Jazz: o que guitarristas de rock podem aprender com o estilo?
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Guitarpedia
Postado em 17 de novembro de 2015
Surgido em meados de 1910, em New Orleans, o Jazz é talvez, um dos estilos mais "mistificados" por ouvintes e músicos de outras vertentes, pela sua estrutura, digamos, não muito convencional e complexa. São muito comuns os admiradores dos grandes músicos do Jazz, como Charlie Parker e John Coltrane. O guitarrista Kiko Loureiro (Angra/Megadeth) uma vez citou em um de seus workshops on-line, um dos seus discos favoritos, o "Kind of Blue" de Miles Davis, que segundo ele, era um exemplo de músico, que também sabia trabalhar bem com as partes do Music Business.
Kiko é conhecido por ser um guitarrista de Metal, mas seu "toque brasileiro" é um diferencial, junto com suas influencias de Jazz. Isso pode ser ouvido em suas faixas de seu cd solo, "Universo Inverso".
Conforme o tempo, mentes são abertas e o Jazz abre portas para outros segmentos, criando até estilos novos de música, como o "Jazz Metal" (sim, isso mesmo!) Uma das bandas mais bem-sucedidas do estilo é o Shining, da Noruega. O estilo da banda não é nada convencional, porém, muito interessante.
Outra banda de destaque é o Animals as Leaders. Esta, até mereceu um parágrafo de um jornalista do Estadão, Marcelo Moreira, que diz: "A facilidade com que o guitarrista Tosin Abasi consegue transitar rapidamente por sons densos e pesados para fraseados limpos e intrincados é de deixar qualquer um estupefato. Em muitas passagens, faz ao mesmo tempo base e solo, criando uma textura sonora que é praticamente inimitável."
O jornalista define o Jazz Metal e o que ele difere de outros estilos de música instrumental popular. "O som é orientado para o todo, mesmo em jams session, todos eles fazendo questão de deixar a guitarra em primeiro plano, é óbvio, ou seja, todo o som é orientado tão somente para a guitarra."
O guitarrista e professor Djalma Lima, que tem uma consolidada carreira como jazzista, explica a razão de guitarristas de outros estilos, principalmente do rock, desejarem aprender Jazz."Nesse tempo todo como professor, eu tive muita procura de pessoas que vinham de outras praias, principalmente pessoas que vinham do Rock’n’roll, que queriam ter contato com o Jazz e aprender um pouco sobre o estilo, sem deixar de ser roqueiro." Djalma cita que seus alunos continuam desenvolvendo seu próprio estilo, mas houve uma melhora nos aspectos de improvisação, sonoridade e rítmico.
Atualmente, Djalma Lima é professor do Guitarpedia, em seu novo curso de Guitarra Jazz. Djalma ressalta que tanto aqueles que querem conhecer, como os que já tocam Jazz há algum tempo, podem aproveitar ao máximo as aulas, que já passam de 100, abordando diversos conteúdos.
Para saber mais sobre guitarras, equipamentos, Jazz, Rock, Metal e outros assuntos, acesse o conteúdo do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps