exemplos. O Korp Hate, também formaram um círculo de enfrentamento à maioria das idéias que a LLN seguia.

Muitas bandas francesas também foram classificadas erroneamente como "LLN" à sua semelhança nos estilos de arte.

Este é o caso de muitos pós-1995, principalmente com um membro da LLN que foi expulso por seu envolvimento com drogas pesadas, Meyhna'ch, que na minha opinião foi um dos membros mais geniais do grupo. Ele fez parte de bandas como Gestapo 666, Hell Militia (Ativa), Malicious Secrets, etc. Meyhna'ch era o músico mais destacado e mente aberta do grupo, o que causava certo descontentamento no restante do grupo, mas que de nenhuma forma perdia para os outros em essência obscura e genialidade para fazer as músicas. Ele foi o líder de uma das bandas mais notáveis da LLN, o Mütiilation e hoje atua no Hell Militia.

Foram tantas especulações em torno da LLN que até o Satanic Warmaster do cenário Finlandes tem o mesmo problema. Para usar alguns simbolos que foram eternizados por bandas da LLN, aqui podemos observar o quanto foi importante a existencia desse grupo para o Black Metal mundial.

Um breve visão sobre a LLN

Pouco se sabe sobre esse grupo. Para falar a verdade, eu que estou escrevendo esse artigo, sempre fui um grande admirador da LLN. Sua forma de fazer música, a filosofia que variava entre idéias milenares de destruição e que ao mesmo tempo envolvia fatores do presente. É isso que diferencia a LLN. Singularidade acima de tudo. Podemos observar que o grupo era metodicamente dividido, cada projeto colocava a individualidade de seus membros, cada membro tinha seus respectivos projetos sozinhos, mas também se envolviam em projetos para fundirem suas idéias. E cada um desses projetos tratavam de todos os assuntos que eles queriam passar, todo o ódio, a decadência, a maldição, o sofrimento humano, tudo de mais negativo está impregnado na LLN.

O mais interessante disso tudo, é que até hoje não se tem certeza de quem foram essas pessoas ou que elas fazem hoje em dia, já que todas as bandas sumiram sem deixar rastros. Até mesmo na França as pessoas não sabem exatamente do que se tratou esse movimento underground já que a LLN despareceu em meados de 1996.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Ramones: Perguntas e respostas e curiosidadesRamones
Perguntas e respostas e curiosidades

Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são grandes piadasKeith Richards
Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


Sobre Lucas Guilherme

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336