Irmã Talitha: Qual o sentido da Vida?
Por Flávio Duarte
Fonte: One Degrau
Postado em 11 de outubro de 2015
Som rápido, direto, sem frescuras, com uma pitada de thrash metal, letras em português que abordam questões sociais, políticas e questionam a própria existência humana e seus propósitos! Esse é o som da Irmã Talitha, banda de punk/hardcore de São Paulo formada por Wagner Cyco- vocal/guitarra, Chubaka-baixo e Du-bateria!
A banda comemora 10 anos de estrada e pretende fazer uma série de apresentações pra comemorar esse feito, além de sair divulgando seu último trabalho "Irmã Talitha e O Sentido da Vida", gravado em maio do ano passado, trabalho que segue o padrão Irmã Talitha de Qualidade: Porradaria rápida e honesta!
Irmã Talitha e o Sentido da Vida pode ser adquirido no formato físico pela página da banda no facebook - www.facebook.com/bandairmatalitha?fref=ts ou pelo e-mail: [email protected].
O álbum também está disponível para dowload gratuito através do Netlabel mexicano "Nación Libre" no link:
http://www.nacion-libre.net/netlabel/irma-talitha-e-o-sentido-da-vida
Batendo um papo com a galera da Irmã Talitha:
One: Boa noite! Obrigado por estarem conosco novamente! O tempo passa, 10 anos de estrada! Parabéns! Alguma surpresa no repertório para essas apresentações comemorativas?
Wagner: Provavelmente, até porque estamos todos envolvidos em outras atividades no momento e ainda planejando essas apresentações, mas certamente terão convidados cantando alguns sons, algumas homenagens às bandas que nos inspiraram.
Chubaka: Vem coisa boa por ai, aguardem...
Du: Surpresa vai ser a banda aguentar voltar pra casa depois de varias apresentações comemorativas!!!
O: Sobre o trabalho novo, falem um pouco sobre as gravações e as músicas do disco.
W: As músicas já eram conhecidas da galera, pois já tocávamos nos shows antes mesmo de gravar. Tem uma abordagem um pouco diferente e mais direta do que em trabalhos anteriores, com letras mais curtas, deixando mais lacunas para serem preenchidas pela interpretação do ouvinte.
Tivemos algumas dificuldades pois o Du teve que mudar de cidade pouco antes do início das gravações, tanto que a bateria foi captada em outro estúdio e em outra cidade. Também tem o lance da grana, que sempre é curta, mas tivemos a sorte de ter o apoio dos amigos que tornaram esse registro possível. A própria mixagem foi resultado de dezenas de coincidências. Fui fazer alguns shows no Rio de Janeiro em 2013, onde conheci o pessoal da banda Las Calles, e quando ouvi o material entrei em contato para saber quem tinha mixado, assim chegamos ao Davi Baeta, que aceitou o desafio e mixou e masterizou o álbum por telefone e email praticamente, foi um processo muito gratificante e um enorme aprendizado.
C: Esse trabalho, foi um processo bem demorado, porque queríamos fazer algo que agradasse principalmente a nós mesmos. Tudo foi discutido entre nós, desde a capa, foto, sequência das músicas... No final veio esse trabalho, que realmente selou o que se tornou a Irmã Talitha, nessa evolução. Não podemos esquecer das pessoas que ajudaram a gente nesse projeto longo, Bruno (estúdio Lembas), Marcelo Shiniti (fotografia), Fabio Vido "kibe" (Ilustrações) e o Venâncio que topou por em prática a nossa ideia, da capa. Obrigado!
D: Desde o começo da banda o Wagner já tinha essa vontade de fazer um álbum com mais qualidade e correu atrás disso com o Chubaka. Tirando a gravação da bateria que foi feito no estúdio do Reinaldo em Agudos/SP o resto do trampo foi tudo correria deles. Só tenho a agradecer os dois e obrigado a galera que participou do disco que foi o Eduardo (Carne Moida) , Kaneda (Asfixia Social) e Bolaxa (Mollotov Attack).
O: Como surgiu o lance da parceria com a "Nación Libre", Netlabel mexicano para o donwload do álbum?
W: O Alan Vargas, responsável pelo site e pelo selo nos procurou após conhecer o trabalho da banda através do site Punkrockers.com. Explicou a proposta de ser um selo de downloads gratuitos e legais, onde se pode baixar gratuitamente ou pagar o valor que desejar pelos álbuns, além da divulgação fora do país. Gostamos muito da proposta e da postura "Do it yourself" do Nación e de lá pra cá já lançamos dois álbuns pelo selo, além de uma participação na coletânea organizada por eles com bandas de vários lugares do mundo (Destruyendo la indústria musical), que também pode ser baixada no site.
O: Irmã Talitha e o Sentido da Vida! Nome sugestivo para o álbum, levando em conta os temas abordados pela banda nas letras, quem deu essa idéia?
W: Acho que foi o Terry Gillian hahahahah. Todos na banda são fãs do trabalho dele e do pessoal do Monty Python, e como você mesmo disse, os temas das letras remetiam diretamente ao sentido da vida e consequentemente ao filme de mesmo nome.
C: É o nosso cotidiano todos os dias, sempre em busca do Sentido da Vida.
O: Quais as bandas do cenário atual chamam a atenção da banda?
W: Tem muita banda boa, fazendo trabalhos fantásticos. O último disco do Ódio Social, ‘Jovens mortos...’ deixa isso muito claro. Também é difícil não citar o Sistema Sangria, o Vozes de combate, Satangoss (RJ) e uma banda nova, mas que me impressiona a cada apresentação, o ACB.
C: Olha, ultimamente bandas que tem chamado atenção, para mim, são Ódio Social, Maldita Ambição, Sistema Sangria, Mollotov Attack, Sociopata (Bauru/SP), mais hoje tem muitas bandas ótimas, infelizmente não tem espaços que deem total suporte para as bandas.
D: Alem das bandas que o chubs e o wagner citaram, tem muita banda foda aqui no interior de São Paulo também. Espero que a galera que for ler essa entrevista pare de reclamar que não tem nada pra ouvir e procure por essas bandas: Nastcut, La Burca, D.I.E., Artigo DZ9?, Black Bull Fuzz, D.C.H, Trator BR, Vento na cara, Reiketsu, Esquivo devoluto. Tem muita coisa foda. O que falta não é banda e sim a galera colar nos shows, comprar material e parar de pagar pau pra banda cover.
O: Obrigado pela força! Deixamos esse espaço pra vcs falarem sobre os próximos planos e deixarem um recado aos leitores do One Degrau!
W: Só queria agradecer de todo o coração ao One Degrau e a todos que sempre estiveram ao nosso lado durante esses 10 anos. Nós fazemos o que amamos e com toda a dedicação, e esse reconhecimento, nas mais diversas formas em que se manifesta é a prova de que nossos esforços não foram e não serão em vão.
C: Gostaria de agradecer a todos que apoiam a banda, que vão em shows, que apoiam a cena. Podem ter certeza que vocês fazem a diferença. Obrigado One Degrau, que sempre nos apoiou nesse tempo todo.
D: Parabéns ao One Degrau por toda correria com as bandas. Minha total consideração por vocês e toda galera que gosta da Irmã Talitha. Muito obrigado a todos. Em breve vem mais barulho por ai!!! Grande abraço!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps