Guitarras Lendárias: As obras de arte psicodélicas do mestre Jimi Hendrix
Por Antônio Spiassi
Fonte: Ground Guitar
Postado em 24 de maio de 2016
Jimi Hendrix, para muitos a maior sumidade no mundo da guitarra, é conhecido não só pelo seu jeito inovador de pensar o instrumento, mas também pela sua capacidade performática inigualável. Esse fato culminou na imortalização de diversas apresentações e consequentemente de diversas "máquinas musicais" do mestre.
Jimi Hendrix mudou a maneira de se conceber uma música seja qual for o estilo popularizando efeitos até então renegados como a microfonia (a qual ele domava quase como a um cavalo), a estereofonia, O Phasing e o pedal Wah-Wah, hoje um dos mais populares dos gêneros Funk, Soul e Rock e é por isso que ele merece esta homenagem.
1957 Supro Ozark 1560s
A única coisa que faz essa guitarra barata (89$) ser especial é o fato de ter sido a primeira a passar pelas mãos do mestre dada a Hendrix pelo seu pai logo após retornar da guerra. Desde essa época, Hendrix se acostumou a tocar guitarra como canhoto (tocando-a de cabeça para baixo porém não invertendo as cordas).
1960s Fender Jazzmaster
Esse modelo foi usado majoritariamente nos anos de 1964 e 1965 durante a fase de Hendrix como musico de apoio do cantor Little Richard (sendo posteriormente expulso com a alegação de tentar roubar a cena). Essa bela guitarra é equipada com 2 captadores single-coil brancos comumente apelidados de "barra de sabão". O acabamento sunburst e a sonoridade estridente definiram essa fase de Jimi.
1965 Fender Stratocaster
A primeira de muitas Stratocaster (assumidamente seu modelo preferido) que Jimi queimou ou quebrou em suas fervorosas apresentações.o ocorrido se deu em 31 de março de 1967 no "palácio da musica" de Astoria em Londres. Tony Garland de alguma maneira (aposto que a segurança tava fraca nesse dia) pegou a guitarra e a guardou na garagem de seus pais na cidade de Hove no sul da Inglaterra preservando uma parte da história. Foi Leiloada pela bagatela de $575,000.
196? Fender Stratocaster
Esse ilustre Instrumento teria sido supostamente queimado durante o histórico Monterey Pop Festival (Digo supostamente pois várias fontes alegam que Hendrix utilizava guitarras mais baratas nas demonstrações pirotécnicas). Mas a trajetória dessa lendária guitarra não termina por ai. Howard Parker, o rodie de Hendrix na época, pegou a guitarra e a entregou a Frank Zappa que inicialmente a pendurou na parede de seu estúdio e posteriormente veio a reforma-lá e usa-lá. a guitarra hoje permanece nas mão de Dweezil Zappa (Filho de Frank).
1968 Fender Stratocaster
Segundo a namorada de jimi, Monika Danneman essa era a guitarra preferida do "show man" sendo vista acima em uma de suas ultimas fotos em vida. O paradeiro exato da guitarra é desconhecido, podendo estar em posse da família Danneman ou nas mãos do guitarrista da banda Scorpions Uli Jon Roth que era amigo de Monika.
1964/65 Fender Stratocaster
Como uma guitarra com pintura desenvolvida e executada por Jimi Hendrix para ser tocada em um dos maiores festivais de música contemporânea (Monterey Pop Festival) pode não se tornar icônica?
1968 Fender Stratocaster (Woodstock)
Sem sombra de dúvida a guitarra mais associada a Hendrix devido a inigualável apresentação no Festival de Woodstock. O som estridente e saturado de microfonia obtido na execução do hino americano é de arrepiar todos os pelos do corpo de qualquer um familiarizado com o cenário politico da época (Jimi simulou o efeito de tipos e bombas caindo retratando os horrores da guerra do Vietnã). Tornou-se clichê falar que essa apresentação de Hendrix foi morna já contou com menos público por ser feito no inicio da manhã porém foi enérgica o bastante para ser lembrada até hoje.
1967 Gibson Flying V
outra bela obra de arte pintada pela própria lenda. Foi amplamente utilizada em diversos concertos da tour de 1967/68 especialmente em um concerto em paris durante as músicas All Along The Watchtower (cover de Bob Dylan) e Little Miss Strange. Jimi Presenteou seu amigo Mick Cox dando-lhe essa guitarra que mais tarde foi parar na mão de David Brewis. Com o tempo ela perdeu a pintura original feita por Hendrix sendo restaurada em 1999.
Hendrix utilizou muitas outras guitarras durante sua curta e meteórica carreira, estas são somente as mais icônicas.
Seja nos palcos dos grandes festivais ou nos seus brilhantes discos de estúdio, James Marshall Hendrix exalava cores e sabores inimitáveis por meio da sua música o que o credenciou como um dos artistas mais influentes da cultura contemporânea.
Que sua obra viva para sempre !!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
Savatage lançará álbum ao vivo da turnê de "Gutter Ballett"
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses


O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Quantas guitarras Jimi Hendrix queimou ao longo de sua carreira?
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A resposta de Prince quando chamavam ele de "novo Jimi Hendrix"
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


