Rolling Stones: os 70 anos de Keith Richards em sete músicas
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 19 de dezembro de 2013
O bardo da guitarra elétrica, Keith Richards, completou 70 anos nesta quarta-feira, 18 de dezembro de 2013. Grande parceiro do cantor Mick Jagger, ele viveu o céu e o inferno com o cantor dos Rolling Stones, por mais de 50 anos. Nasceu em Dartford, no interior da Inglaterra.
Rolling Stones - Mais Novidades
Para relembrar clássicos e mostrar a importância do músico, confira sete músicas que sintetizam seu talento no fraseado de guitarra elétrica.
1. (I Can't Get No) Satisfaction (1965)
Música composta por Keith Richards em Londres e finalizada por Mick Jagger nos Estados Unidos, Satisfaction fala sobre frustração sexual e sexualidade ao mesmo tempo. Keith escreveu a melodia da guitarra para soar como um instrumento de metal que é a trompa, com notas mais simplificadas. Isso resultou na frase viciante do refrão. Foi a primeira grande parceria entre Mick e Keith, depois de tocarem muitos covers de blues.
2. Jumpin' Jack Flash (1968)
Música de guitarra, Jumpin' Jack Flash ganha ritmo e corpo com os ataques e as palhetadas de Keith Richards. A composição mostra que, muitas vezes, ritmo importa mais do que uma frase 100% original.
3. Sympathy for the Devil (1969)
Esta é uma música mais de Mick Jagger do que de Keith Richards, mas é marcante por ter influenciado até os primórdios do heavy metal ao falar do diabo. A participação de Keith na música é discreta, dando espaço para o cantor dos Stones mostrar toda a sua destreza vocal.
4. Gimme Shelter (1969)
Gimme Shelter foi encarado como o grande hino dos Rolling Stones contra a Guerra do Vietnã, criticando o governo americano. A música ganhou dramaticidade com a guitarra de Keith Richards acompanhada pela letra de Mick Jagger, que fala sobre os mortos em conflitos na Guerra Fria. Keith é tão afeiçoado à música, que lembra bastante o blues e o soul negro, que chegou a cantá-la sem Mick.
5. Brown Sugar (1971)
Keith Richards interage com toda a banda em Brown Sugar. Sua guitarra é combinada com uma letra sobre drogas e garotas. Os Rolling Stones estavam no auge e Keith era viciado em heroína.
6. All About You (1980)
No auge das brigas com Mick Jagger, Keith Richards compôs esta música manifestando repulsa e, ao mesmo tempo, intimidade com o cantor. Keith chegava a xingar Mick de "Sua Majestade" e de "Brenda Jagger", por seu egocentrismo ao comandar os Rolling Stones.
7. She Was Hot (1984)
Como a separação não aconteceu, Keith Richards e Mick Jagger continuaram juntos. She Was Hot é uma música que simboliza esta união na banda, que continua até os tempos atuais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps