Guitarras Lendárias: As obras de arte psicodélicas do mestre Jimi Hendrix

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Antônio Spiassi, Fonte: Ground Guitar
Enviar correções  |  Comentários  | 

Jimi Hendrix, para muitos a maior sumidade no mundo da guitarra, é conhecido não só pelo seu jeito inovador de pensar o instrumento, mas também pela sua capacidade performática inigualável. Esse fato culminou na imortalização de diversas apresentações e consequentemente de diversas "máquinas musicais" do mestre.

5000 acessosSteve Vai: elegendo o melhor guitarrista da história5000 acessosVocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock

Jimi Hendrix mudou a maneira de se conceber uma música seja qual for o estilo popularizando efeitos até então renegados como a microfonia (a qual ele domava quase como a um cavalo), a estereofonia, O Phasing e o pedal Wah-Wah, hoje um dos mais populares dos gêneros Funk, Soul e Rock e é por isso que ele merece esta homenagem.

1957 Supro Ozark 1560s

A única coisa que faz essa guitarra barata (89$) ser especial é o fato de ter sido a primeira a passar pelas mãos do mestre dada a Hendrix pelo seu pai logo após retornar da guerra. Desde essa época, Hendrix se acostumou a tocar guitarra como canhoto (tocando-a de cabeça para baixo porém não invertendo as cordas).

1960s Fender Jazzmaster

Esse modelo foi usado majoritariamente nos anos de 1964 e 1965 durante a fase de Hendrix como musico de apoio do cantor Little Richard (sendo posteriormente expulso com a alegação de tentar roubar a cena). Essa bela guitarra é equipada com 2 captadores single-coil brancos comumente apelidados de "barra de sabão". O acabamento sunburst e a sonoridade estridente definiram essa fase de Jimi.

1965 Fender Stratocaster

A primeira de muitas Stratocaster (assumidamente seu modelo preferido) que Jimi queimou ou quebrou em suas fervorosas apresentações.o ocorrido se deu em 31 de março de 1967 no "palácio da musica" de Astoria em Londres. Tony Garland de alguma maneira (aposto que a segurança tava fraca nesse dia) pegou a guitarra e a guardou na garagem de seus pais na cidade de Hove no sul da Inglaterra preservando uma parte da história. Foi Leiloada pela bagatela de $575,000.

196? Fender Stratocaster

Esse ilustre Instrumento teria sido supostamente queimado durante o histórico Monterey Pop Festival (Digo supostamente pois várias fontes alegam que Hendrix utilizava guitarras mais baratas nas demonstrações pirotécnicas). Mas a trajetória dessa lendária guitarra não termina por ai. Howard Parker, o rodie de Hendrix na época, pegou a guitarra e a entregou a Frank Zappa que inicialmente a pendurou na parede de seu estúdio e posteriormente veio a reforma-lá e usa-lá. a guitarra hoje permanece nas mão de Dweezil Zappa (Filho de Frank).

1968 Fender Stratocaster

Segundo a namorada de jimi, Monika Danneman essa era a guitarra preferida do "show man" sendo vista acima em uma de suas ultimas fotos em vida. O paradeiro exato da guitarra é desconhecido, podendo estar em posse da família Danneman ou nas mãos do guitarrista da banda Scorpions Uli Jon Roth que era amigo de Monika.

1964/65 Fender Stratocaster

Como uma guitarra com pintura desenvolvida e executada por Jimi Hendrix para ser tocada em um dos maiores festivais de música contemporânea (Monterey Pop Festival) pode não se tornar icônica?

1968 Fender Stratocaster (Woodstock)

Sem sombra de dúvida a guitarra mais associada a Hendrix devido a inigualável apresentação no Festival de Woodstock. O som estridente e saturado de microfonia obtido na execução do hino americano é de arrepiar todos os pelos do corpo de qualquer um familiarizado com o cenário politico da época (Jimi simulou o efeito de tipos e bombas caindo retratando os horrores da guerra do Vietnã). Tornou-se clichê falar que essa apresentação de Hendrix foi morna já contou com menos público por ser feito no inicio da manhã porém foi enérgica o bastante para ser lembrada até hoje.

1967 Gibson Flying V

outra bela obra de arte pintada pela própria lenda. Foi amplamente utilizada em diversos concertos da tour de 1967/68 especialmente em um concerto em paris durante as músicas All Along The Watchtower (cover de Bob Dylan) e Little Miss Strange. Jimi Presenteou seu amigo Mick Cox dando-lhe essa guitarra que mais tarde foi parar na mão de David Brewis. Com o tempo ela perdeu a pintura original feita por Hendrix sendo restaurada em 1999.

Hendrix utilizou muitas outras guitarras durante sua curta e meteórica carreira, estas são somente as mais icônicas.

Seja nos palcos dos grandes festivais ou nos seus brilhantes discos de estúdio, James Marshall Hendrix exalava cores e sabores inimitáveis por meio da sua música o que o credenciou como um dos artistas mais influentes da cultura contemporânea.

Que sua obra viva para sempre !!!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 25 de maio de 2016

Steve VaiSteve Vai
Elegendo o melhor guitarrista da história

1347 acessosJimi Hendrix: O som do guitarrista mais dissecado da história2510 acessosSom de Peso: os sete melhores discos ao vivo de Rock999 acessosMarcos de Ros: 5 guitarristas que mudaram a história364 acessosJimi Hendrix: A Descoberta do Fogo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

FotosFotos
Blog elege o Top 10 das mais emblemáticas do Rock

Solos de guitarraSolos de guitarra
Os 100 melhores segundo a Classic Rock Magazine

Total GuitarTotal Guitar
Os 20 melhores riffs de guitarra da história

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"

VocalistasVocalistas
Belíssimos timbres de alguns cantores de rock

Black MetalBlack Metal
O lado mais negro da cena brasileira

De Serguei a MorrisonDe Serguei a Morrison
Os estranhos relacionamentos de Janis Joplin

5000 acessosAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"5000 acessosOzzy Osbourne: "O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"5000 acessosÔôôôôeeee: Sílvio Santos aprova montagem com Steve Harris4845 acessosJohn Frusciante: ele não liga para grana, diz técnico de guitarra5000 acessosVeja: Se eles têm Chico Buarque, nós temos Bruce Dickinson!5000 acessosLiteratura: os livros que inspiraram o Iron Maiden

Sobre Antônio Spiassi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online