Arcana
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Site Oficial
Postado em 13 de julho de 2009
O ARCANA foi formado em 1993 na Suécia pelo músico Peter Bjärgö. Inicialmente o ARCANA tratava-se apenas de um projeto no qual Bjärgö combinava o peso do metal com música clássica, vocais líricos e elementos eletrônicos resultantes em uma sonoridade romanticamente medieval.
Logo após as primeiras composições, Bjärgö percebeu que precisava de uma companhia feminina para dividir os vocais e assim fortalecer sua proposta musical, então entrou em contato com Ida Bengtsson, a quem contou suas idéias, e que concordou em fazer parte da banda.
A então dupla gravou uma demo que foi entregue a Roger Karmanik que trabalhava na gravadora Cold Meat Industry. Roger gostou do que ouviu e convidou a dupla para participar de uma coletânea feita pela gravadora, e então no ano de 1996 veio a oportunidade de gravar o primeiro álbum de estúdio que ganhou o nome de "Dark Age of Reason" e possui 10 faixas totalizando quase 40 minutos de uma atmosfera medieval gótica e explicitamente densa, resultantes de músicas acompanhadas por instrumentos de sopro e sintetizadores.
Em 1997 a banda lançou o single "Lizabeth" seguido por seu segundo álbum intitulado "Cantar de Procella" que dá continuidade ao trabalho iniciado em "Dark Age of Reason". Ainda em 1997 o ARCANA fez sua primeira apresentação internacional em Waregem na Bélgica.
Em 1999 é lançado o single "Isabel" e em 2000 a banda lança o terceiro álbum de sua discografia "...The Last Embrace". Logo após o lançamento de "...The Last Embrace", Ida Bengtsson opta por abandonar a banda. Com a saída de Ida, Bjärgö saiu em busca de novos membros para seu projeto e então convidou o multi-instrumentista Stefan Eriksson e a vocalista Ann-Mari Thim para fazerem parte da banda.
Em 2002 o ARCANA lança o single "Body of Sin", logo seguido pelo quarto álbum da banda "Inner Pale Sun", primeiro álbum lançado com a nova formação.
Em 2003 acaba o contrato da banda com a gravadora Cold Meat Industry e então Bjärgö lança seu próprio selo Erebus Odora.
Neste mesmo ano, Ia Bjärgö, esposa de Bjärgö passa a integrar a banda.
Em 2004 o ARCANA lançou um álbum intitulado "The New Light" que comemorava os dez anos de carreira da banda.
Em 2005 é lançado o quinto álbum "Le Serpent Rouge" que foi considerado o mais diversificado da banda por possuir elementos de diversas culturas como a cultura persa e oriental e foi assim responsável por tornar a banda conhecido em todo o cenário Dark Ambient.
Após várias apresentações em diversos lugares do mundo o percussionista Mattias Borgh passa a fazer parte da banda.
Em 2006 o ARCANA assinou contrato com a gravadora alemã Kalinkaland e em 2008 lançaram "Raspail", seu sexto álbum de estúdio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
Por que Flávio Venturini do 14 Bis não participou do lendário álbum "Clube da Esquina"?
Queen e a artimanha infantil de Roger Taylor pra ganhar mais dinheiro que os outros
A solução encontrada por Paulo Ricardo para ficar 30 dias sem falar após problemas na voz


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



