Y&T: uma das bandas de Hard Rock mais injustiçadas do gênero

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Artur de Figueiredo, Fonte: Youtube
Enviar correções  |  Ver Acessos

Conhecida como YESTERDAY 'N TODAY, a banda formada na década de 70, mais exatamente em 74, tinha tudo para despontar e se tornar um dos ícones do gênero.

Ultimate Classic Rock: as 25 músicas mais tristes da históriaSeparados no nascimento: Phil Lynott e Tiririca

Com mais de 4 milhões de álbuns vendidos pelo o mundo, apresentava todos os pre requisitos com ótimos álbuns e os famosos clichês que tanto marcou o Hard Californiano.

Dave Menikketti, guitarrista e vocalista da banda, carregava um dos status de um dos pilares do Hard Rock. Virtuoso, técnico, e uma voz rasgada, virtudes que o credenciou como um estigma importante que elevou o gênero por quase 2 décadas.

O Y&T apesar do aparente sucesso pela vendagem de 4 milhões de álbuns, é uma das bandas com poderio em termos de talento, qualidade e quantidade, multiplamente maior.

Poderia ter sem sombra de dúvida o status do VAN HALEN, AEROSMITH, KISS, pelo os motivos citados, além de ótimos álbuns gravados, Menikketti assumia um papel de liderança na banda, com canções que mostraram todo o seu aparato, ótimos riffs, solos cheio de equilíbrio, técnica, feeling, aliada a refrãos 'Hardiofônicos'.

Pra bom entendedor, o Hard soava radiofônico, com uma linguagem mais pop, no estilo 'Rock Arena', sem perder o peso e atitude de outrora.

Na década de 80 colocou elementos como teclados e sintetizadores, que já era a tendência da época, na mesma onda de grandes lançamentos da época, "1984" título do álbum clássico do VAN HALEN. O Aor (Adult Oriented Rock), vinha com força, conhecida como a década dos teclados e efeitos, o New Wave, só confirmou esse status de sucesso.

O Y&T apresentava um Hard 'n Heavy na década de 70 com corpo,
alma, mais visceral, com fortes influências do Blues. Os solos de Menikketti davam a carta de boas vindas, solos com muita melodia, feeling, na linha de grandes guitarristas da época, como Gary Moore( EX THIN LIZZY, SKID ROW), e os seguintes, como Jonh Sykes (EX WHITESNAKE, BLUE MURDER)

A banda californiana com quase 40 anos de estrada, mesmo não ter sido uma banda Mainstream, propriamente, com números tão altos, apresenta fãs fieis pelo o mundo e números expressivos no quesito, 'qualitativo'.

Em 2011, morre o baixista Phil Kenmore em decorrência de um câncer no pulmão. Entretanto, a voz e o power raivoso, inspirador de uma das maiores bandas de Hard Rock, continua viva, muito viva..

Confiram alguns clássicos da banda:




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Y&T"


Farofa?: 7 bandas estigmatizadas pelo rótulo de hard farofaFarofa?
7 bandas estigmatizadas pelo rótulo de "hard farofa"

1978: 70 discos de rock e metal lançados há 40 anos1978
70 discos de rock e metal lançados há 40 anos


Ultimate Classic Rock: as 25 músicas mais tristes da históriaUltimate Classic Rock
As 25 músicas mais tristes da história

Separados no nascimento: Phil Lynott e TiriricaSeparados no nascimento
Phil Lynott e Tiririca

Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gêneroHeavy Metal
Nove ótimas músicas suaves do gênero

Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive BurrIron Maiden
A tragédia pessoal do baterista Clive Burr

Metal Injection: os cinco bateristas mais insanos do Black MetalMetal Injection
Os cinco bateristas mais insanos do Black Metal

U2: fã pede música rara e sobe ao palco para cantar com a bandaU2
Fã pede música rara e sobe ao palco para cantar com a banda


Sobre Artur de Figueiredo

Meu nome é Artur de Figueiredo, músico, jornalista, sou apaixonado por hard rock, Heavy Metal, desde meados da década de 90. Desde a minha graduação em 2008 na área da comunicação, como jornalista, venho colaborando para o Whiplash com matérias do nosso Underground. Sou colaborador dos sites Stay Heavy, Solid Rock. Tive um sonho realizado, escrever para a Roadie Crew. Venho através do meu blog, atualizando todos headbangers, tudo sobre o nosso Metal Underground. Como influência, de Prog Metal, passando por AOR, Heavy, Hard, Thrash, sinfônico, entre outros.

Mais matérias de Artur de Figueiredo no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336