Resgate
Por João Dias
Fonte: Resgate - Site Oficial
Postado em 24 de junho de 2008
Uma banda incomum para os padrões eclesiáticos (4 bispos), o Resgate é uma das percursoras do Rock Gospel no Brasil, juntamente com o Oficina G3, Livre Arbítrio, Catedral, Katsbarnea e Fruto Sagrado. Fundada em 1989 por José (Zé) Bruno (Voz e Guitarra) e Hamilton Gomes (Guitarra), logo chamaram seus amigos da igreja, Jorge Bruno (irmão mais velho do Zé, bateria) e Marcelo Amorim (baixo), eles faziam parte do Projeto Vida, dois deles (Marcelo e Hamilton) chegaram a tocar com o Troad por algum tempo. Em 24 de Junho de 1991 eles foram para a Renascer em Cristo e lá eles lançaram o primeiro disco "Vida, Jesus e Rock'n Roll", um trocadilho com o "Sexo, Drogas e Rock'n Roll". Esse disco tem as referências do estilo que eles faziam logo no início (Heavy Metal dos Clássicos), mas seu estilo foi "amansando" com o passar dos anos. Em 1993/4 eles lançaram o "Novos Rumos", disco potente, incluíndo no CD faixas do primeiro disco. No entanto esse disco iria entrar pra história pela versão de uma música infantil "Florzinha", que nunca mais sairía do repertório da banda (mesmo sendo uma música bem boba).
Em 1995 eles lançaram o clássico da banda "On the Rock". Visivelmente mais pesado que todos os outros trabalhos da banda. "Este álbum é dedicado a todos aqueles que um dia acreditaram que os malucos deste mundo poderiam ser transformados pela loucura da pregação. Agora a gente é Lóki", como dizem os próprios integrantes na contracapa do disco. Clássicos como "Acusador" e "Solidão" estão aí.
Em 1996/7 eles lançaram o "Resgate". Esse trabalho (considerado um dos melhores pelo bispo Hamilton), com seu encarte cheio de fotos antigas e fotos da família (incluíndo fotos de infância da banda) revela a linha que o Resgate ia adotar a partir desse disco: uma linha Retrô, que se vê até hoje. Após esse trabalho eles se tornaram bispos e passaram um bom tempo parados, só voltando ao batente em 2000 com o "Praise", um disco com letras bem similares ao que eles colocaram no título: adoração. Em 2001 eles fizeram o muito esperado "Acústico...", com arranjos fabulosos e duas faixas novas. Em 2002 veio o "Eu continuo de pé", continuando o estilo retrô. Em 2004 veio o "Ao Vivo - 15 Anos", com DVD e tudo o mais. Por fim, em 2006 vieram o "Até eu envelhecer", com uma versão de "Apocalipse Now" do Katsbarnea e em 2007 veio o "Até eu envelhecer ao vivo no Tom Brasil". Essa imensa discografia revela todo o potencial dessa banda que é sem dúvida uma das melhores do Rock Cristão atual.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


