Andy Warhol: a influência na música em infográfico
Por Jean Forrer
Fonte: Pinouvido
Postado em 05 de março de 2014
No sábado, dia 22 de fevereiro, a morte Andy Warhol completou 27 anos. Na década de 60 o visionário Andy Warhol fazia arte para um novo mundo que nascia, e hoje, mais de 50 anos depois, seu trabalho continua atual pelo simples fato de estarmos vivendo a consolidação do mundo que ele previu. Mas o que poucas pessoas sabem é que o artista plástico e cineasta também influenciou, e muito, o cenário da música nas décadas de 60 e 70.
Patrocinado por Warhol, 'Velvet Underground and Nico' é considerado um dos álbuns mais influentes da história da música. Apesar de, na época em que foi lançado, ter vendido pouquíssimos exemplares e de ter tido suas músicas banidas das rádios por conta das letras pesadas, quarenta anos depois o álbum é tido por músicos e críticos como o mais profético de todos os tempos. Como disse o famoso produtor Brian Eno, "na época poucos compraram o disco, mas quem o fez, formou uma banda". E foi com uma turnê do Velvet Underground que Warhol também revolucionou o mercado de shows musicais. 'The Exploding Plastic Inevitable', show com o qual a banda excursionou pelos Estados Unidos, teve conceito chupinhado de um recital do escritor chamado Byron Gysin, mas foi Warhol quem o explorou ao máximo para criar um formato de show de música que hoje parece óbvio e comum, mas em 1966 era completamente inédito.
É sobre a The Factory, estúdio de arte de Warhol, que fala a letra da mais famosa música da carreira solo de Lou Reed, 'Take a Walk on The Wild Side'. E foi sob a influência de Warhol que David Bowie, Lou Reed (depois de já ter deixado o Velvet Underground) e Iggy Pop criaram as bases pra gêneros musicais como glam rock, punk, new wave e grunge, além de redefinirem totalmente o conceito de astro pop. Para se ter uma ideia da influência do artista, David Bowie compôs para Andy Warhol uma música que leva seu nome. Reza a lenda que Warhol odiou a canção por achar que esta fazia piada com sua aparência física. Quando Bowie terminou de tocar a música para o amigo pela primeira vez, os dois ficaram se olhando em silêncio por alguns minutos até que Andy finalmente mudou de assunto dizendo apenas: "Eu gosto dos seus sapatos". Foi também Andy Warhol quem escreveu o prefácio da primeira autobiografia de Iggy Pop.
Em 1969, enquanto gravava o nono álbum dos Rolling Stones, Mick Jagger pediu a Warhol para que ele fizesse a capa deste disco. Assim que o artista aceitou o desafio, Mick mandou uma carta a ele com instruções para que a capa fosse simples, para evitar problemas de produção. Andy Warhol ignorou completamente o pedido de Jagger e transformou a capa do disco em uma obra de arte com a foto da virilha do modelo Joe Dallesandro vestindo uma de calça jeans apertada, escondendo um pênis supostamente ereto, com um zíper que se abria para revelar a imagem de um homem usando cuecas de algodão. A contrário do que Mick havia pedido, o zíper da capa causou inúmeros problemas, principalmente porque terminava riscando o vinil que deveria guardar.
Clique na imagem para ampliar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Ex-empresário acha que o Bon Jovi não faria sucesso hoje
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


