Babymetal: exemplo a ser seguido na cena, entenda o porquê
Por Guilherme Neves
Postado em 03 de setembro de 2015
Sem dúvida a banda mais controversa da atualidade, Babymetal vem dividindo opiniões. Enquanto alguns questionam se é realmente metal, outros conhecem o metal mais a fundo através da banda, sejam crianças ou fãs de outros gêneros. Mas a verdade é que poucos param para pensar no quão representativa e quão inspiradora o Babymetal pode ser para a cena no que se fala em personalidade própria, tão necessária em tempos que o metal parece repetitivo. Entenda.
O Babymetal surgiu no Japão em 2010 formada apenas por japoneses. Vamos comentar as particularidades da banda.
As três vocalistas, Kikuchi Moa, Mizuno Yui e Nakamoto Suzuka dançam e cantam desde muito novas e eram preparadas na verdade para serem estrelas do Idol, um tipo de J-pop com danças coreografadas, característico do Japão. E é isso que a banda é. J-Pop com um instrumental pesadíssimo e muito bem trabalhado. Ou seja, a banda conseguiu adaptar com qualidade um estilo musical típico de seu país no metal.
E não fica por aí. O figurino é inspirado nas lolitas. Outra tradição japonesa.
Algumas letras tratam da realidade do Japão. Megitsune (Raposa Fêmea) fala sobre como as mulheres japonesas precisam ser fortes e que muitas vezes precisam 'concordar com as coisas mesmo chorando por dentro'. Ijime Dame Zettai (Bullying, não, nunca) é uma música de combate ao bullying, muito comum nas escolas japonesas.
Uma particularidade da banda é a de ser "a Resistência do Metal" e a porta de entrada do metal para muitos fãs de música. Headbanger fala sobre o primeiro show de metal de uma menina, Road of Resistance é praticamente uma convocação a se juntar a resistência do metal ('esse é o momento, se junte a nossa resistência'). Uma curiosidade é que antes da apresentação da música nos shows, rola um vídeo com a presença de vários ícones do metal.
Além de tudo, fortalece o metal do país. Graças ao Babymetal, este autor conheceu outras bandas japonesas bem interessantes: Destrose, Aldious, Crossfaith...
Enfim, Babymetal é um exemplo a ser seguido porque leva em sua música a cultura do seu páis, as letras são em japonês, o estilo musical é japonês (misturado com metal), além de ter uma proposta clara: ser divertida e atrair fãs para o metal sem esquecer de assuntos mais sérios.
Agora imagine uma banda brasileira fazendo sucesso mundialmente, cantando em português com uma proposta única que envolva temas e caracterizações nacionais e que ao mesmo tempo tenha um instrumental incrível para fã de metal nenhum botar defeito. Louvável não é?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who


As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
As 10 melhores músicas de heavy metal lançadas em 2025, segundo a Louder
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


